RPG

Você já ouviu falar sobre o RPG? Sabe o que é e como funciona essa técnica da área da fisioterapia que está sendo realizada por grande parte dos profissionais hoje em dia?

RPG (Reeducação Postural Global) é um tipo de método utilizado por especialistas para que dores musculares e principalmente problemas relacionados a coluna possam ser sanados, ou ao menos tratados de uma forma melhor. Este é um método que pode ser considerado de extrema melhora para pessoas que sofrem desse tipo de problema, e podem fazer com que a partir das sessões realizadas, o paciente sinta melhoras nas dores e também possíveis queimações sentidas na região afetada.

Diversas técnicas e manobras são planejadas e desenvolvidas na área da saúde que visam uma melhora global do indivíduo que sofre com determinadas doenças e uma destas técnicas é o RPG.

RPG significa reeducação postural global, onde nesta técnica são utilizadas derivados de três posicionamentos principais para obter alongamento e fortalecimento de determinados músculos.

Uma informação importante sobre os problemas ocasionadas na região da coluna é que quando a mesma não é referente a problemas desencadeados a partir de acidentes e problemas de cirurgia, a postura pode ser um dos grandes problemas, fazendo com que ao longo do tempo, seja possível que a mesma se apresente mais avançada, interferindo até mesmo na forma de andar e como pisamos, levando então a um quadro de problemas maiores, que podem não necessitar apenas de sessões de RPG para que seja possível diminuir as dores.

O RPG é realizado por fisioterapeutas e que tem como base o processo de reeducação de certos hábitos, como a própria postura ao se sentar e não apenas as correções de lesões musculares. Com isso, as chances de se desenvolver outros tipos de problemas, a partir desse tipo de comportamento diminui de forma considerável.

O RPG pode fazer com que problemas como hérnia de disco e também escoliose possam ter seus sintomas amenizados.

Como Funciona O Tratamento Do RPG?

O tratamento desse tipo de sessão é realizado por partes, sendo divididos a partir de cada consulta em que o paciente se dispõe a participar. A primeira sessão então é dedicada para que as dores e incômodos sentidos pelo indivíduo possam ser devidamente descobertas, estudando então a melhor forma de tratamento para seu problema.

O primeiro passo então realizado nessa sessão será a divisão do corpo do paciente em seis partes diferentes, a fim de realizar um diagnostico de forma mais fácil e prática. Essas zonas serão chamadas então de zona cervical, zona lombar, e quadril, joelhos, ombros e também os pés, além de analisar também a frequência e ritmo da respiração do paciente, que pode influenciar até mesmo seu equilíbrio, quando estiver de forma irregular.

A partir dos resultados obtidos nessa sessão, o tratamento do RPG  poderá ser iniciado. As sessões apresentam uma duração de cerca de uma hora e geralmente o intervalo entre uma e outra é estabelecido analisando a gravidade do caso do paciente, onde os que apresentam problemas considerados mais severos, acabam de certa forma apresentando um intervalo entre sessões considerados menores do que aqueles pacientes que sofrem de problemas considerados mais fáceis de se resolver.

O RPG E A Escoliose

A escoliose é uns dos problemas de coluna que mais vêm apresentando nos apresentando diagnósticos nos dias de hoje é um condição vertebral que faz com que o paciente se sinta mais inclinado para um lado. Geralmente as pessoas que sofrem desse tipo de condição, trazem consigo genes que contribuem de forma importante para o desenvolvimento da doença, juntamente com algumas anomalias surgidas ao longo de sua vida.

As sessões de RPG na maioria das vezes podem ser consideradas muito benéficas para os paciente então que sofrem desse tipo de problema, já que durante o tratamento, exercícios para auxiliar no alongamento do corpo e também melhora nas posições são extremamente trabalhadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *