Sintomas e Tratamento da Leucemia

A Leucemia é o câncer do sangue ou da medula óssea (que produz as células do sangue). Uma pessoa que sofre de leucemia tem uma produção anormal de células sanguíneas, geralmente de leucócitos (glóbulos brancos).

As pessoas às vezes confundem leucemia com linfoma. A leucemia é o câncer do sangue, o linfoma é o câncer do sistema linfático (gânglios linfáticos). A palavra leucemia vem do grego leukos, que significa branco e aima, que significa sangue.

O DNA de células sanguíneas imaturas, principalmente das células brancas, por alguma razão, se danifica. Esta anomalia faz com que os glóbulos cresçam e se dividam de forma irregular. Estas células sanguíneas normais morrem depois de um tempo e são substituídas por novas células que são produzidas na medula óssea. As células anormais do sangue não morrem tão facilmente, e se acumulam, ocupando cada vez mais espaço. Na medida em que mais espaço é ocupado por estas células sanguíneas defeituosas, há cada vez menos espaço para as células normais, e a pessoa fica doente.

Fatos Sobre a Leucemia

A leucemia é o câncer das células brancas do sangue. Os glóbulos brancos ajudam o organismo a combater infecções.

Cerca de 1,5% dos homens e mulheres serão diagnosticadas com leucemia em algum momento durante a sua vida.

Comparada a outros tipos de câncer, a leucemia é relativamente rara.

Embora a leucemia esteja entre os tipos de câncer mais comuns da infância, na maioria das vezes ocorre em adultos mais velhos.

A leucemia é um pouco mais comum em homens do que em mulheres.

As pessoas com leucemia têm muitas opções de tratamento, que podem controlar a doença e seus sintomas.

Função da Medula Óssea

A medula óssea é encontrada no interior dos ossos e produz as células sanguíneas. Aproximadamente 4% do nosso peso corporal total consiste de medula óssea.

Existem dois tipos de medula óssea:

Medula Vermelha: Constituída principalmente de tecido mielóide.

Medula Amarela: Composta principalmente de células de gordura.

A medula vermelha pode ser encontrada nos ossos chatos, tais como o osso do peito, crânio, vértebras, omoplatas, o osso da anca e das costelas. A medula vermelha também pode ser encontrada nas extremidades dos ossos longos, tais como o fêmur e o úmero.

As células brancas do sangue (linfócitos), células vermelhas do sangue e as plaquetas são produzidas na medula óssea vermelha. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio e as células brancas do sangue combatem doenças. As plaquetas são essenciais para a coagulação do sangue. A medula amarela pode ser encontrada no interior de ossos longos.

Os Sintomas da Leucemia

A coagulação do sangue se torna ineficaz – Os glóbulos brancos são cruciais para a coagulação do sangue, e quando eles não estão em seu perfeito funcionamento, o paciente pode se sangrar mais facilmente e demorar mais para o sangue coagular. Ele também pode desenvolver petéquias (pequenas manchas roxas no corpo, causadas por pequenas hemorragias internas).

Afeta o sistema imunológico – As células brancas do sangue do paciente, que são cruciais para combater a infecção, podem não funcionar corretamente, o que faz com que ele tenha infecções frequentes. Além disso, o seu sistema imunológico pode atacar outras células boas do corpo.

Anemia – Conforme a falta de glóbulos vermelhos saudáveis se agrava, o paciente pode sofrer de anemia, o que pode levar à respiração difícil e palidez.

Outros sintomas – Os pacientes também podem sentir náuseas, febre, calafrios, suor noturno, sintomas de gripe e cansaço. Se o fígado ou o baço se alargar, o paciente pode passar a vai comer menos, resultando na perda de peso. A dor de cabeça é mais comum entre os pacientes cujas células cancerosas invadiram o sistema nervoso central.

Precaução – Como todos esses sintomas podem acontecer no caso de outras doenças, um diagnóstico de leucemia só pode ser confirmado após exames médicos serem realizados.

O Que Causa a Leucemia?

Especialistas dizem que diferentes tipos de leucemia têm causas diferentes. A seguir, veja quais são as causas mais conhecidas:

Radiação ionizante artificial

Vírus – HTLV-1 (vírus linfotrópico da célula humana) e VIH (vírus da imunodeficiência humana)

Benzeno e alguns produtos petroquímicos

Transmissão materno-fetal (raro)

Tinturas de cabelo

Predisposição genética – Alguns estudos que pesquisam a história da família, analisaram irmãos gêmeos e constataram que algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver leucemia por causa de um único gene ou genes múltiplos.

Síndrome de Down – As pessoas com síndrome de Down têm um risco significativamente maior de desenvolver leucemia, em comparação com pessoas que não têm. Especialistas dizem que, por causa disso, as pessoas com determinadas anormalidades cromossômicas podem ter um risco mais elevado.

Energia eletromagnética – Estudos indicam que não há evidências suficientes para mostrar que os campos magnéticos elf (não elétricos) que existem atualmente podem causar leucemia. O IARC (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer) diz que os estudos que indicam que há um risco costumam ser tendenciosos e não confiáveis.

Pesquisas Recentes Relacionadas à Leucemia

As pesquisas relacionadas ao câncer, em geral, não param e são realizadas praticamente em todas as partes do mundo. Em se tratando especificamente da leucemia, duas descobertas recentes são bastante interessantes:

A amamentação está relacionada com um menor risco de leucemia infantil – Os benefícios da amamentação são reiterados em uma nova descoberta que relata uma associação entre amamentação e menor risco de leucemia infantil.

Composto abacate é uma promessa para o tratamento de leucemia – De acordo com uma pesquisa, existe um composto de abacates – chamado avocatin B – que é uma promessa para um novo tratamento para a leucemia.

Tratamento da Leucemia

Na medida em que os vários tipos de leucemia afetam os pacientes de forma diferente, os seus tratamentos também podem variar. O tipo de tratamento também irá depender da idade do paciente e do seu estado de saúde. A fim de obter o tratamento mais eficaz, o paciente deve receber procurar um local com médicos que tenham experiência nos cuidados de pacientes com leucemia.

O tratamento para pacientes com leucemias agudas deve começar o mais rapidamente possível – isso geralmente envolve terapia de indução com quimioterapia, e ocorre em um hospital.

De acordo com especialistas há determinados sinais que podem servir de alerta para que o diagnóstico da leucemia, que é um tipo de câncer no sangue, possa ser feito entre eles estão: Constante sensação de cansaço e fraqueza,suores noturnos acompanhados ou não por febres, falta de apetite e emagrecimento, infecções constantes,hematomas ou hemorragias, dor nas articulações e ossos, pintas pequenas e vermelhas na pele, sensação de desconforto ou inchaço no abdômen e nódulos inchados nas axilas, virilhas e pescoço.

Tratamento da Leucemia

Sintomas e Tratamento da Leucemia

Sintomas e Tratamento da Leucemia

Até o presente momento o tratamento para a leucemia é feito pelo transplante de medula óssea que é o procedimento mais eficaz que permite a cura de alguns tumores para os quais não existem outros tratamentos. O procedimento de transplante é similar a uma transfusão sanguínea, só o que diferencia é que o que é transferido para o paciente é médula óssea. Vale ressaltar que esse procedimento só pode ser realizado em alguns casos, sendo bem mais eficaz em enfermos mais jovens.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *