O alcoolismo é o problema desencadeado pelo consumo em excesso e prolongado de bebidas alcoólicas. Trata-se de um vício, e o paciente se torna dependente do álcool. O problema desencadeia uma série de outros problemas de saúde. Quando um alcoólatra fica sem consumir a bebida, passa pela chamada abstinência, que pode provocar alucinações, delírios, mudanças no humor, perdas de memória, distúrbios do sono e até mesmo a impotência sexual, no caso dos homens.
Entendo a Dependência Do Álcool
Segundos estudiosos, a dependência é influenciada por dois mecanismos básicos de repetição, que são: o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo faz referência à procura pelo prazer do dependente, que representa para ele uma sensação agradável. Enquanto, o reforço negativo, é a parte do comportamento que busca evitar a dor ou a falta do prazer.
O dependente passa pelos dois mecanismos, porque ele inicia com o reforço positivo, como a bebida oferece prazer e depois de um tempo prolongado do consumo, ele não consegue parar mais, e quando tenta, passa pela abstinência, que resulta em sintomas desagradáveis. Diante dos problemas sofridos em consequência da falta do álcool, o doente volta a beber para evitá-los.
Remédios No Combate Ao Alcoolismo
No combate ao alcoolismo também são ministrados medicamentos, que são usados em uma das fases do tratamento. Uns medicamentos são usados para inibir o prazer que o álcool proporciona para os dependentes, e outros, para diminuir os efeitos da abstinência.
Tolerância e Dependência
Tolerância e dependência de álcool são diferentes. O tolerante tem a necessidade de doses maiores de álcool para manter os efeitos da embriaguez, que acontecem logo nas primeiras doses. Acontece que a dose que no início era suficiente, depois para duas e para três e por aí vai. A tolerância vem antes da dependência. A dependência é mais intensa, e varia de acordo com o grau de tolerância ao álcool do doente. Uma pessoa é caracterizada como dependente, quando não consegue mais diminuir e nem interromper o consumo da bebida alcoólica.
O dependente de álcool não admite o problema, logo no início, nega o vício; segundo estudos, é uma forma de defesa da autoimagem. O diagnóstico pode ser feito por um psiquiatra, e é preciso, que o paciente reconheça o problema, além de exigir grande força dele.
Alcoólicos Anônimos
Os Alcoólicos Anônimos, AA, é uma comunidade que recebe dependentes do vício do álcool. São reuniões, onde as pessoas tentam largar a dependência, e cada dia sem a bebida é uma vitória para essas pessoas.
O Vício e a Luta Diária
O dependente do álcool precisa ter muita força de vontade e não “baixar a guarda” nunca. O desejo pelo álcool estará sempre rondando a vida dele e será preciso vencer um dia de cada vez. As reuniões no AA são boas para ajudar o ex-dependente a manter-se afastado do vício.