Embora existam muitos remédios e outras formas de tratamento para a redução dos sintomas, ou até mesmo técnicas, que possam ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade, devemos saber que elas podem ser apenas tratamentos que amenizem os sintomas da ansiedade e não exatamente sua cura.
Ao descobrir o que desencadeia as crises de ansiedade no paciente, e até mesmo o que ela causa na mente e no corpo, é mais do que importante entender como reduzir ou eliminar esses sintomas e crises de ansiedade, podendo até mesmo alcançar a sua cura. Dependendo do que for a causa, e com tratamentos adequados, com psicoterapias, e remédios, podemos crer que haja uma melhora significativa do transtorno da ansiedade, e até mesmo acreditar na sua cura definitiva.
O tratamento para a ansiedade varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, ou o que origina essa ansiedade. Para isso devemos buscar auxílio médico para que façamos um diagnóstico correto da suas causas e se for necessário, irá indicar o medicamento correto.
Para pacientes que apresentam o quadro de ansiedade por complicações de doenças cardiovasculares, é necessário que seja feito acompanhamento com um médico especialista; geralmente o tratamento é feito a base de remédios, e um deles é a nitroglicerina, que pode ser encontrada em cápsulas ou spray.
Nos casos da ansiedade em pacientes com asma, o tratamento é feito por uso de medicamentos antiasmáticos, que são corticoides e bronco dilatadores.
Casos de ansiedade ocasionados por problemas psíquicos, o tratamento é feito a base de remédios, que podem ser tranquilizantes, antidepressivos, ou remédios homeopáticos. Os remédios naturais só tratam pacientes com grau moderado de ansiedade, em casos mais graves, o tratamento necessita de medicamos mais fortes e com acompanhamento médico regular.
Para casos leves de ansiedade, podem ser utilizados alguns tratamentos fitoterápicos, que acalmam e estimulam o humor do paciente. Podem ser encontrados em forma de cápsulas ou comprimidos, entre eles, a cava-cava, passiflora, valeriana, lavanda e lúpulo.
Podem ser tratados a base de remédios homeopáticos, acônitos, argentum nitricium, gelsemium e ignatia.
Outros tratamentos também podem ser considerados muito eficientes nos casos de pacientes com transtorno de ansiedade.
Seja para enfrentar situações de medo ou ataques de pânico, existem as terapias comportamentais, que usam a técnica da respiração, utilizando os músculos do diafragma, assim, a pessoa se sente mais calma, e a ansiedade apresenta uma melhora e diminuição dos sintomas.
Além dos tratamentos que podem auxiliar na melhora da ansiedade, ou até mesmo ser a sua cura, através de medicamentos, yoga, homeopáticos, terapias, podemos ainda contar com a ajuda de alguns hábitos. Algumas medidas simples, como não abusar de álcool, drogas, cafeína, podem ajudar no tratamento e podem evitar que desencadeiem as crises de ansiedade.