A psoríase é uma doença inflamatória de pele que atinge muitas pessoas em diferentes partes do corpo, de origem genética que aparece através de fatores desencadeantes, atinge tanto homens como mulheres, porém acometem mais as mulheres em fase precoce. A doença pode surgir antes dos 10 anos de idade, assim como pode acometer adultos entre 30 a 50 anos de idade.
É uma doença não contagiosa, pode surgir de maneiras diferentes e variar o grau de manifestação. O fator desencadeante pode surgir em qualquer idade e pode ter causas por uso de remédios, idade ou fatores externos, como estresse.
Os sintomas típicos da doença são lesões que aparecem e somem, surgem principalmente em partes do corpo aonde a pele é mais grossa, assim como joelhos e cotovelos, couro cabeludo e palma das mãos.
O diagnostico é feito através de exames clínicos das lesões e em casos mais graves é feito uma biópsia da pele.
A prevenção é basicamente não estimular os fatores desencadeantes, tais como stress, uso de alguns medicamentos,alimentação, etc.
O tratamento da doença é feito de varias maneiras.Podem ser feitos através de pomadas e medicamentos, assim como pode optar por tratamentos naturais.
Existe um tratamento natural que é conhecido mundialmente e muito tradicional. Ele obtem resultados muito satisfatórios e positivos, para os pacientes que são acometidos pela doença, algumas ervas naturais conhecidas, podem ser utilizadas nessa forma de tratamento, tais como bardana, salsaparrilha, urtiga, que são utilizadas como depurativos quando o paciente encontra-se em crise, e apresenta as manifestações da doença.
Além dos tratamentos naturais, a base de ervas, existem os tratamentos que são medicamentosos, inclusive por uso tópico, que é a base de pomadas: daivonex, bonalfa, entre outras. Essas pomadas podem ser aplicadas em todas as partes do corpo afetadas, até mesmo couro cabeludo e sobrancelhas. O uso das pomadas devem ser prescritos por médicos dermatologistas, pois ele poderá avaliar o seu grau de manifestação e da doença. Assim poderá indicar o melhor tratamento apara você.
O uso de corticóides também é presente nos tratamentos da psoríase, é utilizado em psoríases do tipo leve e é prescrita aos pacientes pelos médicos especialistas. Esse medicamento não deve ser interrompido antes do termino do tratamento, e nem ao menos avançar o termino do tratamento, deve seguir as regras orientadas pelo médico.
Algumas vitaminas também podem ser aplicadas em forma de tratamento da psoríase, como é o caso da vitamina D3. Pode ser utilizada a base de cremes , loções ou pomadas. O tratamento com alcatrão e acido salicílico ajudam a combater a psoríase leve, logo quando surgem, ela agem como suavizantes nas lesões causadas pela psoríase.
Boa tarde,tenho um menino com 3 anos com a pele das maos a saltar ,palmas das maos e dedos ,antes disso cairam lhe as unhas e voltaram a nascer agora e esse problema das maos ,a que se deve este problema? Obrigado