Liga de Cirurgia Plástica

Dedicação Total à Qualificação dos Futuros Médicos

Uma das especialidades mais delicadas da medicina é a Cirurgia Plástica, senão a mais popular. Geralmente sua aplicação está relacionada ao tratamento da estética do corpo – ou melhor, da pele. Aqui, entram centenas de pequenas cirurgias reparadoras, recuperação de estrutura cutânea perdida em queimaduras ou acidentes, além de toda gama de tratamentos cirúrgicos estéticos como a lipoescultura, redução e ampliação da mama e outras relacionadas. Assim, como uma ciência que está em constante evolução tecnológica e aperfeiçoamento de técnicas, as principais universidades de medicina do país contam com uma Liga de Cirurgia Plástica, voltada para reunir profissionais e trabalhar a qualificação dos futuros médicos da área.

Clinica

Liga de Cirurgia Plástica da FMUSP: Referência Nacional

A FMUSP – Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, reconhecida internacionalmente pela forte representação na formação de médicos e centro de pesquisas possui uma das mais importantes Ligas de Cirurgia Plástica do país. Trata-se de uma associação acadêmica fundada pelos principais cirurgiões plásticos da faculdade de medicina que tem por objetivo promover cursos e gerar a troca de informações sobre as inovações da especialidade. Como parte integrante da Liga de Cirurgia Plástica da FMUSP, foi criada em 2003 a Liga de Atenção à Queimaduras e Feridas Complexas, visando oportunizar a especialização de mais profissionais na área. Nos anos subsequentes também foi incorporada a Liga de Cirurgia Craniomaxilofacial, abrindo novas disciplinas para os estudantes de medicina da instituição.

Liga da Cirurgia Plástica

O Papel da Liga na Formação do Médico

Uma liga como essa não têm relação direta com o público em geral. Concentrando-se apenas no meio acadêmico, sua única função é representar um centro de estudos e pesquisa avançados para os alunos. Os cursos ministrados pela Liga de Cirurgia Plástica da FMUSP abrem processo de seleção todos os anos, oferecendo aulas multidisciplinares e buscando sempre ampliar o conhecimento na área, devolvendo ao mercado profissionais capacitados no exercício de suas atividades. O principal curso oferecido pela Liga é o Curso Introdutório, que neste ano já soma 19 edições. Esse curso é aberto aos estudantes do 2º ao 6º ano. Válido lembrar que não apenas os alunos da USP podem concorrer às vagas, pois também estão abertas a outras instituições de medicina do país.

Estética

A grade curricular do Curso Introdutório abrange os mais variados temas e o curso todo é ministrado por professores da divisão, bem como convidados e residentes do Hospital das Clínicas da FMUSP. Através do curso, os alunos têm a oportunidade de acompanhar atividades no Centro Cirúrgico do hospital além das funções ambulatoriais. A Liga também possibilita ao futuro médico a participação em projetos científicos aplicados no Laboratório de Microcirurgia Experimental. Por fim, participar de um curso da Liga da FMUSP é somar à bagagem o respaldo de uma instituição que carrega a tradição de um centro voltado para o futuro da cirurgia plástica. A proposta é formar médicos cada vez mais qualificados para atender à atual demanda do mercado partindo sempre da valorização da classe e da busca incessante pelo conhecimento.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cirurgia Plástica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • desculpe, mas esse simbolo é a da liga de cirurgia plástica da Escola Paulista de Medicina, – EPM / UNIFESP da Universidade Federal de São Paulo, que de fato a cirurgia plástica da Escola Paulista é a mais bem conceituada do país atingindo conceito máximo de 7 pontos do CAPES , o qual só é comparável com algumas instituições internacionais.

    A FMUSP é a faculdade de medicina da USP, nao tem nada a ver com a UNIFESP, USP É ESTADUAL, UNIFESP É FEDERAL. de qualquer modo sao duas otimas faculdades, mas não se deve confundí-las!!

    Mariana 26 de maio de 2011 23:36
  • só mais uma coisa, essa sua historia das ligas é pura invenção, é perceptível que você nao entende nada… nem de ligas, muito menos de medicina., vc inventou uma definição nada a ver sobre as atividades e ainda criou outras ligas que nao existem.. enfim, sugiro que estude mais.,

    Mariana 26 de maio de 2011 23:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *