O Caminho da Recuperação da Síndrome do Túnel do Carpo

Depois de passar pela cirurgia de liberação aberta ou endoscópica, é tempo de conhecer sobre como se recuperar da operação. Isso não significa que quando o ligamento carpal é cortado o paciente esteja muito bem. Na verdade, um pouco da força do pulso se perde.

A recuperação do túnel do carpo depende de que tipo de anestesia foi injetada. Se a anestesia for local e foi injetada em torno do local da operação, a área e os dedos nas proximidades permanecerão dormentes até dez horas após a cirurgia.

tunel de carpo-1

O Caminho da Recuperação da Síndrome do Túnel do Carpo

Quando este efeito desaparece, ele pode muito bem valer a pena tomar alguns analgésicos. Sua dor do túnel do carpo durante a noite deve estar resolvida imediatamente. Qualquer formigamento nos dedos das mãos pode levar algumas semanas para desaparecer.

Elevação da Mão

É importante para prevenir o inchaço e a rigidez dos dedos. Lembre-se de não andar com a mão solta ou sentar-se apoiando a mão em seu colo.

tunel de carpo-2

Elevação da Mão

É bom, no entanto, usar a mão aos poucos e você deve voltar com atividades leves, logo que possível, guiado pelo senso comum. Há uma série de exercícios que você deve fazer para evitar a rigidez.

Assepsia

Você foi liberado da cirurgia com um curativo de apoio, composto de gaze, lã e uma atadura de crepe. Não se esqueça de remover todo o curativo depois de cinco dias e inspecionar o corte. Haverá, obviamente, alguns inchaços e hematomas.

tunel de carpo-3

Assepsia

Olhe para qualquer vermelhidão ou sensibilidade na área ao redor da ferida que podem indicar uma infecção. Não aplique anti-séptico, pois é bastante seguro deixar o corte respirar. Se você tiver alguma preocupação, não hesite em contatar com o seu médico imediatamente.

Hidratação

Nesta fase é seguro umedecer a mão em uma banheira ou chuveiro. A ferida e a pele circundante, muitas vezes se tornam secas e será mais confortável se um hidratante for aplicado. Uma maneira fácil de fazer isso é mergulhar a mão em água morna com um pouco de óleo Johnson seja misturado. Como alternativa, aplicar um creme hidratante sem perfume para a pele.

Tarefas Mais Complexas Tem de Ser Estudadas

Você pode dirigir se estiver confortável e recuperar os movimentos dos dedos completos, especialmente, se você tem força suficiente para controlar o veículo. O tempo do retorno ao trabalho é variável de acordo com sua profissão, que deve ser discutido pelo seu médico.

Marcas

Os pontos são retirados em cerca de duas semanas após a operação. Depois disso, a cicatriz vai ser um pouco forte e irregular. A cicatriz vai fechar depois de três meses e massagear a área com creme hidratante pode ajudar a conseguir isso.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • boa tarde hoje27/7013 tem 5 dias q fiz a cirurgia me sinto bm estou tomando os analgegicos so minha mão q está inchada e os 2dedos anesteziados sinto assim e estou inchando toda muito pode ser calor pois aferi minha pressão e está normal vou seguir direitinho para recuperar logo…

    alessandra silva cardoso 27 de outubro de 2013 15:21
  • Estou com síndrome do carpo a um ano e continua doendo .Já fui ao medico mais no resolveu .Não sei o mais faço …

    lucia 28 de outubro de 2013 0:16
  • eu tb vou ter k ser operada as 2 maos,e agora k vi este comentario ate tenho receio

    marta 1 de novembro de 2013 1:54
  • EU TENHO SÍNDROME DO TÚNEL MAS EU NÃO CONSIGO ESCREVER MAIS E NÃO DOI EU PRECISO FAZER A CIRURGIA

    marcia 6 de novembro de 2013 1:58
  • FIZ CIRURGIA DO TUNEL DO CARPO EM CRUZ ALTA-RS COM DR.MARCEL E 2 DIAS DEPOIS JA ESTAVA DIGITANDO E NÃO SINTO DOR ALGUMA SÓ NÃO POSSO FAZER FORÇA OU CARREGAR PESO POIS FOI DIA 23/10/2013 E ME SINTO MUITO BEM O CORTE FOI MINUSCULO E ANESTESIA LOCAL. ESTOU CONTENTE PELO ESCOLHA DO MÉDICO E ESTOU SEM DOR ALGUMA E NÃO TOMEI ANALGESICO ALGUM SÓ ANTI-INFLAMATORIO.

    ODILON ANTUNES DORNELLES 8 de novembro de 2013 12:00
  • Fiz a cirurgia ao túnel carpo da mão direita em 16/10/2013 correu tudo bem a cirurgia é muito rápida, a recuperação é que depende talvez de cada caso, por aquilo que tenho lido vejo que há uns mais demorados que outros, mas aconselho a quem tiver que fazer que não hesite.

    Silvia 9 de novembro de 2013 0:21
  • oi meu marido sofreu acidente e quebrou o osso do braco e os medicos disserao que o nervo foi estendido tem alguma diferenca esse caso ele nao mexe o pulso mais para cima consegue fazer movimentos com os dedos mas o pulso nada de mexer para cima e o polegar tbn nao consegue mexer mas consegue fazer movimentos do pulso para baixo … somos do japao estou preocupada faz 4 meses os medicos recomendou fisioterapia e uso de uma tala 24 hrs … e disserao que a recuperacao do nervo demora mesmo a 1 ano a 2 anos … pois o nervo nao foi cortado e assim tem chances grandes fa recuperacao estava fznd fisioterapia tudo. mas nao estamos vendo melhora nenhum movimento do pulso ainda sera qui e muito cedo para ter melhoras tenho medo de ficar muito tempo esperando a recuperacao e piorar a situacao do nervo dele mas queria saber tbm se fazendo a cirurgia. e perigoso acontecer algo e nao voltar mais … estou muito preocupada estou pesquisando muito sobre isso mas nao acho oque quero saber aqui no japao e dificil de entender tudo oq os medicos falao pois sao japoneses e muita coisa nao sei …..!!! quanto tempo e a recuperacao a cirurgia reaolve mesmo pois vi comentarios a cima diZendo que doi muito pos cirurgia … mas en tanto nao e a dor que quero saber quero saber do movimento do pulso como volta se volta oq fazer para ajudar obrigada espero muitooo uma resposta

    portella 9 de novembro de 2013 10:16
  • Para Srª Eliane. Fez a cirurgia há “QUE JÁ FEZ A A CIRURGIA HÁ 4 DIAS E JÁ ESTÁ LAVANDO LOUÇAS, PONDO ROUPA NO VARAL”. Aqui é local de discussão séria e não brincadeira. A chance do que você descreveu ocorrer é praticamente nula, pois os pontos da cirurgia são tirados em torno de 7 dias……….dessa forma é impossível exercer as atividades que a Srª descreveu.

    Aos demais que querem obter informação correta a respeito do pós-cirúrgico. Minha parente fez a referida cirurgia, classificada como categoria leve, já faz 5 dias, e os pontos ainda não foram retirados, por falta de orientação deixou o braço por um bom período de tempo em posição horizontal (considerada errada) ficando um pouco inchado, pois o correto é tentar deixar o braço na posição vertical para amenizar o inchaço. Minha parente sente um pouco de dor, inchaço, e, fica impaciente devido ao pós-cirúrgico……Abrçsss….

    Cláudio 16 de novembro de 2013 9:55
  • Estor em recupreacao da cirugia do tunel do tempo faz 8dias e estor mim sentindo bm ,algunas dores quando realizo movimentos fortes, meus dedos estao movimentando ‘
    E assim q eu voltar ao normal volto a relatar as mudancas, pq ainda vou realizar outra cirugia da mao esquerda logo ‘logo.
    02/12/13

    Rosa maria 9 de dezembro de 2013 22:51
  • eu fiz a cirugia de turno do carpo dia 10 do mes 12 mas estou com muita dor e inchada os dedo e roxo sera qu normal por favou mim responda sera que essa dor vai passa eu vou fazer na outra mao direita

    maria das graças 14 de dezembro de 2013 2:22
  • eu, fiz a cirugia de sidrome do carpo no dia13/12/2013. ainda sinto muito quemaçao nos dois dedos; o meu medico disse q é comum, mas a dormencia melhorou bastante. estou muito sastifeita com o resultado, graça a Deus.pois eu ja nao conseguia mais dormir. ate as dormencias dos pes melhorou.

    silvani 23 de dezembro de 2013 3:28
  • eu, fiz a cirugia de sidrome do carpo no dia13/12/2013. ainda sinto muito quemaçao nos dois dedos; o meu medico disse q é comum, mas a dormencia melhorou bastante. estou muito sastifeita com o resultado, graça a Deus.pois eu ja nao conseguia mais dormir. ate as dormencias dos pes melhorou.obrg dr lLiomar couto. valeu!!
    !

    silvani 23 de dezembro de 2013 3:30
  • Entrei nesse site para tirar dúvidas sobre o pôs cirúrgico bem como fiz a cirurgia inicialmente da mão direita as vésperas do Natal, dia 19/12/2013, o médico viajou não me deixando nenhuma instrução, somente a receita dos remédios e algumas recomendações referente ao curativo, assepsia e retorno para retirada dos pontos para 15 dias, mas quanto a posição o que faz com que minha mão inche e provoca não exatamente uma dor mas sim um incomodo e desconforto muito grande, sem contar o formigamento e dormência em dois dedos. Achei que a página me ajudou muito. Obrigada.

    Ana Cecília 29 de dezembro de 2013 2:47
  • Brasilia

    ana 20 de janeiro de 2014 14:26
  • eu trabalho numa unidade basica de saude ,mexo com arquivo e atendimento ao publico.Eu fiz cirurgia do tunel do carpo. em quanto tempo levo para voltar as atividades normal.

    terezinha 20 de janeiro de 2014 20:24
  • eu trabalho numa unidade basica de saude ,mexo com arquivo e atendimento ao publico.Eu fiz cirurgia do tunel do carpo dia 17/01/2014. em quanto tempo levo para voltar as atividades normal.

    terezinha 20 de janeiro de 2014 20:26
  • Fiz essa cirurgia dia 21/01/2014,,não estou tomando nenhum medicamento e nem tão pouco sinto dor.

    Silvia 23 de janeiro de 2014 18:19
  • Fiz essa cirurgia dia 21/01/2014,,não estou tomando nenhum medicamento e nem tão pouco sinto dor.

    Silvia 23 de janeiro de 2014 18:19
  • Queria saber se depois da cirurgia a recuperacao fica boa uma coisa certa se temcomo voltar a doenca e como e a recuperacao

    giovana 8 de fevereiro de 2014 0:25
  • OLÁ EU FIZ A CIRURGIA NO DIA 28-01-2014, POR VÍDEO, ANESTESIA LOCAL, CINCO PONTOS, NÃO SENTI DORES GRAÇAS A DEUS, VOU RETIRAR OS PONTOS NO DIA 10-02- 2014, INCHOU BEM POUCO,HJ. ESTÁ UM POUQUINHO SÓ INCHADO A RECUPERAÇÃO MUITO BOA, EU RECOMENDO A CIRURGIA, FIZ NO HOSPITAL IFOR COM O DR. ARAUJO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO, BOA SORTE A TODOS….

    LÚCIA 9 de fevereiro de 2014 13:23
  • já tem 5 dias que fiz a cirurgia, não consigo esticar meus dedos totalmente ainda sinto uma dormência neles e a minha mão e os dedos estão muitos inchados, não consigo ficar se4m a tipoia e sinto uma leve queimação.

    marcia 11 de fevereiro de 2014 0:47
  • Ola… fiz a cirurgia no di17/01/2014, SINTO DORES HORRIVEIS PRINCIPALMENTE A NOITE SOMENTE NO LOCAL DO CORTE E MINHAA PALMA DA MAO AINDA CONTINUA DORMENTE INCHADA E NA CICATRIZ ESTA UM EMATOMA!ISSO É NORMAL? E meu polegar e o punho nao consigo mexer…

    Joice Bernardes 5 de março de 2014 11:22
  • Estou com medo de fazer esta cirurgia, não da cirurgia em si, mas de como sera o depois.
    meu medico ja me explicou tudo, mas como nunca sabemos o amanhã, estou enrolando pra fazer, mas sinto que não vai adiantar fujir. gostaria de saber se alguem sabe de algo que resolva sem ter que passar por procedimentos cirurgicos, ja fiz muitas sessões de fisioterapia, mas nada mudou….estou muito tensa e anciosa…

    Antonia 5 de março de 2014 22:01
  • a dois ano fiz cirugia do tunel do carpoda mao direta,ficou otima nao sinto mais nada.Á uma semana fiz da esquerda estou me recuperando muito bem e aconcelho a quem fizer a cirugia usar .
    a tipóia ela é bem aproveitada lhe ajuda muito na recuperacao.temos um ó timo ortopedista DR Alex
    andro

    goreti bonetti 10 de março de 2014 16:39
  • Olá, farei a cirurgia no dia 13/03 estou mto ansiosa e gostaria de saber por quanto tempo dura a recuperação?

    Elizabete 11 de março de 2014 19:56
  • FIZ A CIRURGIA A MAIS DE 6 MESES E SINTO QUE O DEDO ESTA SEMPRE SUJO, ESTOU COM UMA COMPULSÃO EM PASSAR O DEDÃO NO DEDO INDICADOR. NAO SEI MAIS O QUE FAÇO!

    João Carlos 3 de abril de 2014 14:59
  • Fiz a cirurgia na mão esquerda do túnel do carpo dia 25/03, sinto muito formigamento e falta de articulação nos dedos, conforme o movimento certos dedos sinto tipo um choque elétrico, é normal apesar que fazem poucos dias que fiz a cirurgia, já fui ao médico fazer revisão e retirou o curativo falou que esta tudo bem, mas estou em dúvida por estes sintomas que descrevi. Já operei a mão direita há anos atras, e parece que foi mais fácil. O que me dizem…?

    Orfila Beatriz Ricalde de Freitas 4 de abril de 2014 18:30
  • Olá, no meu trabalho não há atividade em que eu não tenha que colocar força nas mãos e no punho.
    Caso eu perca apenas 30% de força nas mãos e nos punhos, posso aposentar; e não se aposenta por isso.
    No meu caso é indicado esta cirurgia?

    Fabiano Pinheiro 9 de abril de 2014 21:44
  • Fazem 4 dias que fiz a cirurgia da mão esquerda, há 25 anos atrás fiz da mão direita. Estou me recuperando muito bem. Hoje eu consigo dormir a noite toda.
    Quem tiver essa doença, não fiquem preocupados, vale a pena.

    Vera Marangoni 15 de abril de 2014 20:38
  • Fiz a cirurgia do túnel do carpo na mão direita no dia 18/03/2014, a anestesia foi geral+local, tomei antibiótico, anagésico e antiinflamatório por 7 dias, levei 9 pontos e retirei com 15 dias, fez um mês já mas ainda não me recuperei bem, sinto dormência nos dedos e ainda não consigo fechar a mão, estou sem forças. Meu médico me orientou bem, disse p eu ficar com o braço na tipóia e sempre mexer os dedos para evitar inchar, deu certo. Mas não sei o tempo provável de recuperação total.

    Jussara 19 de abril de 2014 11:15
  • Olá, tive STC nas duas mãos, e fiz a cirurgia na mão esquerda em janeiro de 2013, e foi ótima a recuperação e os sintomas : dores, formigamentos e dormencia não tive mais, dia 23 de abril fiz a cirurgia na mão direita, ainda estou sentindo um pouco de dor e o desconforto da cirurgia, mas os sintomas da STC estão sumindo.

    Daniela Mendes Reis 25 de abril de 2014 13:34
  • Ola, fui operada ao tunel carpi da mao esquerda, no dia 1 de Abril, tirei os pntos que foram 7, 15 dias depois, ainda tenho a mao um poucvo inchada, onde levei ospontos a pele, tornou se em peles mortas, esta um pouco inflamado, estou a antibiotico e ant i inflamatorio, ja e o segundo que tomo, mas ja nao tenho as dores que sentia, que eram horriveis, tambem vou fazer a direita, tem de dar tempo ao tempo….

    conceicao pereira 25 de abril de 2014 22:07
  • Olá! fiz a cirurgia dia 8/9/14, fiquei 15 dias com os pontos, começando a fazer algumas coisas muito devagar, sinto dor e minha mão ainda está inchada, ficarei de licença do trabalho por 45 dias, pq trabalho com movimentos repetitivos, senti melhoras, mas a recuperação não é tão simples assim, só sei que estou craque com a mão esquerda, que também vou precisar operar.

    Fátima 25 de setembro de 2014 22:56
  • Peço ajuda.
    Fiz essa cirurgia do túnel carpal em outubro de 2013 (mão direita). Sucesso total. Agora, em 18/09/2014, fiz a da mão direita (mesmo médico). Já fiz 15 sessões de fisioterapia, tomei 3 injeções de dexacitoneurin, 1 cx de liryca e analgésicos como: buscopam, dolamim, torsilax, e até arcóxia (esses 4 por minha conta). Sinto dizer que sinto dores horríveis (nevralgias). Além de estar, ainda, com metade do dedo do meio totalmente anestesiado, a ponto de enfiar uma agulha e não sentir absolutamente nada. Não me refiro à intensidade da dor, falo do desconforto: pinçamentos constantes, queimação, e sem poder sequer ligar o ar do carro, pois o frio torna a dor insuportável. Já retornei ao médico 2 vezes, e ele, me parece, não acredita muito no que falo. Confesso que estou preocupada. Mudei de clínica para fazer fisioterapia. Acredito, que se tiver cura, é agora, pois a fisioterapeuta é especialista em mão, senti a diferença.
    Comentarei o resultado.

    Inês Oliveira 26 de setembro de 2014 12:47
  • olá, fiz a cirurgia a 23 dias não tenho mais dores e nem dormencia,me sinto super bem

    luciane 6 de outubro de 2014 16:48
  • fiz a cirurgia do tunel do carpo tem 12 dias tirei os pontos hoje estou com receio de fazer as coisas tipo escovar os dentes pentear os cabelos será se possso ,estou bem sem dor não ta inchada os pontos ta bem cicatrizado,tenho vontade de lavar louça,varrer casa quando vou poder? me chama iracilda sou de itirapina-sp

    iracilda benevides lima 10 de novembro de 2014 15:28
  • ola fiz a cirugia do túnel do carpo tem 8 dia na maõ direta estou me sentindo muito bem não tenho mais os sintomas durmo noite toda.A mao não esta muito inchada, coloco gelo para aliviae o inchaço, os pontos estão ótimos mexo os dedos devagar e não sinto dor. recomendo a cirurgia e um alivio muito grande.
    rio de janeiro – RJ

    eliane 25 de janeiro de 2015 20:24
  • fiz uma cirurgia de túnel do carpo no 03 de dezembro de 2014 e ainda fço fisioterapia ainda doe muito ñ consigo torcer pano pq doe lavo louça sentindo muita dor tive uma pericia agora dia 28 de janeiro o medico do inss me deu alta trabalho de auxiliar de limpeza o que fazer se ñ estou apta a ir trabalhar no meu serviço alguém pode me orientar?

    terezinha 29 de janeiro de 2015 11:09
  • Ola fiz a cirurgia tunel do carpo no dia 31/03/2015 0o medico pediu para eu fazer curativo de 3/3 dias no meu psf e com 15 tirar os pontos pois bem tirei os hoje 15/04 e abriu alguns pontos e ta doendo meus dedos mexem so o polegar que nao , nao consigo fazer praticamente nada tudo que faco preciso de ajuda e ou faco so com a mao e ou faco com a mao direita..e normal os pontos abrirem?

    Roberta Graciely 15 de abril de 2015 16:19
  • Esqueci de colocar sou de Bom Despacho MG e fiz a cirurgia em Bambui MG

    Roberta Graciely 15 de abril de 2015 16:23
  • Fiz cirurgia da mão direita dia três de fevereiro e esta perfeita e dia quatorze de abril fiz da esquerda ambas com dois dias já estava dirigindo, faco tudo normalmente mas spre cuidando pra nao esforça muito. Creio que depende da escolha do medico o meu foi Dr. Sabóia em Maringa-Pr. Ano 2015

    Emanuelle 28 de abril de 2015 18:34
  • Dia 4 d julho d 2015 faz 1 ano q passei por uma cirúrgia p retirada d um Cancer,perdi todo o osso do quadril direito,passei a an

    Roza Fazolo 1 de julho de 2015 19:37
  • Dia 4 d julho d 2015 faz 1 ano q passei por uma cirúrgia p retirada d um Cancer,perdi todo o osso do quadril direito,passei a andar c andar c andador ou muletas!Força muito,tá tenso,não consigo mais dormir d tanta dor e queimação nas mãos durante anoite! Fiz uma Eletroneurografia das mãos deu Túnel do carpo grave! Farei cirurgia da mão direita dia 9 d julho ,semana q vem,morrendo d medo d não ter força após p m locomover,pois preciso das mãos p andar,segurar as muletas,ou

    Roza Fazolo 1 de julho de 2015 19:46
  • Fiz a cirugia do tunel do carpo ha 5 dias no hospital CRER em Goiania com o Dr Henrique,estou me sentindo muito bem ja movimento a os dedos,não sinto mais as dores e os formigamentos estou tão bem e feliz que assim que puder vou fazer também a esquerdo

    Inocencia Maria 13 de julho de 2015 3:50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *