Benefícios do Jiló para a Saúde

Compensação Pelo Sabor Amargo

Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram. No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz para o organismo humano como por exemplo: Protege o sistema cardíaco, combate a halitose e auxilia na perda de peso corporal.

Nutrientes Presentes no Jiló

O jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e C , Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas. O jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonóides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.

De acordo com os profissionais especializados em nutrição éle é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável. Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite pois inibe a vontade de comer nas pessoas. Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumí-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal duas vezes nesse período.

Dieta Alimentar Contra a Obesidade

Um dos problemas mais comuns atualmente é a obesidade,uma situação que pode contribuir para o surgimento de várias doenças nas pessoas por isso seu combate é de extrema importância. Além de incluir jiló na alimentação, outras recomendações nutricionais feitas por um novo guia de orientação contra o excesso de gordura corporal informa que nas refeiçoes realizadas a metade do prato deve conter vegetais,frutos e legumes.

De acordo com os nutricionistas e nutrólogos os benefícios que o jiló traz para a saúde das pessoas faz com que ele seja um alimento indispensável na dieta dos indivíduos, porém para os que não suportam seu gosto amargo, uma sugestão é triturar e transformá-lo em uma farinha ou farofa para que ele possa ser consumido em conjunto com vários outros alimentos, diminuindo seu paladar característico.

De acordo com profissionais especialistas em nutrição somente duas colheres de sopa da farofa do jiló já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo humano. Outra opção que pode ser aproveitada é refogá-lo na manteiga e no azeite para tornar sua ingestão mais fácil. No entanto, o valor do fruto está justamente no paladar amargo que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.

Posts Relacionados

Aproveite e saiba mais sobre outros alimentos que emagrecem e melhore a sua alimentação. Saiba quais deles são diuréticos naturais e podem te ajudar a desinchar, e, consequentemente, perder medidas. O poder das leguminosas na dieta alimentar é muito grande e devemos aproveitá-lo da melhor maneira.


Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Comentários

  • jilô é muito bom, de todas as formas de fazer, fica muito bom

    LEVI 21 de setembro de 2014 21:29
  • ADORO JILO ABAFADO,DEPOIS DESSAS INFORMAÇOES ,PASSAREI ADORAR MAIS AINDA PRINCIPALMENTE PRA MIM QUE JA ESTOU TOMANDO AGUA DE BERINJELA PARA COMBATER O COLESTEROL,JA VAI SER UM APERITIVO A MAIS PARA MINHA DIETA BALANCEADA,OBRIGADO PELAS INFORMAÇOES PRESTADAS.

    silvio rodrigues 2 de outubro de 2014 13:38
  • Corto em rodelas bem fininhas, deixo de molho na água com um pouquinho de sal. Retiro a água, seco, coloco para fritar na airflay. Muito bom e saudavel.

    Débora 7 de outubro de 2014 16:55
  • gosto muito de jiló e estou colocando na água junto com a berinjela .

    fatima 16 de outubro de 2014 22:37
  • COMO MINEIRO NAO PODERIA TAMBEM DEIXAR DE APRECIA-LO

    sebastiao cunha 19 de outubro de 2014 14:34
  • Eu nunca comi jilo mais vou coezar a colocar na minha alimentacao

    Odila B.Lapique 29 de janeiro de 2015 12:54
  • Gostaria de saber se você já conseguiu bons resultados, fiquei sabendo só agora desse suco e já estou tomando.

    Maria Marta 26 de abril de 2015 16:18
  • Estou tomando,vi o video na internet,mas tinha duvida de qtas vezes ao dia tomar. Com seu vídeo tirou minhas duvida,vou tomar três vezes ao dia..nao achei ruim não achei bem refrescante..

    sirlene 7 de maio de 2015 1:08
  • adoro jilo ja faço uso vou praticar tomando o suco de jilo com limao

    sebastiao mendes de oliveira 12 de maio de 2015 22:54
  • ADOREI O SEU SEMBLANTE AMARGO ALESSANDRA, MUITO BOM!
    TENHO CERTEZA QUE ESTE SUCO FARÁ MILAGRE EM MUITOS GORDINHOS.
    VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    geraldo gonçalves dos santos 19 de maio de 2015 4:23
  • Eu tomo o suco de jiló com limão todos os dias e não é tão amargo assim. por incrível que pareça tem o sabo r de uma limonada suiça um pouco mais forte.

    Eva 19 de maio de 2015 20:36
  • Tomei o suco e não achei amargo,gostei do suco e espero que o resultado quanto ao emagrecimento seja tão bom quanto o suco!!! O brigado pela dica!

    Vera 29 de maio de 2015 5:01
  • Ola, gostei muito desta dica. Ainda nao tomei, mas vou tomar. 1 forte abraço e até mais,,,,,,

    Neraldo Santana 2 de junho de 2015 3:51
  • Aprecio o jiló cru. Não perde nada, nenhuma vitamina, nada. Também já tomei o suco de jiló batido com limão, sem nenhum drama.
    Para constar, também como o quiabo “in natura”, uma delicia.

    Luciene 3 de junho de 2015 6:43
  • Eu te fogo depois coloco salsinha ovo cozido picado e farinha de milho fc uma delícia

    fatima 5 de junho de 2015 4:00
  • vou fazer o suco do jiló pq quero perde peso depois falo com foi

    rosimarsilva 3 de agosto de 2015 21:57
  • sim eu vou fazer o suco eu gosto de jiló não vai ser problema tomar…

    ILMA NERES FREITAS 23 de agosto de 2015 1:22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *