Cuidados Importantes Com a Saúde Masculina

Anteriormente, podíamos dizer que os homens em geral eram pouco preocupados com a saúde de seu corpo e de sua mente, e por isso, não se cuidavam, indo somente ao médico quando o quadro clínico já estava crítico e mal tinha o que se fazer. Essa falta de preocupação com a saúde poderia ainda se estender à esfera da beleza e dos cuidados coma pele, por exemplo, há dez ou vinte anos atrás ninguém se falava em produtos cosméticos voltados exclusivamente para o público masculino, mas agora, a entramos numa nova era, onde homens e mulheres já estão disputando espaço na bancada do banheiro.

Cuide - Se

Cuide – Se

Os homens estão muito mais vaidosos e nem têm a vontade de disfarçar sobre os cuidados com o corpo, utilizando produtos de última geração para se manterem em forma e sempre bonitos. No entanto, apesar de toda a modernidade e abertura de mente, a maioria dos homens brasileiros tende a se retrair quanto o assunto e saúde, por isso, grande parte deles está numa faixa considerada de risco, especialmente para doenças voltadas ao sistema cardiovascular, infladas pelo excesso de peso e sedentarismo.

Outros homens estão em risco de desenvolverem câncer de próstata e ainda assim têm um verdadeiro pavor, por puro machismo, em ouvir falar no exame de toque retal, cujo principal objetivo é verificar as dimensões da próstata e, dessa forma, tentar descobrir uma possível doença ainda no na fase inicial.

O Machismo Atrapalha a Saúde

Pela falta de cuidados corretos, podemos ver que tem havido um alto grande índice de mortalidade masculina em razão do câncer de próstata, e, de acordo com estimativas, a cada cinco mortes por câncer, quatro são homens, pois são eles que menos se preocupam com sua saúde, ao contrário das mulheres, que sempre estão fazendo seus exames de rotina. Esse machismo bobo tem feito com que muitos pais de família deixem de presenciar fatos importantes em suas vidas, como o primeiro neto, a faculdade do filho, dentre outras coisas.

O que muitos não sabem é que o exame de próstata não dói, e apesar de ser um tanto incômodo, não tirará a masculinidade de ninguém, ao contrário, é feito para que o homem possa usufruir de suas funções vitais da melhor maneira possível.

Exames Necessários Para Os Homens

Quem tem pai, avô ou marido em casa bem sabe que é uma verdadeira guerra para levá-lo até um profissional de saúde para que seja feito alguns exames rotineiros, com a finalidade de avaliar adequadamente sua saúde. O que deve ser ventilado aos homens é o quanto a prevenção é importante, pois através dela é possível salvar vidas, especialmente quando já se passou dos 40 anos.

Muitas doenças podem ser detectadas através de simples exames, por isso, em uma rápida visita ao médico é possível se prevenir uma série de doenças, especialmente através da realização de exames como:

Homem Precisa Se Cuidar

Homem Precisa Se Cuidar

  • – SHBG, que verifica qual o nível de testosterona no sangue
  • – Albumina
  • – Glicemia, que mede o nível de açúcar no sangue, indicativo de diabetes
  • – FSH e LH, exame relacionado a condição de saúde dos testículos
  • – Hemograma completo
  • – Medição da Pressão Arterial, já que se alterada pode ser indicativo de que alguma coisa não está funcionando bem no organismo
  • – Avaliação prostática ou o tão conhecido toque retal
  • -Exame de colesterol e triglicérides, que interfere diretamente na saúde do coração
  • É importante frisar que manter um estilo de vida bem saudável auxilia na boa saúde e melhora a qualidade de vida do homem em qualquer idade. Pensando nisso, é importante:
  • -Ter sempre uma alimentação balanceada, rica em fibras, proteínas magras, frutas, verduras e legumes;
  • -Reduzir ao máximo a quantidade de gordura ruim da dieta, presente principalmente nas carnes vermelhas e na pele de animais, como porco e frango;
  • -Manter, na medida do possível, o peso de forma controlada;
  • -Fazer alguma atividade física diariamente, especialmente aquelas que lhe dão prazer;
  • – Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar.

http://www.youtube.com/watch?v=rxF4caR0ttM

Expectativa de Vida Masculina

Os homens em geral vivem, em média, ao menos sete do que as mulheres. Isso ocorre em razão da resistência que os mesmos possuem em procurar cuidados médicos logo que precisam e ainda mais de realizar atitudes preventivas. Além disso, ainda possuem um índice maior de doenças do coração, colesterol, câncer, e pressão alta e ainda uma maior tendência à obesidade.

Outro fator que tende a piorar a saúde dos homens é utilização excessiva de álcool, como também outras drogas em maior quantidade, e estão muito mais expostos a acidentes de trabalho e de trânsito. Isso tudo, sem mencionar que se encontram envolvidos na grande maioria das situações de violência vividas especialmente nas grandes cidades.

O que dificulta a fazer os homens a se cuidarem mais é o aspecto cultural, já que quase todos foram educados de maneira a se mostrarem sempre fortes e imbatíveis, não permitindo inclusive que eles chorassem em qualquer ocasião. Tudo isso para que não entrassem em contato com sua fragilidade, ou seja, para que se sentissem como autossuficientes e pudessem enfrentar com bravura qualquer situação.

Em razão disso, os homens constroem a fantasia errada de que nunca vão adoecer e ao mesmo tempo alimentam o medo de descobrir possíveis doenças. Crescem com isso, e tentam o tempo todo criar uma defesa para sua sensibilidade, deixando de lado a saúde.

É vital que homens revejam todos seus conceitos e deem o verdadeiro valor a seu bem mais precioso, sua própria saúde. Pois nem todo o trabalho e dinheiro do mundo são capazes de trazê-la de volta. Por isso, aos primeiros sintomas de que algo no organismo não anda bem é importante que seja procurada ajuda médica, ou mesmo aconselhável conversar com alguém sobre o problema, para que todas as medidas profilaxias sejam tomadas.

A saúde é uma das únicas coisas da vida que uma vez perdida, fica muito difícil de recuperá-la de volta com a mesma facilidade de antes. Então, zele sempre por sua saúde e saiba que a fragilidade é inerente ao ser humano, sendo assim, ninguém está livre dela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Prevenção é sempre a melhor e mais barata opção…
    Você já checou sua coluna vertebral?
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta –
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.

    Dr. Fabio Corsini Motta 3 de dezembro de 2013 12:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *