Popularidade Infantil

Importância Para as Crianças e os Pais

Popularidade Infantil

Popularidade Infantil

Segundo especialistas infantis, o número de amigos que a criança consegue fazer nem sempre significa que ela é feliz. Na escola onde sempre existem os alunos mais populares, que geralmente são os mais extrovertidos, existem também outros que não são muito notados pelos colegas. De acordo com pedagogos, o fato de ser mais ou menos popular não interfere em sua felicidade, no entanto, é importante ressaltar alguns aspectos da questão.

Por exemplo, se a popularidade deles não é alta, mas isso incomoda mais a seus pais do que aos seus próprios filhos, deve-se investigar o motivo, pois alguns responsáveis ficam preocupados quando notam que a criança tem poucos amigos, sem se darem conta que as pessoas introvertidas também felizes.

Atuação da Família

Educação

Educação

Alguns pedagogos informam que há crianças que apresentam uma habilidade maior para fazer amigos, e isso os torna mais populares no ambiente em que vivem. No entanto, para as crianças introvertidas a ajuda dos familiares é muito importante para desenvolver seu lado social.

Quando a família não costuma cooperar para incentivar seu filho, transmitir confiança e autonomia para que ele possa aumentar seu círculo de amizades, isso dificulta ainda mais a socialização, principalmente na família moderna constituída com um núcleo cada vez menor de pessoas.

Atitude dos Responsáveis

Quando os responsáveis não costumam levar as crianças para festas de aniversário infantis, ou simplesmente, para se divertirem no parque como as outras, as chances dela se tornar um apessoa introvertida é bem maior.

Estudiosos ressaltam que os filhos muito ligados aos pais, paresentam maior dificuldade em fazer novas amizades, pois se sentem inseguras na hora de fazer novos amigos. A principal preocupação dos pais deve sr com a satisfação de seus filhos, para participar de grupos sociais, independentes de serem ou não populares.

Pré-Adolescência

Período

Período

Quando as crianças chegam na fase da pré-adolescência, costumam ficar mais preocupados em serem populares, pois querem pertencer ao grupo social de sua faixa etária.

É nesse período, que os pais precisam dar mais atenção ao fato, orientando-os sempre que possível, e tentando identificar as possíveis causas da não popularidade, pois as crianças que não se socializam bem, em geral são inseguras ou muito tímidas, e esses comportamentos estão relacionados a própria autoestima, que quando é boa, fazem com elas sejam mais populares, desenvolvendo uma vida social mais ampla.

Os pais devem orientar aos filhos sobre a importância da escolha das amizades, pois nem sempre ter muitos amigos, significa que terão boas companhias.

O mais importante para a felicidade da criança, é ela estar satisfeita com sua vida em sociedade, e os pais devem ficar atentos, somente se houver uma alteração de comportamento como agressividade ou tristeza repentina, por exemplo. O papel dos responsáveis é proporcionar autoconfiança para que seus filhos cresçam e desenvolvam seu lado emocional e social de forma saudável e satisfatória.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *