Benefícios do Sono Para a Saúde

Uma sábia frase diz que não existe nada melhor que um dia após o outro com uma boa noite de sono entre eles. Depois de um dia difícil no trabalho, escola ou faculdade nada é mais recompensador que chegar em casa e se jogar na sua cama para dormir profundamente.

Muitas pessoas acreditam que o sono tem como único benefício a sensação de vigor que oferece ao organismo, mas não é bem assim. Dormir bem ajuda a melhorar inúmeras funções vitais do seu organismo. Pessoas que dormem menos do que é recomendado (entre 6 e 8 horas) ou que tem problemas para dormir acordando durante o sono acabam tendo diversos problemas de saúde.

Um sono sem qualidade causa uma desorganização no metabolismo de forma que prejudica produção de alguns hormônios que são muito importantes o que abre as portas do organismo para doenças como depressão e obesidade. Confira abaixo quais são os principais benefícios que o bom sono traz para a sua saúde e não tenha mais culpa em dormir.

Prevenção da Obesidade

É enquanto dormimos que o nosso organismo sintetiza a leptina que é o hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. As pessoas que dormem menos acabam sintetizando menos desse hormônio. Com menos leptina no organismo a pessoa sente mais vontade de comer durante o dia podendo vir a ingerir uma quantidade exagerada de calorias, o corpo demora para se sentir satisfeito.

Outro fator é que as pessoas que sofrem de insônia ou que dormem pouco acabam produzindo uma quantidade muito grande de outro hormônio, a grelina. Esse hormônio tem relação com a sensação de fome e também com a redução do gasto de energia.

Além disso, pessoas que dormem entre seis e oito horas todos os dias conseguem queimar mais gorduras durante o dia em relação a aquelas que dormem poucas horas ou que ficam acordando no meio do sono. Um estudo concluiu que dormir pouco reduz em cerca de 55% a queima de gorduras.

Pressão em Dia – Combate a Hipertensão

Dormir chegando ao sono profundo e na quantidade correta ajuda a melhorar os níveis de pressão arterial. Quem tem dificuldade para dormir está passando por uma situação equivalente a um estado de estresse o que faz com que o corpo tenha uma atividade mais intensa aumentando a adrenalina.

O corpo fica num estado de constante alerta quando não se consegue dormir a noite o que eleva a pressão sanguínea durante a noite. Conforme essa alteração na pressão se torna algo constante se torna hipertensão.

Boa Memória

Quem tem um sono de qualidade tem mais facilidade para reter informações do que quem passou um longo período sem dormir. Isso pode ser explicado pelo fato de que é durante o sono que é a feita a síntese de proteínas que são responsáveis por fazer as conexões neurais o que ajuda a fortalecer e melhorar a memória o aprendizado.

Enquanto você dorme o seu cérebro está trabalhando fazendo uma verdadeira varredura nas informações que estão guardadas avaliando e retendo o que considera importante bem como eliminando aquilo que parece supérfluo. Já percebeu como pessoas que dormem menos tem mais dificuldade para lembrar de coisas simples, eventos que aconteceram no dia anterior ou mesmo do nome de algumas pessoas?

Ajuda a Driblar a Depressão

Um estudo comprovou que as pessoas que dormem entre seis e oito horas por dia tem mais chances de evitar a depressão. Isso acontece porque as pessoas que dormem a quantidade de horas necessárias para o organismo tem mais qualidade de vida e assim apresentam níveis mais baixos de depressão quando comparadas com pessoas que dormem pouco.

O estudo observou ainda que pessoas que dormem menos do que seis horas e mais de nove acabam tendo a sua qualidade de vida prejudicada da mesma forma aumentando assim os seus níveis de depressão.

Desempenho Físico

O sono de qualidade e sem interrupções ajuda o corpo a sintetizar o hormônio GH que tem como principal função auxiliar em nosso crescimento. Trata-se de uma substância que é produzida pelo corpo somente depois de 30 minutos em que a pessoa dormiu. Quem fica acordando durante o sono tem dificuldades em sintetizar esse hormônio.

A produção desse hormônio é necessária para o tônus muscular seja mantido evitando assim que a gordura seja acumulada o que torna o desempenho físico melhor e combate problemas como a osteoporose, por exemplo.

Controle do Diabetes

Os diabéticos que tem dificuldades para dormir acabam aumentando a sua resistência insulínica o que torna ainda mais complicado fazer o controle dessa doença. Estudos comprovam que pessoas com diabetes que tem uma noite ruim de sono aumentam muito a sua resistência.

Além disso, os médicos alertam que dormir mal não só dificulta o controle da doença como torna mais fácil o aparecimento da diabetes de tipo 2. Isso acontece porque é durante o período de sono que o corpo consegue estabilizar os índices glicêmicos. Assim quem não tem um bom sono acaba tendo um descontrole do nível de glicose que pode acarretar no aparecimento de diabetes.

Combate Doenças Cardiovasculares

Pesquisas médicas descobriram que dormir pouco ou mesmo ficar acordando durante o período de sono tem relação com acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. Quem dorme pouco tem um desequilíbrio na produção de substâncias químicas e de hormônios no organismo o que faz com que aumentem as chances de desenvolver problemas como derrames cerebrais, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Dormindo em torno de sete horas por noite você ajuda o seu organismo a se manter mais saudável de forma que reduz o risco de desenvolver doenças crônicas. O sono pode ser muito mais do que rivogorante.

Durma Sem Culpa

Muitas pessoas se sentem culpadas em dedicar oito horas do seu dia para dormir, pois tem muitas atividades para realizar, mas é essencial preservar a sua saúde. Pense que dormindo bem você preveni doenças e também fica mais disposto durante o dia para fazer tudo o que está na sua lista de afazeres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *