Relação Entre a Dança e a Perda de Peso

Opções para Emagrecer

Atualmente há várias sugestões para os indivíduos que querem emagrecer, e uma delas se destaca, pois além de queimar calorias ainda é muito divertida para quem pratica: A dança. Especialistas no assunto confirmam que é possível perder até quinhentas calorias em uma dança afro, por exemplo. As pessoas, em geral mulheres, que procuram emagrecer mas não dispõem de muito tempo para frequentar academias de ginástica optam por dançar jazz, sapateado, ballet, samba, flamenco ou dança de salão.

Dança

Muitas delas, não se sentem confortáveis nem com disposição para correrem em esteiras ou pegar grandes pesos, como no caso da musculação. Geralmente, quem pratica dança tem motivação para frequentar as aulas e não obrigação em ir. E segundo alguns adeptos além de emagrecer, a atividade deixa o corpo mais torneado, principalmente as pernas.

Exercício Aeróbico

Segundo Profisionais de Educação Física e Bailarinos, a dança é uma atividade localizada e aeróbica ao mesmo tempo, e dependendo do tipo, trabalha uma parte específica do corpo, sendo que em torno de quatro meses mais ou menos, os praticantes percebem uma melhora importante no seu sistema cardiovascular, no tônus muscular, e na resistência corporal, emagrecendo gradativamente.

Estudos Científicos

Um estudo científico feito na Universidade da Califórnia em cerca de cinco mil pessoas, revelou que a frequência cardíaca ideal para o organismo humano pode ser alcançada em somente vinte minutos de dança, seja ela valsa ou samba. Segundo pesquisadores, dançar é equivalente a fazer uma caminhada de cerca de oito quilômetros por hora, e em termos de calorias as perdas variam de trezentos a quinhentas calorias, quando o ritmo é mais intenso como forró ou dança afro, por exemplo.

Modalidade Esportiva

De acordo com os profissionais da área, a aula de dança pode ser comparada a um esporte, como tênis ou voley, por exemplo, pois qualquer exercício físico estruturado, organizado, sistematizado e repetitivo, tem como principal objetivo o aumento da flexibilidade corporal, da força muscular , podendo ser encarado como uma atividade física.

Aula

Os benefícios podem ser potencializados ainda mais, se a pessoa complementar a dança com outros treinos, como alongamento ou musculação, já que o organismo humano se adapta facilmente, gastando menos energia. O ideal é dançar três vêzes por semana durante uma hora.

Dança e Saúde

Especialistas afirmam que a dança é benéfica também para a saúde, pois melhora a coordenação motora, desenvolve o alongamento corporal, estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade respiratória, além de relaxar e sociabilizar as pessoas. A atividade mexe com a inteligência, o corpo e o social, além do raciocínio lógico, quando se calcula o espaço para dançar. Outro ponto importante é que os indivíduos não percebem que estão se exercitando, pelo simples fato de que estão se divertindo, podendo dançar por várias horas.

Divertido

Uma pesquisa feita em trinta e oito mulheres nos Estados Unidos, na faixa etária de trinta e cinco a cinquenta e oito anos, mostrou que noventa por cento delas frequentavam as aulas de dança. Mesmo quem nunca dançou, pode começar, pois a atividade não é só para quem tem corpo magro e longilíneo, é para todos, só é preciso respeitar as próprias limitações corporais.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *