Transtornos em Mulheres de Dependentes Químicos

Companheiros Viciados

Profissionais especializados, alertam para o fato de que as mulheres, que são companheiras de homens viciados em drogas ou álcool, podem em algum momento, ter transtornos psíquicos de comportamento, bem parecidos com os sintomas apresentados pelos seus parceiros dograditos, no entanto a maioria delas, não aceita esse fato.

Assistindo as Cenas Diárias do Vício

Transtornos em Mulheres de Dependentes Químicos

Transtornos em Mulheres de Dependentes Químicos

Várias mulheres, não tem uma relação direta com qualquer tipo de drogas ou com bebidas alcoólica, no entanto, apresentam transtornos emocionais, pois costumam assistir diariamente, seus companheiros chegarem alcoolizados em casa, ou ainda passarem dias ausentes de suas residências, consumindo cocaína ou crack, e retornando ao lar com uma aparência lamentável, após dias de ingestão de substâncias tóxicas ao organismo.

Por assistirem à essas cenas diariamente, de dependência de seus maridos ou namorados,essas mulheres tem a percepção que estão presas também, ao mesmo transtorno da doença do vício, que afeta seus companheiros, chamada de codependência.

Como Ocorre a Codependência

Fato

Fato

De acordo com o relato de mulheres, casadas com homens drogaditos, em alguns momentos, elas tem de protegê-los, assumindo um papel de heroínas, em outros são vítimas da situação, quando o companheiro totalmente drogado, passa a agredi-las. Elas vão alternando esses papéis de ora protetoras, e ora agredidas, até que um dia, percebem que não tem mais vida própria, e vivem somente a de seus parceiros. No entanto, elas relatam que são motivadas a agirem dessa forma, e pior ainda, que gostam de alguma maneira dessa situação, configurando o quadro de codependência.

Relato Verídico

Relação

Relação

Algumas mulheres, mesmo as que optam por se separar de seus companheiros, ainda apresentam os sintomas tradicionais de dependência da situação. Uma delas relata, que ao pedir a separação do marido, que era viciado em álcool, descobriu que precisava da ajuda de um profissional especializado, para ajudá-la,pois ela continuava apresentamdo o mesmo comportamento de destruição, repetindo os mesmos erros, mesmo quando já estava com um outro companheiro.

O problema da codependência é muito difícil de ser tratado, pelo fato de muitas mulheres não assumirem que tem o problema. Assumir essa doença é quase é quase tão complexo, quanto assumir que se é dependente de alguma substância tóxica.

Codependência ou Amor

Várias mulheres, relatam não conseguirem acabar o relacionamento amoroso, mesmo que o companheiro as tenha traído ou humilhado por diversas vêzes,e questionam se seu próprio comportamento não é o resultado do amor, que pensam sentir pelo companheiro viciado.De acordo com especialistas, além da codependência trazer prejuízos à saúde mental delas, ainda tem uma influência negativa, na recuperação do dependente em drogas. Em virtude desse fato, o acompanhamento pelo psicólogo ou psiquiatra deve sempre abranger toda a família, envolvida com drogadito, pois somente dessa maneira, será possível que o tratamento traga os resultados benéficos esperados.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *