A aromaterapia é considerada como um dos mais antigos meios de cura alternativa.
Isso ocorre porque o processo remonta desde os idos do século 11, quando o processo de destilação usado para extrair os óleos essenciais das plantas foi descoberto.
Séculos depois da grande descoberta, mais e mais pessoas começam a utilizar a aromaterapia, não apenas como uma forma de relaxamento, mas como uma cura para o stress e doenças provocadas pela tensão.
No entanto, as alegações quando se trata da efetividade deste tipo de tratamento ainda estão em discussão em vários meios, tais como livros, revistas e blogs na internet.
Se você é novo na aromaterapia e quer saber se o que pensa sobre a efetividade da mesma é verdade, então você deve estar disposto a realizar algumas pesquisas sobre o assunto. Fora isso, você também deve estar disposto a tentar um procedimento de aromaterapia, para ter a certeza por si mesmo se ela realmente funciona.
A seguir, estão dispostas algumas das afirmações mais comentadas sobre a aromaterapia. Cabe a você acreditar se tais alegações são verdadeiras ou não.
Cura Mesmo?
Todos os produtos de aromaterapia podem curar uma pessoa: é uma afirmação muito falada. Além dos óleos essenciais, há muitos produtos de aromaterapia disponíveis no mercado, que são supostamente fabricados para ajudar na cura por meio da medicina alternativa. No entanto, nem todos esses produtos são comprovadamente eficazes.
Isto porque muitos desses produtos, como velas, banhos e itens íntimos, não contém óleos essenciais puros, que são cruciais para alcançar os tão falados benefícios terapêuticos.
Seria Psicológico?
A aromaterapia pode curar doenças graves e problemas psicológicos é outra afirmação bastante falada. Embora alguns procedimentos sejam comprovados, o método de aromaterapia não faz parte diretamente da cura para uma doença grave.
O que a aromaterapia faz é ajudar a diminuir o estresse e a depressão sentida por uma pessoa. Uma vez que este estresse ou depressão é de certa forma aliviado, e que a pessoa que está tomando uma medicação pode responder melhor aos tratamentos que estão sendo dados, passa-se a ter uma visão positiva da aromaterapia.
Não é um Procedimento Médico Válido
Apesar da aromaterapia ser considerada como uma forma alternativa de cura, isso não significa que não tem uso válido.
Para as pessoas que vivem sob grande stress, a aromaterapia pode melhorar a sua vida tremendamente, lhes oferecendo outras opções de relaxamento. Além de ser um meio eficaz de relaxamento, a aromaterapia também pode ser útil no alívio do estresse, bem como em dar à pessoa uma visão positiva da vida.