O papel da alimentação da saúde do indivíduo é um assunto que desperta a atenção dos médicos e cientistas há muito tempo, resultando em inúmeras pesquisas e estudos produzidos pela comunidade cientifica que buscam comprovar a atuação eficiente de determinados alimentos sobre a saúde e na prevenção de algumas doenças.
O Que São Alimentos Funcionais?
Os alimentos funcionais, também conhecidos como nutracêuticos são alimentos ou ainda ingredientes que por sua composição química, produzem no corpo humano efeitos fisiológicos ou metabólicos considerados benéficos e que contribuem para a saúde do organismo e a prevenção de doenças ao mesmo tempo em que satisfazem as necessidades básicas nutricionais de um indivíduo. Existem registros milenares a respeito da utilização de determinados alimentos na prevenção de doenças, é célebre a frase de Hipócrates que dizia algo semelhante a “faça do seu alimento o seu medicamento”, contudo foi somente na década de 90 que foi empregado o termo alimentos funcionais para designar esta categoria de alimentos, depois de uma série de estudos que comprovaram sua eficácia e que teve início no Japão, que foi o pioneiro nesse campo, inclusive com a criação de legislação especifica para regulamentar seu processo de produção, comercialização e uso, que hoje também existe em vários países do globo.
Alimentos Funcionais x Saúde
Os estudos desenvolvidos pela comunidade cientifica comprovam que alguns alimentos que então são considerados funcionais exercem importante ação na prevenção de doenças especialmente naquelas consideradas crônicas e/ou degenerativas. A ação desses alimentos é mais eficaz quando inseridos na dieta cotidiana dos indivíduos, ao lado de uma dieta balanceada, sem a necessidade de orientação médica, ou seja, quando o uso desses alimentos faz parte dos hábitos alimentares regulares da pessoa. Junto a esses hábitos alimentares saudáveis e inerentes a eles está a ingestão de alimentos que se caracterizam pelo alto teor de fibras e a eliminação ao máximo das gorduras saturadas, com a preferência por legumes, verduras, frutas, cereais e alimentos integrais. Também compõem a categoria dos alimentos funcionais os suplementos alimentares e os produtos modificados, como os leites que são enriquecidos com Omega 3 e minerais, cereais ricos em fibras, farinhas com adição de Omega 3, biscoitos vitaminados, etc. é importante salientar que estes produtos modificados devem ter a autorização expressa do Ministério da Saúde.
Hábitos
Hábitos alimentares saudáveis e a pratica de exercícios físicos regulares podem garantir uma vida mais saudável, promovendo a qualidade de vida do individuo desde a infância até a chamada terceira idade, e a ingestão regular dos alimentos funcionais, aqueles que contém especialmente fibras e antioxidantes, podem oferecer excepcional auxilio nesse processo de construção de uma vida saudável, sendo encontrados em alimentos naturais que devem fazer parte do nosso dia a dia ou ainda devem ser ingeridos através de produtos industrializados, especialmente modificados com a adição dessas propriedades.