Acidentes Domésticos

Uma porcentagem bastante significativa dos atendimentos nos pronto-socorro dos hospitais, postos de saúde e centros de intoxicações são para tratar pacientes que sofreram algum tipo de acidente doméstico, que acometem principalmente crianças. As causas mais comuns em acidentes com crianças menores de 12 anos são a intoxicação com medicamentos, inseticidas, produtos de limpeza, raticidas, quedas, traumatismos e as queimaduras. Esses acidentes são muito comuns, em diferentes níveis de gravidade, e mesmo com o cuidado dos responsáveis, situações e objetos apresentam ricos naturais, e esses acidentes podem ser graves a ponto de levar a morte dos pacientes, exigindo atendimento de urgência e cuidados especiais.

Como Prevenir

Os acidentes podem acontecer em qualquer ambiente a qualquer tempo, por isso a prevenção é a única maneira que temos de tornar nossas casas mais seguras, principalmente para as crianças e os idosos. A seguir algumas dicas sobre cuidados básicos de prevenção de acidentes.

Medicamentos e outros produtos químicos – os medicamentos devem ter um lugar especifico onde são guardados, que deve ser bem longe do alcance das crianças, em locais pouco visíveis e de preferência que fiquem trancados. Não use medicação sem receita médica e também não diga às crianças que remédios são “bons e doces”, antes ensine que são importantes e que só devem ser tomados quando necessário. Não armazene produtos químicos em garrafas de refrigerantes e nem os guarde próximo aos alimentos.

Escadas, janelas, sacadas, piscinas, cozinhas – as crianças nunca devem ser deixadas sozinhas próximas a estes locais. Escadas devem ter corrimões e de preferência barreiras que impeçam seu acesso. Janelas e sacadas devem ter redes de proteção ou grades. Piscinas devem ter telas de proteção e as crianças nunca devem ficar sozinhas. Os pisos da escada, da piscina, dos banheiros e cozinhas devem ser antiderrapantes. As crianças devem ser ensinadas a não entrar ou permanecer na cozinha, as panelas devem ser mantidas com os cabos para dentro e os botões do fogão e mangueiras do gás devem ser verificadas periodicamente.

Como Agir em Caso de Acidentes

Em caso de acidente observar com atenção o ambiente onde foi encontrada a vitima, procurando identificar a causa do acidente, como garrafas, cartelas de remédios, odores ou manchas que possam auxiliar a identificar com exatidão o que ocorreu. Lavar as regiões que possam estar em contato com algum tipo de produto. Ficar atento para vômitos, desmaios ou convulsões. Em caso de traumas não mexer com a vítima e chamar auxilio médico imediatamente. Tenha sempre em casa um estojo com material de primeiros socorros, para serem usados nas emergências. Este estojo deverá conter pomada para picada de insetos e queimaduras, anti-séptico, antitérmico, bolsa de gelo, água oxigenada, mercúrio e material para curativos.

Os acidentes acontecem quando menos esperamos, assim o mais importante é prevenir sempre, ensinando as crianças a terem cuidado e respeitarem as situações e áreas de risco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *