O Que é Joanete e o Que Causa o Problema
Antes de listamos o tratamento para quem tem joanete, vamos entender melhor o que é o problema e quais as suas causas.
O joanete é caracterizado por uma dor na lateral do “dedão”, que provoca desconforto na hora de colocar sapatos fechados. Trata-se de uma deformidade na cabeça do primeiro metatarso.
As causas para uma pessoa desenvolver o joanete são, em primeiro lugar, uma predisposição genética, outro motivo seria o primeiro metatarso desalinhado em relação ao segundo, e ainda, o uso de sapatos fechados, estreitos e pontiagudos com frequência. Neste último caso, os sapatos fazem com que os dedos fiquem agrupados um sobre o outro, o que acaba provocando a debilidade na musculatura intrínseca do pé.
Outro fator que pode causar o joanete é um processo inflamatório, que produz aplainamento em progresso da planta do pé, levando o deslocamento do primeiro metatarso e desviando os dedos.
Mais, raros, são os casos em que pessoas com problemas de articulação, como a artrose, acabam desenvolvendo o joanete.
Tratamento Do Joanete
O primeiro passo para o tratamento é uma mudança de hábitos, adotar simples regras para evitar que o problema fique ainda maior.
É preciso adotar calçados largos e macios, de preferência, com curvatura alta que não apertem os pés.
Usar palmilhas apropriadas para levantar o arco anterior.
Proteção própria e especial para pessoas que têm joanete.
Usar talas próprias para proteção durante a noite.
Usar próteses de silicone no meio dos dedos ou em cima deles.
O segundo passo do tratamento é diminuir as dores do paciente e a inflamação, além de fortalecer os músculos do pé. Para isso são adotados os seguintes cuidados:
É feito um ultrassom e ondas-curtas na zona plantar.
O fortalecimento do músculo é feito com mobilizações ativas e caminhadas sobre a areia, quando possível, para forçar a musculatura do pé.
São usados medicamentos para combater a inflamação.
Quando o caso é muito grave e os sintomas não podem mais ser controlados, é necessário optar pela cirurgia de correção.
A técnica da cirurgia é escolhida pelo médico, levando em consideração a idade, o sexo, a deformidade e o estado do paciente de uma forma geral.
Cirurgia
A cirurgia na maioria dos casos é bem-sucedida, porém, para que isso aconteça, o paciente deve seguir com atenção o pós-operatório.
Os métodos atuais de cirurgia dispensam o uso do gesso e o paciente até pode caminhar um dia após a cirurgia, porém, não deve abusar.
E deve:
– atender todas as orientações do seu médico.
– caminhar logo após a cirurgia, significa fazer somente o necessário.
– não fazer nenhum esforço.
– seguir todas as consultas médicas depois da operação, para ter a garantia de total reabilitação.
O popular joanete, cujo verdadeiro nome é hálux valgo, é uma deformidade nos pés, o desvio lateral do dedão do pé com o desvio medial do primeiro osso do metatarso. Um problema que não só é feio esteticamente falando, mas causa dor e desconforto para quem tem.
O que provoca o joanete é o uso contínuo de sapatos fechados. Também foi observado que um grande número de corredores desenvolvem a deformidade, a maioria com idade superior a quarenta anos.
O único modo de se livrar de vez do joanete é optando por uma cirurgia que elimina de uma única vez a deformidade, mas exige paciência e disciplina do operado para recuperação do pós cirurgia.
Atualmente, alguns fisioterapeutas sugerem alguns métodos de tratamento alternativos, pouco difundidos e sem a certeza de resultados satisfatórios. A melhor maneira de não ter o joanete é evitá-lo, uma das formas é com o uso de sapatos confortáveis que não apertem os pés.