A OMS
A OMS (Organização Mundial de Saúde), através de dados coletados em vários estudos científicos, informou que as mais diversas formas de estresse afetam cerca de noventa por cento da população mundial. Se forem levados em conta a pressão profissional que muitas pessoas vivenciam e o trânsito caótico nas grandes metrópoles, esse percentual pode ser ainda maior.
De posse dessa informação, os especialistas alertam para o fato de que o estresse está relacionado ao surgimento de várias enfermidades entre elas: hipertensão, câncer, diabetes, depressão, psoríase, asma, entre outras. Foi constatado também que o estresse em excesso pode produzir algumas substâncias que prejudicam o sistema imunológico das pessoas afetadas pelo problema.
Conhecido desde os tempos primitivos, o estresse servia para os primeiros habitantes do planeta como um estímulo diante de algum perigo, pois o organismo produzia substâncias que os impulsionava a lutar ou fugir do risco iminente. No entanto, atualmente, deve ser controlado para que o indivíduo possa manter o equilíbrio de sua saúde.
Salete Dias