A Corrida
Um grande número de mulheres que praticam corrida, ou como atletas profissionais ou como amadoras, somente como atividade para perda de peso corporal, tem dúvidas quando ficam grávidas, questionando-se se a atividade será benéfica, tanto para elas quanto para o bebê que estão esperando.
Segundo os especialistas, a prática de corrida é permitida às gestantes que já praticavam a atividade antes de ficarem grávidas e também para as que não praticavam, porém, com algumas restrições e somente nos primeiros meses de gravidez. Vale ressaltar que alguns cuidados são necessários principalmente naquelas que correm nas pistas ao ar livre, para que elas evitem possíveis quedas.
Os profissionais orientam que, com o passar do tempo e o aumento da barriga, a prática da corrida deve ser substituída pela caminhada ou por uma hidroginástica, que são atividades de menor impacto e, portanto, mais aconselháveis para essa fase da mulher. Os profissionais alertam que caminhar com frequência pode evitar o aumento de peso corporal na gravidez, reduzindo o risco de pressão alta ou diabetes gestacional.
Salete Dias