Transtorno Bipolar do Humor

Definição

Conhecido antigamente como psicose maníaco-depressiva, o transtorno bipolar do humor se caracteriza pelas alterações cíclicas ou oscilações visíveis do humor nos indivíduos. Essas mudanças oscilam normalmente como nos estados de tristeza e alegria nos seres humanos, até alterações anormais e patológicos configurando episódios onde a pessoa fica depressiva ou em fase de mania ou hipomania, ou ainda apresentam ambos os estados.

transtorno bipolar do humor-1

Definição

De acordo com especialistas, o transtorno bipolar do humor é um desordem mental que causa grandes prejuízos na vida familiar e social do paciente causando um efeito negativo em diversas áreas de atuação da pessoa, como na vida profissional por exemplo, além do sofrimento emocional pelo qual o portador dessa enfermidade enfrenta.

Principais Causas do Transtorno Bipolar do Humor

Até o presente momento, o transtorno bipolar do humor ainda não tem uma etiologia definida, porém de acordo com pesquisadores na área de saúde mental, os fatores genéticos, os sociais, os psicológicos e os biológicos relativos aso neurotransmissores do cérebro humano, poderiam explicar como essa enfermidade é desencadeada nos seres humanos.

transtorno bipolar do humor-2

Principais Causas do Transtorno Bipolar do Humor

Os estudiosos verificaram uma forte tendência hereditária no surgimento da doença, observando assim que a genética pode ter um papel importante. Vale ressaltar que até o momento essas afirmações são apenas hipóteses científicas.

Manifestações do Transtorno Bipolar do Humor

De acordo com especialistas na área de saúde mental, essa enfermidade surge normalmente no período da adolescência, porém pode ocorrer casos de pessoas na faixa etária de quarenta e cinco à cinquenta anos, porém acima dessa idade, a ocorrência do transtorno bipolar do humor é bem rara.

transtorno bipolar do humor-3

Manifestações do Transtorno Bipolar do Humor

Características das Fases do Transtorno

De acordo com especialistas o transtorno bipolar do humor é caracterizado por várias fases. O período de mania ou euforia, a fase depressiva, a hipomania e os estados mistos.

Fase da Euforia ou Mania: Essa fase se caracteriza principalmente pelo paciente apresentar um comportamento excessivamente eufórico, exaltado, muito animado,com uma alegria exacerbada ; inquietação mental e física com agitação constante; impaciência ou irritabilidade, tentativas de fazer várias coisas ao mesmo pelo pelo aumento de energia , incapacidade de julgamento, crenças não reais sobre si próprio, acreditando ter poderes ou dons que na verdade não existe, entre outros.

Fase de Hipomania: Se caracteriza por ser um estado eufórico mais brando que não chega a trazer graves transtornos ao individuo, passando normalmente desapercebida e dura em média dois dias.

Fase de Depressão: Na fase depressiva o indivíduo apresenta perda de interesse em atividades prazerosas para ele, sentimentos de vazio interior e tristeza, irritabilidade e agitação, perda ou aumento de peso em virtude de alterações no apetite, insônia ou excesso de sono, sensação de fadiga ou cansaço, dificuldade de concentração, dores no corpo sem comprovação orgânica, pensamentos de morte e suicídio. Os especialistas informam que esses sintomas duram em média quatorze dias.
Fase Mista: No estado misto as fases maniaca e depressiva acometem o paciente alternadamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *