Diversas são as doenças que vemos hoje em dia. A maioria delas são ocasionadas devido os alimentos que comemos, devido aos locais onde frequentamos (se há muita poluição sonora, poluição do ar) e devido ao que bebemos. Algumas são ocasionadas devido alguns transtornos mentais e devido esses transtornos mentais podem levar a ingesta inadequada de alimentos causando outras doenças secundárias a doença mental. Hoje vamos falar um pouco do alcoolismo, as doenças que uma pessoa alcoólatra pode vir a ter, o que pode deixar uma pessoa que levava um estilo de vida normal ficar dependente de bebidas alcoólicas e quando alguém pode vir a ser considerado um alcoólatra.
O alcoolismo tem fator genético que auxilia e propicia uma pessoa vir a se tornar dependente de bebidas. Muitas pessoas podem beber moderadamente ou em excesso uma vez ou outra de suas vidas e não vir a se tornar dependente, mas há outras, principalmente aquelas que tem pessoas na família que são dependentes de bebida alcoólica, que facilmente passam a se tornar dependentes ao ingerir quantidades pequenas ou moderadas de bebida alcoólica. É fácil perceber também que algumas pessoas passam a se tornar dependentes após algum evento desencadeador, algum evento marcante e que deixou essa pessoa desanimada e desacreditada e essas pessoas passam a ver e a encontrar na bebida um refúgio para seus aborrecimentos e tristeza diária.
Apesar de bebida alcoólica ser uma bebida permitida no nosso país e em diversos outros, essa bebida traz alguns prejuízos que podem ser imediatos ou que podem prejudicar ao longo dos anos, por isso que há a preocupação da saúde pública com o excesso de ingestão alcoólica. O excesso de bebidas alcoólicas pode gerar a curto prazo diversos acidentes. Muitas pessoas que bebem saem com seus carros pelas ruas e por a bebida alcoólica gerar uma diminuição da atenção, além de certa brutalidade, a pessoa alcoolizada fica mais propensa a bater seu carro ou a atropelar outros indivíduos. Além disso, pessoas que ingerem muita bebida alcoólica ficam mais agressivas e estão mais propensas a se envolverem em brigas que podem expor os participantes da briga a lesão por golpe, arma branca ou arma de fogo.
Além do efeito negativo a curto prazo, o álcool em excesso pode gerar efeitos maléficos a longo prazo, pois pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool ao longo de suas vidas estão mais propensas a desenvolver doenças como a cirrose hepática, pois o álcool é metabolizado no fígado e por isso esse órgão acaba sendo o principal alvo de quem ingere muita bebida alcoólica. Além de acometer o fígado pode haver acometimento gastrointestinal, pois a bebida pode levar a lesões na mucosa do esôfago e estômago, principalmente quando o uso de álcool está associado ao uso de tabaco, aumentando a chance de inflamação nesses locais e aumentando também o risco de desenvolver câncer.
Por isso é importante se atentar se você estiver ingerindo bebidas alcoólicas várias vezes durante sua semana em quantidades exageradas e se está fazendo do uso dessa bebida um refúgio para insatisfações em sua vida pessoal.