Anorexia em Mulheres Maduras

Propagação da Enfermidade

A anorexia atualmente não é só uma doença que atinge adolescentes. A enfermidade vem se propagando e atingindo mulheres maduras com mais de 35 anos de idade, que são acometidas por um dos transtornos alimentares mais graves, que se não for tratada devidamente pode levar a pessoa à óbito.

Sintomas do Transtorno Alimentar

A anorexia nervosa pode ser diagnosticada quando as mulheres apresentam os seguintes sintomas: Imagem corporal distorcida, onde mesmo estando muito magras, elas se percebem como pessoas gordas, e os distúrbios físicos e psicológicos graves que sofrem as pessoas com a enfermidade.

Segundo psiquiatras especialistas no tratamento a doentes com problemas alimentares, nos últimos três anos, eles não consultam somente adolescentes entre treze e vinte e um anos de idade; das pacientes atendidas duas em cada dez são mulheres com mais de quarenta anos, sendo que as que tem mais de trinta, já constituem quase quarenta por cento do total dos atendimentos.

Essa situação é considerada bastante recente, faltando ainda uma literatura específica que aborde o problema de maneira mais completa, para que as pacientes sejam tratadas de forma adequada e eficiente. No Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) das mais de duzentos e oitenta pacientes internadas no ano passado, cerca de treze por cento, já tinham mais de 35 anos e devido aos distúrbios conseqüentes da anorexia pesavam em torno de vinte quilos.

Especialistas Explicam o Problema

Alguns especialistas tentam explicar porque algumas mulheres optam por não comer quase nada durante o dia inteiro, apesar da idade mais avançada. Isso se deve ao fato delas continuarem sendo expostas à padrões de beleza que sugerem que a magreza é a perfeição. As propagandas feitas são voltadas para um tipo de moda que independe da faixa etária que a mulher esteja, onde as mais maduras às vezes, não cabem mais nas roupas que são exibidas como modernas.

Segundo um estudo apresentado na Espanha no ano passado, ficou evidente para os congressistas que participaram do evento, que até mesmo senhoras mais velhas são vulneráveis a apresentarem anorexia nervosa. Nos serviços de saúde desse país, foi apurado casos de pacientes maiores de sessenta anos, sendo que o atendimento para essa faixa etária já tinha passado de 1,5 por cento para 5 por cento do total do tratamento a essas mulheres.

Fatores que Causam Anorexia

Segundo especialistas, o avanço da doença pode ser explicado pelo fato das mulheres maduras serem pressionadas de certa forma, por uma sociedade que cultua o mito da beleza e juventude, e ao se defrontarem com o espelho e perceberem que seu manequim aumentou de tamanho, que no trabalho as colegas são mais jovens,e como se não bastasse os desequilíbrios hormonais da menopausa comuns nessa fase, além de algum problema de saúde que ela tiver, e que seja necessário fazer uso de alguma medicação que possa causar aumento de peso, fazendo-a engordar.

No entanto, não é somente a insatisfação com o corpo que provoca a enfermidade em mulheres maduras, às vezes o divórcio, a falta dos filhos ou parar de trabalhar podem causar uma sensação de vazio e produzir a anorexia.

Dificuldade do Tratamento

De acordo com médicos especialistas, as mulheres maduras além da restrição alimentar a que se submetem, também tentam mudar a forma física através de cirurgias plásticas, muitas vezes chegando aos consultórios, com distúrbios emocionais, querendo que o cirurgião faça o impossível para seu tipo físico e faixa etária. Eles alertam para os perigos que a anorexia pode trazer, e a dificuldade para o tratamento, pois além da magreza excessiva, há o risco de fraturas por osteoporoses e finalmente o óbito.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *