Úlcera de Estômago Pode Virar Câncer?

Até algum tempo atrás acreditava-se que a úlcera péptica era causada devido a um desequilíbrio na produção de ácido do estômago e a proteção que há na mucosa do estômago, mas há algum tempo foi provado que o início da úlcera não é devido a um desequílibrio mas devido uma bactéria chamada Helicobacter pylori, ou, mais conhecida, H. pylori.

A úlcera acomete cerca de 20% da população de todo o mundo e pode ocorrer no estômago ou no duodeno. Geralmente ocorre apenas uma ferida e ela apresenta redonda ou em forma oval. A úlcera no estômago pode ser causada por diversas causas, como devido a infecção pelo H. pylori, que ocorre na maioria dos casos, como já citado acima, ou por uso de anti-inflamatórios não esteroidais, sendo essa a segunda causa mais comum, mas pode ser devido a outras causas também que são mais raras, como síndrome de zollinger-Ellison, doenças de Crohn, tuberculose, sífilis, herpes simples, citomegalovírus, dentre outros.

Pessoas que possuem úlcera gástrica geralmente tem sintomas de dor na região correspondente ao estômago, a dor é em queimação e aparece sempre em horários parecidos. Muitos relatam que a dor aparece sempre cerca de 2 a 3 horas após comerem e também de noite e para a dor se consome algum alimento que é alcalino. Às vezes a dor aparece por vários dias e semanas e depois some por semanas ou meses e volta a reaparecer depois de um bom tempo, podendo reaparecer somente após anos.

Ao ir no médico irá se suspeitar de úlcera devido aos sintomas, mas para confirmar sua ocorrência deverá realizar um exame chamado endoscopia digestiva alta para verificar a aparência local e para realizar biópsias, se caso for necessário. Ao encontrar úlcera deverá se verificar sua causa para poder tratar. Se a causa da úlcera péptica for devido ao H. pylori o tratamento será com antibiótico para se livrar dessa bactéria e assim tratar a úlcera. Mas a maioria das causas é devido ao H. pylori, assim é receitado citrato de ranitidina bismuto junto com outros dois antibacterianos por cerca de 10 dias.

Úlcera Péptica E Câncer

Em pesquisas viu que pessoas que são infectadas pelo H. pylori e desenvolvem a úlcera péptica, cerca de 1% delas que evoluem para câncer no estômago. Não é apenas devido a infecção por essa bactéria que pode se desenvolver câncer no estômago, há outros fatores que contribuem para isso, como devido a fatores genéticos (se já há casos na família há maior propensão a ter câncer de estômago se estiver associado a outros fatores), o consumo inadequado de alimentos também pode levar a câncer de estômago (como excesso de sal, alimentos defumados e baixa ingestão de frutas, fibras e vegetais), e também o uso excessivo de substâncias tóxicas como o tabaco.

Não só o H. pylori, mas qualquer situação em que há um processo inflamatório que dura muito tempo, há o risco de se desenvolver uma ferida com lesão irreversível que pode acabar levando ao aparecimento de um tumor, portanto uma úlcera gástrica pode levar ao seu aparecimento se caso não for tratada.

Os sintomas iniciais de câncer muitas vezes não são perceptíveis, dificultando o seu diagnóstico e tratamento precoce, após certo tempo apresentam perda abrupta de peso, dor na barriga, náuseas, vômitos, perda da vontade de se alimentar, dentre outros. Na suspeita de câncer de estômago o médico solicita exame, que é o mesmo para verificar úlcera péptica, a endoscopia digestiva alta com biópsia. O tratamento do câncer de estômago dependerá o estágio em que esse se encontra, se for de estágio 0 deverá ser realizado uma cirurgia para retirada da região acometida, mas não é necessário a realização de quimioterapia ou radioterapia, já em estágios mais avançados pode ser necessário quimioterapia e radioterapia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *