Quais As Sequelas Que A Dengue Deixa?

Dengue

Infelizmente aqui no Brasil, uma das doenças mais recorrentes é a dengue, essa doença se espalhou pelo país principalmente na última década, chegando a ter um grande pico de infectados e de mortes. Nós nos últimos anos já ficamos tão acostumados a ouvir falar sobre a dengue, que acabamos achando que é algo normal, uma doença simples, mas acontece que a dengue pode ter sintomas muito sérios, além de muitas complicações.

Os casos de dengue ocorrem principalmente nos meses de verão, quando há uma maior circulação e reprodução do mosquito Aedes aegypti, esse mosquito não transmite somente a dengue, mas também outras doenças tal como a febre amarela urbana, esse mosquito se reproduz em locais de água parada, esse é um dos seus principais locais de ocorrência, as pequenas ou grandes poças de águas que ficam espalhadas pelo quintal.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

O aedes aegypti é também conhecido como um mosquito vetor e armazenador de um arbo vírus, esse tipo de vírus são aqueles que são transmitidos por picadas de insetos, que no caso da dengue é através do mosquito aedes (inseto). Vale ainda salientar que a dengue pode ser dividida em quatro tipos diferentes, ou melhor, em 4 sorotipos, cada um deles tem o seu próprio grau de intensidade e os seus diferentes tipos de complicações, agravantes e sequelas, mas o labo bom que se pode tirar disso, é que uma vez que você pegue algum desses tipos, estudos científicos indicam que você adquire imunidade ao tipo de dengue o qual você foi acometido.

A maior ocorrência de aedes aegypti é nos meses de verão, consequentemente são os meses onde ocorrem mais casos de dengue, isso acontece porque nos meses do verão brasileiro ocorrem mais chuvas, pois por aqui a estação chuvosa é o verão, sendo assim há uma maior probabilidade de haver acumulo de água nos mais diversos locais, mas não se engane a dengue pode ocorrer ao longo do ano todo, o verão é apenas mais provável por causa da água das chuvas.

A dengue não tem uma idade para acontecer, a doença pode atingir pessoas das mais variadas faixas etárias, os sintomas também aparecem independentemente da idade, o que acontece é que algumas pessoas podem ter fatores que complicam o quadro da doença, esses fatores são a pre existência de doenças crônicas, tal como a diabetes ou a hipertensão arterial, além disso pacientes que são mais idosos, infelizmente são mais propensos a desenvolver sintomas mais fortes e complicações da doença.

É importante ressaltar, no entanto, que apesar da predisposição a complicações, acontecerem em pessoas de maior idade e com doenças crônicas pre existentes, esses sintomas também podem acontecer em outras circunstancias, a morte por dengue por exemplo, pode acontecer em qualquer idade, dependendo da gravidade da doença que foi contraída.

Sintomas

Sintomas da Dengue

Sintomas da Dengue

Vamos agora ressaltar quais são os sintomas que você pode ter em caso de contrair a dengue, entre eles estão febre bem alta, normalmente acima dos 38,5 graus, a ocorrência de muitas dores musculares, elas podem ser bem intensas e constantes, dor ao movimentar os olhos, ou dor atrás dos olhos, mal estar geral, falta de apetite, dores de cabeça que podem ser muito fortes e ainda podem aparecer algumas manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Por outro lado, há alguns casos de dengue que podem ser do tipo assintomáticos, ou seja, nesses casos as pessoas não apresentam nenhum dos sintomas normais em casos de dengue, é muita sorte, pois assim elas se tornam imunes sem que precisem passar pelos problemas e dores que algumas pessoas que contraem dengue têm de passar.

Quando de fato há sintomas, geralmente o primeiro que aparece é a febre, que vem bem alta, por volta dos 39 graus, mas não é raro casos de dengue que começam com uma febre de 40 graus, em todos os casos vá imediatamente ao hospital ou unidade de saúde mais próxima. O período de duração de um caso de dengue varia entre o tempo de 2 dias a até 10 dias, em alguns casos mais graves pode acontecer também náuseas e vômitos como alguns dos sintomas.

Nos sorotipos mais graves de dengue, há sintomas graves e complicados, como dor constante e intensa na região abdominal, vômitos que são de regime constante, além de que podem acontecer também sangramentos em regiões das mucosas corporais, além de que hemorragias também podem acontecer, um outro sintoma que é observado em laboratório é a queda das plaquetas do sangue. Uma das grandes complicações da dengue é a perda de uma grande quantidade de sangue, que se configura em quantidades próximas a 1 litro.

Quais São as Sequelas Que Podem Acontecer Por Causa Da Dengue?

Há alguns problemas muito sérios e graves que podem ser ocasionados por causa da dengue, como dito anteriormente uma das grandes complicações da dengue é a perda de sangue, nesse caso se ocorre a perda de 1 litro, pode vir a acontecer o que é conhecido como choque hemorrágico, que é caracterizado pela perda de capacidade do coração de bombear sangue para o resto do corpo, isso acontece quando a perda de sangue é em um espaço de tempo curto e de maneira acelerada.

Uma outra sequela da dengue pode ser o desenvolvimento da chamada Síndrome de Gulliain Barre, que em geral é causada por uma infecção que tenha ocorrido anteriormente, e que constitui um mau funcionamento do sistema auto imune do corpo, por isso se caracteriza como sendo uma doença auto imune, nos casos dessa síndrome o próprio sistema imunológico da pessoa acaba por atacar o sistema nervoso dela, dessa forma comprometendo o funcionamento de outras partes e funções corporais.

Sequelas da Dengue

Sequelas da Dengue

A encefalite também pode ser causada por complicações com a dengue, tal como outras doenças, problemas ou situações neurológicas, as quais podem causar danos irreversíveis, essas complicações geralmente acontecem nos casos mais graves da doença, quando a pessoa já conta com algum problema anterior de saúde, ou quando ela tem os fatores citados acima que complicam os casos de dengue.

É importante lembrar que a prevenção da dengue não deve acontecer somente no verão, os ovos do mosquito vetor da dengue, podem ficar esperando até um ano para que fiquem em local com água, para então se desenvolverem, portanto, durante o ano todo deve ser evitada a ocorrência de água parada, a dengue é uma luta de todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *