Dermatose Ocupacional: Doença Relacionada ao Trabalho

Dermatose é um termo usado para qualquer inflamação da pele. Quando se está com uma inflamação, a pele fica avermelhada e, na maior parte das vezes, surgem coceira e carocinhos. É quando dizem que a pele está ‘empelotada’ em jargão popular. A pele pode ficar grossa e muitas vezes rachada.

Muitas pessoas sofrem de doenças da pele e acreditam serem normais, mas é preciso uma investigação mais profunda, pois pode ser uma doença de pele relacionada com o trabalho, a quql chamamos dermatose ocupacional.

O Que É a Dermatite Ocupacional?

Dermatose ocupacional é uma doença de pele causada por entrar em contato com determinadas substâncias no local de trabalho que lhe são nocivas. É, portanto, denominado uma dermatite de contato em que é preciso tocar para se pegar esta doença.

A dermatite de contato é a doença mais comum relacionada com o trabalho no mundo. No Brasil, os números de casos registrados são enormes. Ele pode ter consequências de longo prazo para a saúde dos trabalhadores e, em casos extremos, dificultar a sua capacidade de continuar trabalhando. Pesquisas indicam que 10 anos após se pegar uma dermatite de contato, até 50% dos doentes ainda podem desenvolver problemas de pele.

A dermatose ocupacional ou dermatite de contato traz para o trabalhador gastos financeiros para um tratamento médico contínuo, ausência do local trabalhos e ainda outros custos como dor e sofrimento aos trabalhadores atingidos. Em muitos casos pode ser totalmente evitada por medidas simples de baixo custo.

Como Se Pega Uma Dermatose Ocupacional?

A camada exterior de pele é chamada de epiderme. Esta é formada por novas células constantemente surgidas. A pele se renova a cada dois meses e formam a cama protetora da pele camada córnea que é constantemente desgastada por contato. A Dermatose ocupacional surge quando a taxa de danos ou desgaste a camada superior da pele supera o período de dois meses de renovação da mesma.

no images were found

Dermatose Ocupacional de Irritação

Há dois tipos de dermatose ocupacional: irritação e alérgica. A do tipo irritação deve haver um contato com uma substância que danifica a pele que pode estar no local de trabalho, mas que ninguém saiba. A dermatose ocupacional do tipo irritação corresponde a 80% de todos os casos e os demais são do tipo alérgica.

Existem muitos produtos que podem ser a causa de uma dermatose ocupacional como, por exemplo, irritação com detergentes, sabonetes e sabão em pó. Há também o uso de solventes em indústrias que podem remover a camada de proteção da pele, assim deixando o tecido exposto à doença. Danos físicos como atrito, pequenos cortes e escoriações também podem danificar a camada protetora da pele e permitir o acesso às substâncias.

Temos ainda como substâncias que causam a dermatose ocupacional irritacional os ácidos ou bases usados em laboratórios químicos ou na fabricação de produtos. Nestes casos, a irritação parece muito com uma queimadura química. Ela vai se formar como uma erosão através da queima das camadas externas de proteção da pele. Os locais mais comuns que tais irritações ocorrem são nos braços e no rosto.

no images were found

A Dermatose Ocupacional Alérgica

É a famosa alergia que muitas possuem, mas nem sempre investigam. Neste caso, a substância provoca no trabalhador a dermatose ocupacional por meio de uma reação alérgica após o contato inicial. O tipo de doença em questão é conhecido como alérgica do tipo IV ou hipersensibilidade retardada.

Nem todo mundo nasce com alergias, na maior parte dos casos ela é adquirida. Elas podem ser ao primeiro contato, mas algumas pessoas podem não ser alérgicas a uma substância imediatamente no primeiro momento e desenvolver a irritação com o tempo. O tempo entre o contato e o desenvolvimento de uma alergia pode variar de dias a meses ou até mesmo anos.

O risco de se tornar alérgico depende de vários fatores, como a natureza da substância. Substância com uma maior probabilidade de causar alergia é conhecido como um agente sensibilizador da pele. Pode ainda variar de acordo com a natureza do contato. A exposição repetida da pele pode causar a alergia. E ainda o fator individual: algumas pessoas são particularmente mais vulneráveis a desenvolver dermatose ocupacional alérgica que outras.

Como Evitar a Dermatose Ocupacional

A responsabilidade na dermatose ocupacional é do empregador. Este deve oferecer um ambiente de trabalho seguro, no qual a exposição a substâncias que podem causar dermatite é impedido ou controlado. O empregador deve ter ou fornecer o seguinte:

Para os dois tipos de dermatose ocupacional é preciso ter uma prevenção ou, pelo menos, minimizar o contato da pele a substância que lhe cause alergia. Se é preciso  tocar no mesmo material todos os dias, algumas medidas podem ajudar como: lavar, secar e aplicar cremes para as mãos.

A maneira mais eficaz de prevenir a dermatose ocupacional é reduzir o contato da pele com a substância perigosa e a maneira mais fácil de fazer isso é não tocar. É preciso que nas empresas se tinha um número suficiente de lavatórios de mãos com água quente e fria em execução de ambos, produtos de limpeza de mão, instalações de secagem e cremes para as mãos. O uso de cremes emolientes de mão após a lavagem pode ajudar bastante a evitar diversas doenças que se pegam nas mãos.

Cuide - Se

Cuide – Se

O uso de proteção individual é importante. É preciso que se faça o uso de luvas e roupas especiais para evitar o contato direto da pele com a substância perigosa. Luvas são úteis, mas cuidado em sua seleção é vital. A luva oferece proteção contra todos os produtos químicos e os cuidados devem ser tomados para que uma luva apropriada seja escolhida.

Os funcionários que estão propensos a trabalhar e serem expostos a substâncias que causam dermatose ocupacional precisam saber dos ricos. Sempre em uma empresa, um questionário de saúde pré-emprego deve ser preenchido por todos aqueles que vão para trabalhar com substâncias que podem causar dermatite. Pode haver limitações em empregar uma pessoa que atualmente sofre de doenças na pele.

A avaliação inicial de saúde pode ser realizada por um profissional de saúde, mas a decisão sobre se um indivíduo é adequado para um determinado cargo é normalmente feita por um médico, de preferência com qualificações em medicina do trabalho. A dermatose ocupacional pode ser considerada uma deficiência e as obrigações decorrentes da legislação de igualdade devem ser consideradas como aptidão para o emprego.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *