Exames que Causam Pânico nas Pessoas

Síndrome do Pânico

Exames que Causam Pânico nas Pessoas

Exames que Causam Pânico nas Pessoas

Pessoas portadoras de síndrome do pânico, claustrofobia ou outros transtornos emocionais, as vêzes não conseguem realizar procedimentos médicos ou exames importantes para sua saúde, devido ao medo que possuem de certos tipos de equipamentos.

Aparelhos que Causam Pânico

Os sintomas típicos de pânico acometem às pessoas quando tem que passar por exames em aparelhos modernos de resssonância magnética ,ou tomografia, por exemplo.

Embora a colaboração que esses aparelhos oferecem à medicina, de acordo com profissionais especializados, cerca de cinco por cento de pacientes que precisam realizam esses procedimentos apresentam os sintomas da Síndrome, sendo que a ressonância é a mais temida pelas pessoas, pelo barulho que o equipamento faz na hora da realização do exame, e pelo formato de túnel, onde as pessoas tem de ficar paradas, estimulando o medo em indivíduos que sofrem de claustrofobia.

Devido a esse desconforto causado pelo aparelho, os responsáveis por sua tecnologia, conseguiram diminuir o barulho, e também deixaram o túnel mais arejado e menor. Quando o procedimento é feito em hospitais, alguns costumam também tentar reduzir a ansiedade dos pacientes, colocando as máquinas em ambientes agradáveis, tentando evitar a sedação da pessoa, e oferecendo até música ambiente, para que ela relaxe e consiga fazer o exame, sem precisar de anestesia.

A média de ressonância em laboratórios e hospitais, é de no máximo cinco com anestesia geral por semana, que exige para isso, a presença de um anestesista, para evitar possíveis riscos à saúde do paciente, que tem de se recuperar após a realização do exame.

Aparelhos de Punção

Equipamentos

Equipamentos

Equipamentos que são utilizados para a realização de exames de punção, costumam provocar medo em algumas pessoas. Segundo especialistas, não há necessidade de sedação do paciente para retirar o líquor, já que a picada da agulha é dolorida, mas o procedimento costuma ser bem rápido. Nesse caso, um trabalho emocional deve ser feito por um psicólogo, para acalmar e dimunuir a ansiedade da pessoa. Os pacientes geralmente tem medo do resultado desse exame também. Se o indivíduo estiver muito inquieto, alguns profissionais podem utilizar anestésicos utópicos.

Como se Processa a Fobia

Em geral, o organismo humano reage aos estímulos cerebrais, fazendo com que os pensamentos despertem, sendo alimentados pela ansiedade, provocando os sinais do pânico.

Para alguns especialistas, técnicas comportamentais podem estabilizar a ansiedade da pesssoa, e diminuir a importância, a carga dramática, que o paciente dá aquela situação.Determinados estudos comprovam os efeitos e capacidade dos exercícios verbalizados,sendo possível conseguir um resultado em áreas cerebrais, principalmente do sistema límbico, que está associado às fobias.

Segundo psicanalistas, acompanhamentos terapêuticos por um período de dois meses com duas consultas semanais, podem ser efcientes para o enfrentamento do problema, e consequente controle da fobia. O processo é bem simples, a cada sessão, o terapeuta aproxima o objeto ou a situação de receio do paciente, controlando seu nível de ansiedade. Essa técnica é mais recomendada para a reduzir a dificuldade dos indivíduos em lidarem com certos medos, ou quando forem realizar algum exame.

Técnica de Hipnose

Tipo

Tipo

Um dos principais princípios dessa da técnica de hipnose é transmitir, através da indução de pensamentos, conforto e tranquilidade ao paciente. Com ela a pesso é induzida de uma convicção, por isso é necssário um profissional especializado e ético, para realizar tal procedimento, apesar da segurança do método. Para a realização do exame de ressonância magnética, essa técnica ja vem sendo usada cerca de dois anos por um hospital paulista.

Segundo o especialista adepto ao uso da hipnose, o sucesso delaé de noventa por cento dos casos. Quando é necessário o uso da câmara hiperbárica os resultados são melhores ainda, já que o equipamento não permite a sedação do paciente, pois é um tipo de cápsula de oxigênio, muito utilizado para tratar infecções por bactérias bastante agressivas ao organismo humano.

Nesse procedimento, o paciente recebe o oxigênio dentro da própria máquina. Os indivíduos claustrofóbicos, antes da hipnose, não tinham como ter acesso a esse tipo de tratamento pois a câmara é totalmente fechada e pequena, o que assusta os portadores de fobia. Os profissionais estão otimistas com os resultados,que de acordo com eles foi um sucesso, em todos os pacientes.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *