Psoríase

A psoríase é uma doença de pele, genética, multigênica, incurável e não contagiosa. Ataca a pele, não havendo casos do comprometimento de outros órgãos, em alguns casos a artrite também está associada.

A doença atinge por iguais homens e mulheres, aparecendo precocemente nas mulheres. Os sintomas aparecem entre os 20 e 50 anos. Em 15% dos casos antes dos dez anos de idade. Atinge, em sua grande maioria, pessoas de pele branca. Negros e asiáticos os casos são muito raros e não havendo registros da doença em esquimós.

Sintomas

Existem vários tipos de psoríase, como psoríase invertida, psoríase vulgar, psoríase em placas, psoríase em gotas, psoríase pustulosa, psoríase palmo-plantar, psoríase artropática e psoríase eritrodemia.

Cada tipo de psoríase possui uma característica diferente, aparecendo em forma de lesões em partes do corpo. Mas geralmente ocorrem entre palmas das mãos, cotovelos e nas solas dos pés.

Lesões avermelhadas e descamativas, são características da psoríase vulgar, geralmente aparecem nos cotovelos, palmas das mãos, couro cabeludo, solas dos pés e joelhos. A psoríase eritrodemia é uma dos piores tipos da doença, causa lesões em 75% do corpo ou mais.

Diagnostico

Para tratar a psoríase, antes, é preciso que seja diagnosticado primeiro. Para isso o paciente deve escolher bem o médico que vai se consultar, para que não seja tratado como se fosse outra doença, como ocorre com várias pessoas.

È uma doença que, por muitas vezes, é confundida com outras, devido seus sintomas serem parecidos. A Artrite psoriática, um dos tipos da doença, é diagnosticadas em muitos casos como gota, devido os sintomas serem parecidos, articulações inflamadas e doloridas, dificultam o trabalho dos médicos.

Um reumatologista competente realiza um estudo do histórico de doenças da pessoa e dos familiares, por ser uma doença hereditária. Alguns exames laboratoriais também ajudam no processo de investigação. Em casos mais graves é preciso à biópsia de pele.

Tratamento

O Paciente deve ser instruído pelos médicos sobre o quadro geral da doença, de que cada tratamento é individual, devido aos diferentes casos. Informar sobre os fatores desencadeadores como o estresse, exposição prolongada ao sol e algumas doenças.

Os casos da doença variam e suas formas de tratamento também, a escolha do médico irá depender do tipo de psoríase, o estágio da doença e a reação do paciente a diferentes tipos de tratamento.

Os Mais Usados São:

Para os casos mais moderados, cerca de 80%, são controlados com medicamentos de aplicação loca (cremes), chamado tratamento tópico; Em casos mais graves é preciso o uso de medicamentos de uso oral ou injeções, chamado tratamento sistêmico.

O lado psicológico também deve ser observado pelo médico, pois a doença ataca a pele, isso afeta a forma que a pessoa se vê, assim perdendo a autoconfiança e desestimulando o convívio social. Os familiares devem dar afeto e carinho para que essa pessoa não desista do tratamento.

Por Matheus Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *