Estar bem alimentado é sinal de qualidade de vida e prevenção de doenças. Contudo, muitos adultos são diagnosticados com índice glicêmico elevado. Ou seja, essa condição é a quantidade de açúcar no sangue maior que o normal. Ainda assim, não é considerada uma doença.
De qualquer forma, a indicação médica é fazer dietas balanceadas para essa glicose baixar e não desenvolver a chamada diabetes. Além disso, é essencial a prática de exercícios para ajudar a baixar esse nível de açúcar no sangue a níveis mais seguros.
Para melhorar seus conhecimentos sobre quais os alimentos que fazem baixar a glicose, venha conosco. Afinal, vamos trazer informações e dicas para você fazer isso naturalmente. Afinal, são pequenas mudanças nos hábitos alimentares e diários que contribuem para uma melhora efetiva na sua qualidade de vida.
O Que Aumenta o Índice de Glicose no Sangue?
Para estender melhor as formas de combate aos altos índices glicêmicos no sangue, você precisa primeiro entender as razões que eles podem se alterar. Em geral, essa glicose vem dos alimentos, ainda mais dos carboidratos. Ou seja, qualquer alimento rico em carboidrato afeta seus níveis de açúcar no sangue.
Isso porque na digestão, os carboidratos se transformam em açúcar. Aliás, por meio de um hormônio chamado insulina, esse açúcar entra nas células do corpo para geraram energia. Assim, fica claro que glicose é vital para nós, embora seu excesso cause danos.
Quais os Problemas da Glicose Alta?
Em primeiro lugar, índices altos de açúcar no sangue podem gerar casos de diabetes tipo 2. Vale lembrar que ela é crônica e não há formas de você baixáa-la naturalmente. Para isso, apenas com o uso de remédios. Enfim, glicose alta pode causar sintomas e problemas como:
- Colesterol alto;
- Amputações;
- Pressão alta;
- Acidente vascular cerebral;
- Doenças cardíacas;
- Cegueira;
- Doenças renais.
Quais Alimentos Ajudam a Baixar a Glicose?
Naturalmente, você pode já viu que fazer isso. Além de muitas alternativas, confira abaixo algumas dicas preciosas de alimentação para você colocar no seu dia a dia.
Adicionar Vegetais sem Amido na Dieta
Aqui, a receita é preencher metade do seu prato com vegetais sem amido. Afinal, todos os vegetais são excelente fonte nutrição por terem poucas calorias.
Contudo, para baixar a glicose você precisa optar por vegetais com pouco ou sem amido. Na lista, inclua os seguintes na sua dieta:
- Vagem;
- Alho;
- Pepino;
- Abobrinha;
- Ervilha;
- Folhas verdes;
- Aspargos;
- Cebola;
- Pimentas.
Alimentos Ricos Em Fibras
Outra dica é saber que baixar o açúcar no sangue também depende da ingestão de fibras. Até porque elas são fáceis de serem digeridas e são encontradas em vegetais e frutas. Ainda assim, procure variar nas porções.
Ou seja, para obter fibra suficiente, adicione saladas à refeição. Afinal, elas permitem combinar altas quantidades de fibras. Sem contar que fibras solúveis também têm ótima atuação na digestão.
Dicas Para Baixar a Glicose Sanguínea
Além dos vegetais, veja como a glicose pode ser controlada no organismo a partir de outras dicas simples e até caseiras.
Fique Atento às Bebidas
Se você ainda não sabia, muitas calorias entram no seu corpo por meio das bebidas. Até porque muitas delas tendem a estar cheias de açúcar e sem nutriente essencial algum. Neste caso, citamos as seguintes:
- Chá;
- Isotônico;
- Refrigerante;
- Café;
- Suco.
De qualquer forma, indicamos que você comece o dia com uma bebida sem açúcar. Além do mais, analise que leite você ingere. Se preferir, opte ainda por água ou chá diet no almoço. Enfim, sempre que possível opte por bebidas sem calorias e sem açúcar, durante as refeições.
Melhore as Noites de Sono
Todo muito sabe, mas poucos colocam em prática. Quer dizer, dormir pouco e ter noites mal dormidas vão afetar seus hormônios. Entre eles, a insulina.
Além disso, essa falta de sono também pode aumentar o apetite, o que garante maior acúmulo de gordura e mais açúcar no sangue. Nestes casos, o mais indicado é procurar fazer exercícios e procurar ajuda médica.
Invista Em Medicinas Alternativas
Claro que existem terapias alternativas que podem ajudar. Afinal, elas podem ajudar a baixar a glicose naturalmente.
Contudo, saiba que alguns tratamentos alternativos podem agir de forma muito específica e caso a caso. Para tanto, procure acompanhamento médico e não tenha medo de ir além do convencional.
Reduza os Níveis de Estresse
Segundo estudos, o estresse pode aumentar níveis de açúcar no sangue. Além do mais, ele também pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Ou seja, para manter o corpo em dia e reduzir o índice glicêmico, evite o estresse de maneiras saudáveis.
Para tanto, siga essas técnicas:
- Ouça música suave;
- Respire lenta e profundamente cinco vezes;
- Converse com um amigo, conselheiro ou médico;
- Durma oito horas por noite;
- Faça alongamentos simples ou poses de ioga;
- Tire um tempo para fazer algo que goste;
- Abrace sempre seus familiares, filhos ou animal de estimação;
- Dedique mais tempo a hobbies.
Equilibre Quantidades e Horários das Refeições
Conforme é sábio, um melhor controle de açúcar no sangue segue como base ter refeições em quantidades de carboidratos adequadas e horários regulares. Assim, você gera nutrientes e energia para manter um metabolismo sob controle.
Pois uma variação severa desses fatores vai dificultar a produção de açúcar, causando picos perigosos as substancia.
Equilibre a Ingestão de Calorias
Assim como os carboidratos, harmonize a gestão de calorias. Afinal, seu excesso também piora a administração de insulina no organismo e ainda impede que as taxas de açúcar no sangue fiquem elevadas.
Para tanto, esse controle pode ser feito com um nutricionista. Ainda mais se você estiver acostumado a se alimentar fora de casa.
Faça Exercícios Regularmente
Com certeza, essa prática já é mais do que certa para manter a glicose sanguínea sob controle. Ainda assim, pesquisas indicam que apenas meia hora minutos de atividade aeróbica diariamente já ajuda a baixar a glicose no sangue.
Além do mais, especialistas garantem que exercícios físicos são vitais para pessoas com alto teor glicêmico e defasagem de insulina. Enfim, veja seguir alguns benefícios da prática esportiva para você:
- Reduz os níveis de açúcar no sangue;
- Diminui a pressão arterial;
- Aumenta a energia e a sensação de bem-estar;
- Diminui o colesterol total;
- Reduz triglicérides;
- Aumenta o bom colesterol;
- Aumenta força, resistência e a flexibilidade;
- Ajuda a perder peso.
Invista nos Lanches Prontos
Enfim, para ajudar você a manter o açúcar sanguíneo sob controle, saiba que é possível manter sua regularidade ao ingerir alimentos fora de casa. Até porque o grande consumo de alimentos tipo fast-foodvai aumentar os níveis de açúcar no sangue.