Quantas Vezes A Pessoa Pode Pegar Dengue?

A dengue é uma doença que infelizmente fez parte do cotidiano de grande parte da população mundial, principalmente no Brasil, e diversas dúvidas acabam surgindo sobre o desenvolvimento da esma em nosso organismo, seja por seus sintomas, seu tempo de duração, e também a duvida referente a quantas vezes você poderá acabar adquirindo essa doença em sua vida.

Bom, hoje iremos aprender um pouco mais então sobre as principais causas dessa doença  e outras informações que podem ser consideradas interessantes sobre seu desenvolvimento.

O Que É A Dengue

A dengue é uma doença considerada do tipo febril e que é causada a partir de um arbovírus. Esse tipo de vírus é transmitido de uma forma muito peculiar, ou seja, por meio da picada de alguns tipos de inseto, sendo o principal deles um dos inseto mais existentes no mundo, o mosquito.

Hoje, existem diagnosticados quatro diferentes tipos dessa doença que são classificadas como tipo 1,2,3, e 4. Cada pessoa acaba ficando suscetível ao processo de adquirir os quatro diferentes tipos de vídeo, mas durante o processo de aquisição de outros tipos do vírus, o paciente irá automaticamente se tornar imune do mesmo.

Para se ter uma ideia, se um indivíduo adquirir uma dengue com o vírus do tipo 1, ele poderá ainda ser infectado pela dengue do tipo 2,3, e 4, mas não pelo vírus 1 novamente, já que seu corpo poderá estará imunizado dessa classificação do vírus.

O principal transmissor dessa doença é o mosquito chamado de aedes aegypti, e o mesmo acaba necessitando muito de água para que possa se reproduzir e também se desenvolver em sua fase ovular.

Por conta desse fator, é quase automático perceber que os casos de contaminação da dengue apresentam um crescimento muito interessante em meados da época de chuva no país, onde a quantidade de água disponível é alta. O problema se encontra então nos períodos chuvosos de cada região, que se apresentam de forma diferente, fazendo então com que haja surtos de contaminação da doença em todas as fases do ano, já que cada região é considerada atingida pela chuva em uma parte do ano, de forma mais forte.

Por se tratar então, de um mosquito que apresenta grande chance de reprodução na água, as recomendações para que você não seja contaminados são claras, mantenha sempre o ambiente onde você vive higienizado, sem que haja água parada  em diversos locais. Uma informação muito importante sobre a dengue e por diversas vezes pode ser considerada inexistente por grande parte da população é que os ovos desse mosquito podem sobreviver por um grande período, cerca de um ano ou até um pouco mais, até que encontrem água para que possam se desenvolver.

Quais São Os Sintomas Da Dengue?

Os sintomas da dengue são clássicos, e geralmente acabam se apresentando todos de uma vez, fazendo então com que o diagnóstico da doença possa ser realizado de forma muito fácil.

O principal sintoma dessa doença é a elevação da temperatura do corpo do indivíduo, mais conhecida como febre. Geralmente, as temperaturas de uma pessoa que apresenta um quadro de desenvolvimento dessa doença, pode chegar a cerca de 38,5 graus.

Além disso, as dores no corpo também são consideradas intensas, devido a atrofia de alguns músculos, principalmente na região da junta. A dor nos olhos pode também se apresentar nesse quadro, e principalmente quando você o movimentar.

Sintomas da Dengue

Sintomas da Dengue

Outros sintomas como a falta de apetite, o mal estar durante alguns dias e também a própria dor de cabeça, podem ser considerados um dos principais sintomas dessa doença.

Porém, existem casos onde o paciente poderá desenvolver os sintomas de formas mais leves, ou até mesmo não apresentar nenhum tipo deles, o que é considerado o caso das pessoas consideradas assintomáticas nessa doença.

Esse é considerado um grande problema, já que pessoas que não apresentam o sintomas da doença, podem acabar subestimando a sua capacidade de danificar seu organismo, assim como, não realizar a processo de diagnóstico, até que a situação fique muito mais crítica, colocando em risco a sua própria saúde, e podendo levar o mesmo até a morte.

Quantas Vezes Posso Adquirir Dengue?

Como já citado, a dengue pode oferecer um processo de aquisição de quatro vezes no corpo de um indivíduo, e esse processo acontece de forma exclusiva a mutação existente no vírus da doença.

Para se tornar um processo mais claro, é possível perceber que o organismo humano desempenha uma capacidade de tornar certos tipos de vírus inofensivos para a saúde do corpo humano, e esse tipo de processo acontece quando o indivíduo é infectado pelo vírus. No processo de infecção por meio do mesmo, os anticorpos do paciente podem se tornar mais fortes contra esse mesmo tipo de vírus, fazendo então com que o organismo já entenda qual será a maneira correta de combater o mesmo, e como ele irá desempenhar esse papel.

Assim, quando o vírus entrar novamente em contato com o corpo humano, os anticorpos estarão prontos para combater o mesmo, fazendo então com que ele não desenvolva nenhum tipo de doença no organismo do indivíduo.

As Mutações Do Vírus Da Dengue

O problema se encontra porém nas mutações que acontecem no vírus, em que levam então a um diferente tipo de genoma, que não será reconhecido pelo corpo, mesmo que já infectado uma vez.

Esse tipo de situação na mutação do vírus ocorre por diversos fatores, e um deles é visto como uma própria defesa do vírus, que irá modificar alguns de seus componentes, para que possam se reproduzir no corpo humano.

Esse tipo de mutação então, gerou outro tipos de vírus da dengue, chamados de vírus 2,3, e 4. Cada um desses vírus se modificou para que pudesse novamente infectar um corpo humano, e assim, se tornou possível adquirir a dengue mais do que uma vez.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Hoje, 4 tipos de vírus referentes a essa doença são conhecidos, e é possível então acabar se tornando alvo quatro vezes da mesma doença. Porém, existem alguns casos que apontam que cada nova aquisição da dengue, poderá trazer problemas mais graves para sua saúde, assim como aumentar o grau de tratamento e efeitos colaterais da doença.

Diversas pessoas que já foram infectadas mais de uma vez, afirmam que os sintomas se apresentam cada vez mais fortes em seu organismo, levando então a um processo de combate do vírus de forma necessária.

Existem diversos tipos de campanhas de combate ao mosquito da dengue, e também aí processo de verificação de lotes vazios e também casas residenciais, para que seja possível avaliar se não existe nenhum tipo de possibilidade de estar se armazenando água em sua casa, possibilitando o aumento das chances da contaminação da mesma e o desenvolvimento da dengue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *