O Que Acontece Quando O Pâncreas Para De Produzir Insulina?

O pâncreas é um órgão que está presente em nosso organismo e de todos os animais vertebrados. No corpo do ser humano, ele é um órgão que está localizado na parte inferior da região abdominal, mais precisamente atrás de nossos estômagos. Seu tamanho não é considerado muito grande, medindo cerca de um palmo, o que nos dá aproximadamente cerca de 18 centímetros em seu comprimento.

Uma das principais funções desse órgão, é o processo de auxiliar no armazenamento de sucos usados no processo da digestão de alimentos que são ingeridos pelos corpo, fazendo com que os mesmos possam ser devidamente diluídos.

O pâncreas é considerado a única glândula presente em nosso corpo que tem a capacidade de exercer duas diferentes funções, funcionando tanto como uma glândula exócrina, que irá secretar todo o suco de seu órgão para  que possam ser realizados os processos digestivos e também como uma glândula endócrina, que irá realizar o processo de produção de alguns importantes hormônios, como a própria insulina.

Além disso, o pâncreas é também um órgão que acaba sendo responsável pelo controle total das taxas de glicemia em nosso corpo e também da quantidade de açúcar.  O pâncreas também é o órgão responsável pela produção exclusiva da insulina em nosso copo.

A Insulina

A insulina é considerada como um tipo de hormônio que terá a função de lubrificar toda a parede de sua célula, fazendo então com que seja possível tornar a célula de seu corpo mais suscetível a absorver taxas de carboidratos, que mais tarde serão transformadas em nosso organismo em energia.

Tal energia será responsável por fazer com que seja possível ao longo do dia você realizar atividades sem sentir nenhum tipo de desconforto, assim como também realizar procedimentos que poderão ser considerados benéficos para sua saúde.

Sem a absorção dessas energias, você poderá observar que alguns procedimentos realizados antes de forma natural podem acabar passando por alguns processos complicados.

A Falta De Insulina No Pâncreas

Para que possamos entender quais são as reais complicações que podem acontecer em nosso organismo caso haja falta dessa importante substância, é necessário saber quais são os processos necessários para que ela seja produzida em nosso corpo.

Durante a ingestão dos alimentos, o sistema nervoso de nosso corpo irá identificar para o resto do corpo que uma nova remessa de alimentos estará sendo levada para o corpo por meio de seu estomago. Assim, os nervos da região irão mandar sinais para que o pâncreas inicie o processo de liberação de seu suco para que seja possível então iniciar o processo de digestão dos alimentos.

Além de liberar os sucos necessários para o processo de digestão, o pâncreas acaba também sendo responsável por liberar certos tipos de enzimas que irão diretamente para o intestino do indivíduo e também para sua corrente sanguínea.

A insulina por sua vez, é considerada responsável pela redução da quantidade de glicose que estará presente em seu corpo, mais conhecida também como a taxa de glicemia. Isso irá fazer com que esse hormônio se torne totalmente responsável por auxiliar todo o corpo no processo de utilização da glicose como forma de energia, a partir do processo de ingestão dos alimentos. Então, é possível perceber que a cada vez que ingerimos qualquer tipo de alimento, será possível aumentar a taxa de energia em nosso corpo, fazendo com que algumas substâncias referentes a glicose possam acabar sendo armazenas em nosso corpo, principalmente no fígado.

Assim, essa será   considerada a reserva presente no organismo para períodos onde a ingestão de alimentos será menor.

Falta De Insulina No Pâncreas

Insulina No Pâncreas

Insulina No Pâncreas

Porém, quando o pâncreas percebe que as taxas de energia retidas em nosso organismos podem ser consideradas baixas, principalmente em nosso organismo, é possível perceber que outro tipo de substância será produzida e excretada pelo mesmo, o hormônio chamado de glucagon.

O glucagon tem por função básica, alertar outros órgãos de nosso corpo sobre a possível taxa  de redução de energia, fazendo então com que o fígado seja obrigado a liberar um pouco da glicose de suas reservas, como forma de produzir energia para o corpo do indivíduo.

Quando a quantidade de insulina presente no corpo não é considerada em número satisfatório, um processo de armazenamento de glicose é necessária, principalmente na região sanguínea do corpo do indivíduo. Esse processo, pode acabar fazendo com que ao longo do tempo, diversos problemas surjam no organismo do indivíduo, levando a grande complicações para o funcionamento de todo o organismo.

A um longo prazo, o processo de acumulo de glicose no corpo poderá fazer com que a qualidade de vida do indivíduo diminua de forma drástica e importante. Assim, podemos perceber alguns casos de desenvolvimento de uma das principais doenças do mundo, a diabetes.

A Diabetes

A diabetes é um tipo de doença que é causada pelo fator de produção em pequenas taxas de insulina, e também pelo seu processo de absorção de forma ineficaz. A insulina irá desempenhar em seu corpo o papel de fazer com que a glicose seja regulada e possa então ser transformada em energia para que seu corpo desempenhe suas funções diárias sem maiores tipos de problemas.

A função do hormônio da insulina será basicamente realizar o processo de quebra da glicose para que as mesmas possam em seguida serem transformadas em certos tipos de energia. Com o desenvolvimento da diabetes, é possível observar que algumas taxas de glicemia em nosso corpo estarão se apresentando de forma mais intensa, fazendo com que haja algumas complicações na região cardíaca de nosso corpo, além de também possíveis problemas na sua visão e rins. Pessoas que apresentam casos mais graves de diabetes podem chegar até mesmo a morrer, em decorrência de diversos outros tipos de problemas que essa doença poderá acabar causando em seu organismo.

Por isso, é muito importante estar sempre atento a quantidade de insulina presente em seu corpo, e também em suas taxas de glicose, para que assim então, você possa acabar podendo diagnostica problemas em sua saúde que podem ser combatidos de forma mais impiedosa, caso sejam descobertos de forma precoce.

Então, é possível perceber como a taxa de insulina em nosso corpo é considerada de extrema importância, e sua ausência, por meio do processo de falha em seu pâncreas poderá ocasionar diversos tipos de problemas em sua saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *