Trombose Causas e Riscos

Significado e Tipos

A Trombose, deriva de palavra Trombo que significa coagulo sanguineo, e a doença aparece quando esse se desenvolve dentro de uma veia. Ela pode ser de dois tipos: Quando ocorre na superficie da pele é chamada de flebite ou Tromboflebite e quando ocorre a formação do coagulo dentro das veias profundas, no interior do músculo do individuo é chamada de Trombose Venosa Profunda(TVP). Mas o que diferencia uma da outra? A primeira, recomenda-se alguns cuidados, como aplicação de calor, elevar as pernas sempre que possivel e uso de antiinflamatórios, por um periodo em geral de uma semana, já na TVP, o problema é muito mais sério, pois existe o risco de uma embolia pulmonar , pela migração do trombo até o plumão obstruindo uma arteria , podendo provocar óbito no paciente, sendo necessário sua internação, para aplicação de antigoagulantes injetáveis por via subcutanea na barriga da pessoa acometida.

Trombose Causas e Riscos

Depois desse tratamento o uso de anticoagulantes orais deve ser usado regularmente por um periodo de mais ou menos 6 meses, além das meias elasticas medicinais, adequadas a esse tipo de problema ,que o angilogista deve prescrever, para que sejam usadas diariamente. Essa prescrição deve ser seguida, usando o tipo adequado pela gravidade do caso (normalmente utiliza-se média compressão , para ajudar na não migração do trombo).

Obesidade

O Que São Medicamentos Anticoagulantes

No sistema sanguineo do corpo humano, existe o que se chama procoagulantes, que são fatores que promovem a coagulaçao, e outros que inibem a formação de coagulos, que são denominados de anticoagulantes, mantendo o sangue em estado liquido, que nesse estado evita a formação de trombos.No entanto, devido a alguns fatores como a estagnaçao do sangue na veia, por inatividade prolongada (Estase), algum traumatismo por um acidente,que provoque alguma lesão na veia, uso de anticoncepcionais pelas mulheres ,e trombofilia (deficiencia congenita de fatores coagulantes, ou seja, quando alguem da familia já teve a doença, o risco desse individuo apresentar o mesmo probema é muito grande), pode ocorrer um desequilibrio a favor dos procoagulantes, conhecido como estado de hipercoagulabilidade, ocasionando a trombose. O Diagnostico da Tromboflebite é feito apenas pelos sintomas clinicos apresentados, como dor na área afetada, geralmente membros inferiores, vermelhidão e inchaço, Já na TVP além dos aspectos da doença como edema e dor, geralmente localizados nas pernas ou mais acima na virilha, utiliza-se exames mais especificos como o Eco Doppler Vascular.

Venosa

Alguns Cuidados Para Prevenção da Trombose

As pessoas devem evitar o sedentarismo, sempre que possivel fazendo caminhadas, ou praticando alguma atividade física. Quando tiverem que ficar muito tempo paradas ou acamadas, é aconselhável movimentar sempre os pés e as pernas. O controle de peso também é importante,pois a obesidade pode desencadear a doença. Se houver histórico familiar(trombofilia), o cuidado deve ser redobrado com consultas ao angiologista regularmente , o que se configura em uma prevenção eficiente, para que a pessoa não seja atingida por essa patologia tão grave.

Se alguém apresentar alguns desses sintomas, deve procurar rapidamente o médico, para controle da doença e tratamento adequado, pois em casos mais graves a TVP pode provocar obito ou até mesmo a perda do membro acometido.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nassa aprendi muito vcs me ajudaram a fazer um trabalho obrigado!!!

    juju 23 de agosto de 2012 0:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *