Tratamento: Mioma

Mioma é um tipo de tumor que pode aparecer em várias partes do corpo, embora seja mais comum no útero. Geralmente é benigno, ou seja, não se desenvolve e não apresenta riscos de causar câncer. Embora aconteça em raríssimos casos. Estima-se que cerca de 25% das mulheres em período fértil tenham a complicação. Aproximadamente metade delas desenvolve miomas em algum momento da vida. Acredita-se também que as chances do aparecimento do tumor é maior em negras, naquelas que ainda não engravidaram ou nas que possuem uma alta quantidade de estrogênio na corrente sanguínea. Acontece desde a adolescência, embora seja mais comum a partir dos 40 anos de idade.

Mioma

Mioma

Não se sabe ao certo a causa dos miomas, embora acredite-se que se devem a uma única célula que passa a se multiplicar desorientadamente. Os especialistas também concordam que a doença provavelmente possui motivações genéticas. Isso explica a probabilidade maior de ocorrer em mulheres negras e também entre parentes. O tumor cresce de acordo com o estrogênio, um hormônio feminino. Isso explica o porque do crescimento durante o período fértil da mulher e sua redução após a menopausa. Também é por isso que é impossível ter um mioma antes da puberdade. Quando há aumento na quantia de estrogênio no sangue, os miomas também crescem.

Mioma Assusta

Mioma Assusta

Não existem sintomas que possam identificar um mioma, é um tumor silencioso, como a maioria. Geralmente só são percebidos em exames rotineiros feitos por ginecologistas. Por isso a necessidade de estar sempre em dia com tal médico. Em alguns casos os miomas causam aumento da barriga da mulher, na região do abdome. Como essa pensa que apenas engordou alguns quilos, deixa de ir ao médico. Os miomas costumam causar alterações no ciclo menstrual. O fluxo tende a aumentar a cada mês e tende a aparecer coágulos. Tal situação pode causar até anemia. Devido a pressão que os miomas fazem no útero, as mulheres costumam sentir dores nas relações sexuais.

Tratamento Mioma

Tratamento Mioma

Os miomas não precisam ser tratados em todas as pacientes que os desenvolverem, pois na maioria dos casos são benignos e não causam, portanto, nenhum sintoma. O risco de câncer também é praticamente nulo. Por outro lado, em raros casos em que pode chegar a tal estado, ou que causem alguns sintomas como os descritos acima, existem alguns tratamentos. Os medicamentos semelhantes ao GnRH representam o primeiro passo. Eles criam uma pseudo menopausa, diminuindo a quantidade de estrogênio e, por consequencia, o tamanho dos miomas. Também diminuem o fluxo de menstruação e evitam que novos tumores surjam.

Em casos mais graves, quando o mioma é muito grande ou acaba com a fertilidade da mulher, é necessário cirurgia. Existem dois tipos de processos cirúrgicos para a retirada desses tumores, em um preserva-se o útero e no outro o retira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *