Infecção de Unha

Infecções de unha

Tinha de Unha é uma infecção ocasionada na unha por causa de um dermatófito ou outros fungos da família Cândida, que nada mais são que os mesmos fungos que encontramos em madeiras apodrecidas e também com certa facilidade na terra. Este fungo de unha acomete de várias maneiras, comprometendo somente uma unha, ou em pessoas que possuam uma baixa imunidade, como os aidéticos, várias unhas de uma única vez.

O alvo principal da tinha são os adultos entre 40 e 60 anos, sendo mais encontrado em mulheres do que em homens, muito provavelmente pelo uso de sapatos que deixam mais expostos os pés ou ainda por causa da contaminação experimentada nos salões de manicure e pedicure.

Desenvolvimento

Estes fungos geralmente se desenvolvem mais nas unhas dos pés do que às das mãos e isso é facilmente explicado pelo ambiente em que as unhas dos pés se encontram: no escuro, fechados, e num ambiente úmido, perfeito para que estes fungos se multipliquem. Outra dado de grande relevância é o de que o homem pode conviver com estes fungos por semanas, meses, e até anos sem que lhe provoquem mal algum, eles apenas se manifestam quando há uma ocasional vulnerabilidade por parte do organismo do afetado.

Diferenciação das tinhas

Tratamento

Tratamento

De acordo com os dermatologistas, as unhas podem ser atacadas de algumas maneiras distintas, pode ser sobre a superfície da unha, a que chamam de subungueal, pode ser também apenas nas extremidades da mesma, conhecida pelos especialistas então pelo nome de distal, ou ainda há uma terceira opção, que é quando a tinha ataca pela lateral ou pelas proximidades do corpo, o que os médicos diagnosticam como tinha subungueal proximal.

Sintomas

Há alguns sintomas que caracterizam bem às tinhas, são sintomas bem claros e que rapidamente se manifestarão para que o paciente identifique o unheiro, como o descolamento da borda livre, que se caracteriza principalmente pelo descolamento de um dos cantos da unha de seu leito, causando depois de alguns dias o seu vazio, provocando um oco.

Outro sinal característico da micose é o que chamamos de espessamento, que é quando a unha altera sua forma ficando ou grossa demais ou endurecidas, provocando nesse segundo caso um característico sinal de unha de gavião.

Como mais um sintoma característico ainda temos as deformidades, que são causadas pela ação do fungo, que compromete a durabilidade da unha pois torna-se altamente quebradiça, causando aí as deformidades.

Tratamento

Cuidar

Cuidar

O tratamento é local e combinado. A escolha da forma de tratamento depende de como o fungo se alojou, qual a quantidade de unhas afetadas e como está a situação do sistema imunológico do paciente, pois este está devidamente ligado a como o fungo deixará de atacar a unha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Higiene

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *