Suplementos Alimentares na Gestação

Uma fase bastante delicada na vida de toda mulher é a fase da gestação. Além das transformações corporais e hormonais, surgem dúvidas também sobre que alimentos devem ser ingeridos para proporcinar uma gravidez sem risco para a mãe e o bebê, pois nos próximos meses a dieta escolhida pela mulher irá influenciar não só seu corpo, como o feto, que para se desenvolver adequadamente necessita da ingestão na quantidade necessária de carboidratos,proteínas e gorduras. Às vêzes é necessário fazer uso de alguns suplementos vitamínicos e minerais,que associados a alimentação adequada trarão benefícios à formação do futuro bebê, pois nesse período a mulher necessita de maior quantidade de nutrientes, para prevenção de possíveis comprometimentos fetais.

Restaurantes

Destaque Entre os Comprometimentos Fetais

Entre eles destacam-se o Ácido Fólico( Comprovado pela ciência que essa vitamina do complexo B é imprescindível para reduzir o risco de malformações no sistema nervoso do feto, pela sua atuação na formação de elementos sanguineos na divisão das células); Ferro ( Por ser um mineral envolvido na formação de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio, podendo sua carência no período gestacional, levar ao nascimento de uma criança prematura e até com complicações cerebrais); Cálcio ( Responsável por formar ossos e dentes da criança, desempenha também papel importante na produção de leite materno); Zinco ( É responsável pelo funcionamneto normal do sistema imunológico, além da formação de estruturas neurológicas e produto genético, podendo sua ausência comprometer o nascimento do feto ou até provocar alguns tipos de anomalias).

Suplementos Alimentares na Gestação

Pesquisa sobre Suplementos

No Reino Unido, mais especificamente na University of Leeds, foi conduzido um estudo com o objetivo de fazer uma análise da alimentação e uso de suplementos em mulheres grávidas. Foi vericado que 80% das gestantes, que ingeriram suplementos durante o período gestacional, não ocorreu parto prematuro. No entanto, as grávidas que ingeriram as vitaminas a partir do terceiro trimestre, tiveram maior propensão ao nascimento prematuro da criança. Porém, o estudo não identificou as causas dessa relação, mas segundo alguns pesquisadores há a hipótese de que a interação entre as diferentes vitaminas e minerais poderia levar a uma diminuição dos nutrientes que favorecem o crescimento da criança, porém os proprios cientistas informam sobre a necessidade de novos estudos para confirmar ou não essa relação. Por isso, as mulheres não devem ficar preocupadas, caso tenham consumido algum suplemento, pois não há nada de conclusivo ainda nessa pesquisa.

Prescrição Médica

Toda e qualquer medicação ingerida pela gestante deve ser prescrita pelo médico,no caso o obstetra que a acompanha, seja suplementos ou não. Com esses cuidados básicos, esse periodo torna-se uma fase mais saudável para a mulher e seu bebê, através da orientação do especialista sobre quais alimentos e substâncias devem ser consumidos nessa fase ,que requer tantos cuidados por parte das grávidas e dos profissionais de saúde

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *