Para manter a saúde é importante ingerir alimentos nutritivos e que possuem as vitaminas, sais minerais e demais nutrientes que o corpo precisa. Entre esses nutrientes alguns minerais são muito importantes para manter a saúde óssea, como o cálcio, o magnésio, o cobre, o zinco e o manganês. Esses cinco minerais, juntamente com a vitamina D são imprescindíveis para manter a saúde dos ossos em dia, pois eles são responsáveis pela construção do tecido ósseo, evitando fraturas e o desgaste dos ossos.
O que Cada Mineral Faz no Organismo
Cálcio
O cálcio é responsável pela formação e manutenção da massa óssea e dos dentes. Além disso, atua na coagulação do sangue, regulagem do ritmo cardíaco e na transmissão dos impulsos nervosos. Estudos recentes indicam que o consumo regular de cálcio pode contribuir para diminuir com a gordura abdominal.
O consumo de cálcio é importante pois no nosso organismo 99% desse mineral está em nos ossos – ou seja, se faltar cálcio o organismo começará a retirar o nutriente dos ossos para suprir as necessidades do corpo. Como conseqüência a pessoa poderá apresentar doenças como perda da massa óssea. O cálcio pode ser encontrado em leite e nos seus derivados, no salmão e em alimentos que possuem folhas escuras.
Cobre
O cobre é importante para formar o colágeno e é acumulado no organismo durante a fase de crescimento. Ele ajuda a formar a massa óssea e influencia na mineralização e integridade do esqueleto e do tecido conjuntivo. Outra função do cobre é auxiliar na síntese de proteínas e no metabolismo do ferro, atuando nas funções cerebrais e junto às células vermelhas.
Os alimentos ricos em cobre são o mamão formosa, a castanha de caju, fígado, semente de linhaça, amendoim e chocolate meio amargo. O magnésio atua na saúde óssea prevenindo a formação de pequenos cristais que podem fragilizar o esqueleto. Além disso o magnésio é importante para auxiliar o organismo a absorver o cálcio.
Derivados do Leite
Alguns derivados do leite, nozes, cereais, legumes e frutos do mar são alimentos ricos no nutriente. O manganês é outro mineral importante para manter a saúde do organismo, pois auxilia na formação da cartilagem. Os tecidos conjuntivos e o aparelho reprodutor são influenciados por esse nutriente. O metabolismo dos carboidratos também precisa do manganês para ocorrer.
Alimentos como o abacaxi, amendoins, arroz integral e espinafre são alimentos fonte de manganês. O ultimo mineral desse grupo é o zinco, que promove a formação e o crescimento ósseo. Alguns estudos apontam a falta de zinco como motivo de distúrbios do crescimento. Entre os alimentos ricos em zinco estão a carne vermelha, a parte escura de aves, leite e seus derivados e castanha de caju.
Neto