Como Funciona a Sinusite no Organismo?

A sinusite é um problema comum, que acomete muitas pessoas. Ela corresponde a uma inflamação nos seios da face, em suas mucosas. Existem, basicamente, dois tipos de sinusite. São eles:

1 – Aguda: a qual apresenta sintomas por até 12 semanas, apenas.

2 – Crônica: quando os sintomas persistem por mais de 12 semanas.

Quais São as Principais Causas da Sinusite?

Um quadro se sinusite pode se desenvolver devido à agentes infecciosos. É o caso, por exemplo, de fungos, bactérias e vírus, por exemplo. Mas também pode se dar devido a questões alérgicas. Nesse caso, os principais causadores da rinopatia alérgica são choque térmico, poeira e cheiros intensos.

Além disso, também podem levar à sinusite mudanças na anatomia nasal, e também a exposição do indivíduo a certos agentes químicos. Contudo, tumores também podem levar a existência de sinusite. Porém, esses casos são bem mais raros.

Conheça os Fatores de Risco Para a Sinusite

Dentre as principais causas de sinusite crônica, estão:

  • Alergia: algumas substâncias transportadas pelo vento, como a poeira e os ácaros, os pelos de animais, o mofo, a poluição, fumaça de cigarro, o polén, assim como o cheiro de produtos químicos, como desinfetante, tinta e demais produtos de limpeza, podem contribuir a ocorrência de sinusite.
  • Pólipo nasal: quando cresce tecido na região nasal, podendo levar ao bloqueio dos seios e das passagens nasais.
  • Trauma na região da face: as vias nasais também podem ser obstruídas por algum osso que vier a sofrer fratura.
  • Infecção respiratória: resfriado, gripe e outros problemas que do trato respiratório têm o potencial de inflamar as membranas sinusais. Com isso, a drenagem de muco sobre um bloqueio, contribuindo para o aumento de bactérias. Por isso, é possível ocorrer infecção bacteriana, viral ou devido à fungos.
  • Eosinófilos do sistema imunológico: trata-se de células podem provocar inflamações dos seios.
  • Desvio septo nasal: se houver desvio da parede existente entre as narinas, pode acontecer um bloqueio de passagens no seio nasal.

    Sinusite

    Sinusite

Além desses motivos, alguns outros também podem desencadear a sinusite, como o tabagismo, doenças que evitam a movimentação dos seios nasais (como a Síndrome dos Cílios Imóveis, e a Síndrome de Kaartagener), infecções odontológicas e mudanças de altitude, como mergulhar e voar, por exemplo.

Conheça os Sintomas Mais Comuns da Sinusite

Na sinusite aguda, os sintomas mais comuns são os de um resfriado. Afinal de contas, ela consiste em uma infecção mais temporário que acontece nos seios da face.

Enquanto que a sinusite crônica, o sintoma mais comum é a tosse. E a febre, que é mais rara de acontecer. Esse tipo de sinusite se caracteriza como um processo inflamatório, cuja duração é superior a 12 semanas.

Sendo assim, para que seja possível o diagnóstico da sinusite crônica, é preciso que haja, pelo menos, dois dos seguintes sintomas, associados à secreção ou obstrução nasal:

  • Redução do olfato, ou a sua perda;
  • Dor facial ou pressão nessa região; •
  • Dor de ouvido;
  • Náuseas;
  • Dor nos dentes e no maxilar superior;
  • Irritabilidade e fadiga;
  • Tosse, que pode piorar ainda mais durante a noite;
  • Mudanças tomográficas, ou a própria evidência por meio de uma videonasofibroscopia;
  • Halitose (mau hálito);
  • Inflamação na garganta,
  • Persistência dos sintomas por mais que 12 semanas.

Principais Tratamentos Para a Sinusite

Não existe, até então, uma maneira de curar a sinusite de forma rápida. Porém, se o indivíduo estiver disposto a realizar algumas alterações em sua rotina, ele pode ajudar muito a diminuir os sintomas, e terá mais qualidade de vida também.

Por isso, iremos listar abaixo algumas dicas bem interessantes, que ajudam muito nesse sentido. Portanto, confira com atenção:

  • Beber bastante água: beber muita água e chá sem açúcar ajuda na hidratação do corpo inteiro. E até mesmo as nossas mucosas nasais. Por isso, também contribui para promover uma melhoria no quadro de sinusite.
  • Limpar o nariz com soro fisiológico: o soro é outro ótimo aliado. Afinal de contas, ao limpar as narinas com esse produto, evitamos que as secreções se acumulem, e mantemos a região livre de sujeira.
  • Manter o ar umidificado: use um aparelho umidificador para manter o ar devidamente umidificado. Isso ajuda a manter as vias respiratórias bem hidratadas. Se não tiver um aparelho próprio, você também pode manter um recipiente nos cômodos da casa, com água morna, que também ajuda muito.
  • Use um pano úmido em seu rosto: colocar um pano umedecido em água morna contribui para facilitar a respiração.
  • Vapor de ervas: para melhorar a congestão nasal, coloque flores de camomila em um recipiente contendo água morna, e inspire.

Além dessas dicas, há vários medicamentos que são usados para tratar a sinusite. Porém, eles só devem ser tomados com prescrição médica. Por exemplo:

1 – Antibióticos

2 – Anti-inflamatórios e analgésicos

3 – Antitérmicos

4 – Descongestionantes

5 – Antialérgicos

Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite

Abaixo, daremos algumas receitas de remédios caseiros para tratar a sinusite. Então, confira com atenção!

  • Chá de camomila

Como a camomila tem diversas propriedades importantes (analgésica, antisséptica e anti-inflamatória), ela ajuda a tratar tanto a congestão quanto a inflamação.

  • Nebulização com eucalipto, água e sal

Afinal, por ter ação expectorante, o eucalipto ajuda a reduzir o excesso de secreção que se encontra acumulada. E a água com o sal potencializam essa ação. Esse tratamento promove maior sensação de bem estar para o paciente durante as crises de sinusite.

  • Suco do espinafre

Essa verdura é ótima por diversos fatores. E um deles é que ela tem ação tanto descongestionante quanto anti-inflamatória. Por isso, ela diminui as secreções comuns em quadros de sinusite.

Além disso, também é importante descansar bastante quando se está com sinusite. Descansar o suficiente e evitar esforços também ajuda a reduzir os sintomas da sinusite.

Aumentar a ingestão de água, sucos e chás sem açúcar também é ótimo. Bem como optar por refeições mornas, pois elas ajudam a reduzir a congestão nasal, e também a irritação e dor na mucosa nasal.

É importante lembrar que não se deve tomar nenhum medicamento sem consultar um médico antes. Afinal de contas, ele saberá não só qual a melhor indicação de medicamento para cada paciente, bem como a dosagem e o tempo do tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *