Quais Os Sintomas Da Dengue No Final?

Quais São Os Sintomas Que Podemos Identificar Na Dengue No Final?

A dengue é uma doença muito recorrente no Brasil, principalmente nos meses mais quentes do ano, em especial durante o verão, quando há um maior volume de precipitação, uma vez que o arbo vírus da dengue, tem como hospedeiro do seu vírus o mosquito do tipo Aedes Aegypt. Esse mosquito se reproduz e se prolifera em água parada, como o tipo de água que se acumula em poças, em vasos, em baldes, em pneus, em piscinas abandonadas, entre outros lugares. Sendo assim, o alto volume de chuvas que acontece durante os meses de verão, são um fator agravante e que pode fazer com que os locais de proliferação aumentem drasticamente.

Nas últimas décadas no Brasil, vem ocorrendo uma massiva campanha de informação sobre a dengue, hoje muita gente já sabe do que se trata essa doença, já sabe que ela é perigosa, que pode levar a morte e que mesmo nos casos mais leves ela pode causar febre e uma dor corporal muito intensa. É claro que algumas questões mais especificas ainda são desconhecidas por grande parte da população, no entanto, muitas informações hoje já são bem difundidas, e ano após ano elas são reforçadas nos meios de comunicação, além de campanhas locais dos municípios.

Mas será que você realmente sabe quais são os sintomas da dengue? Será que você sabe qual o primeiro sintoma que deve ficar atento e ir procurar uma unidade de saúde quando ele aparece? Você sabe quais são os sintomas que aparecem no final do ciclo de duração da doença? Se você não sabe a resposta de alguma dessas perguntas, aqui vamos falar um pouco mais desses estágios e sobre como eles se manifestam no corpo das pessoas.

Podemos dizer que um dos sintomas mais conhecidos nos casos de dengue é a febre, em seus estágios mais altos, podendo até mesmo chegar aos 40 graus, ele é um dos sintomas mais falados, pois na grande maioria dos casos esse é também o primeiro sintoma a aparecer em alguém que foi contaminado com a dengue. Há no entanto, casos de pacientes assintomáticos, ou seja, que adquirem o vírus da dengue, mas que não apresentam nenhum sintoma da doença em todo o período de contaminação.

Nos casos das pessoas que apresentam os sintomas, o primeiro deles é a febre, que no caso pode ter uma duração de até 7 dias, nos cenários mais positivos da dengue que não é assintomática, a febre dura por volta de 2 dias e depois ela cessa. Após o aparecimento da febre, não demoram a aparecer também outros sintomas comuns como a dor de cabeça, a dor no corpo como um todo, incluindo dor nas articulações corporais, surgem também quadros de náuseas, fraquezas, coceiras espalhadas no corpo, falta de apetite, dor na região que fica atrás dos olhos, o que pode dificultar o movimento dos olhos, além de que em alguns casos também podem aparecer o que é chamado de erupção cutânea, que normalmente se assemelha a manchas vermelhas que se espalham pelo corpo.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Todos os sintomas citados acima podem aparecer desde o dia 1 de manifestação da doença e podem partir em alguns poucos dias ou permanecer até mais de uma semana (7 dias). Não é difícil que as pessoas confundam a dengue com outras doenças, o único modo de realmente saber se você foi contaminado ou não, é fazendo um exame especifico para a dengue na unidade de saúde mais próxima da pessoa infectada, esse exame é importante, pois muitas vezes é preciso monitorar os casos de dengue, porque eles podem evoluir e ficar mais graves, se tornando o que se chama de dengue hemorrágica.

Esse tipo de dengue mais grave se percebe através do aparecimento de outros sintomas da doença, que são sintomas alerta, pois no caso da ocorrência de qualquer um deles é preciso procurar um médico imediatamente. Em grande parte dos casos esses sintomas mais graves aparecem do meio para o final do período da enfermidade, e são eles as dores abdominais bem fortes, um quadro de vomito constante, o sangramento do nariz e das gengivas, um quadro do que se conhece por letargia que é uma espécie de perda de sensibilidade de movimentos, ocorrência de tonturas por causas gerais ou por causa de queda de pressão, aumento dos glóbulos vermelhos e / ou de hemácias no sangue (o que é detectado apenas no hospital), aumento do fígado e acumulo de líquidos no corpo.

Algumas pessoas podem perguntar como identificar os sintomas que aparecem no interior do nosso organismo e não no exterior, o que pode se manifestar em sintomas externos são aumento da pulsação, muita agitação, a pele pode adquirir um aspecto mais pegajoso, a pressão pode ficar muito baixa, além disso tudo, as extremidades corporais, como as mãos e os pés ficam constantemente mais frias do que todo o resto do corpo.

O Que Fazer Quando Uma Pessoa Pega Dengue E Tem Sintomas?

É importante ressaltar que o tipo de tratamento vai depender do tipo de sintoma que aparece em cada pessoa e é importante destacar também que não existe tratamento para a dengue, não há um remédio para a dengue, o que existe são medicações que aliviam os sintomas mais incômodos, até que o ciclo da doença se encerre, isso é claro se você tiver os sintomas e também se eles forem considerados os sintomas “leves”. É claro que uma febre de quase 40 graus ou de 40 graus, não se trata de um sintoma “leve”, mas ela não é alarmante se não aparecer em conjunto com os outros sintomas que indicam o modo mais grave da doença.

De qualquer forma é imprescindível que se vá ao hospital ou posto médico, diante de qualquer indicio da doença, pois lá você será examinado, poderá fazer exame para já saber qual o tratamento mais adequado para o seu caso, pois diferentes casos podem exigir diferentes tipos de tratamentos. Se a pessoa com dengue apresentar os sintomas mais graves o tratamento dela deverá ser feito em um hospital e ela provavelmente irá passar por um período de internação, até que se recupere completamente. Não se esqueça também que quanto mais rápido a pessoa com sintomas procurar um médico, mais rápido ela poderá ser medicada e assim aliviar as sensações ruins que está sentindo devido a doença.

Falando de um modo geral, no caso da dengue a principal recomendação para os dias do ciclo da enfermidade é fazer o máximo de repouso possível e beber muita água principalmente nos dias mais quentes, mas quando falamos de água podem ser incluídos também os sucos naturais (não os de caixinha que contém mais químicas do que a própria fruta), água de coco também é excelente (também as naturais e não as de caixinha) e o soro caseiro também é uma boa pedida para os quadros de dengue, lembrando que o soro caseiro nada mais é do que água, com uma colher de sal e uma colher de açúcar. Todos esses paliativos irão contribuir para dar uma força ao seu organismo e não deixar que ele se desidrate totalmente de forma interna, assim você terá forças para se recuperar mais rápido e contribui para que a sua imunidade seja restaurada e fortalecida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *