Que Horas O Mosquito Da Dengue Age?

Qual É a Importância Dos Cuidados Com a Saúde?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não significa ausência de doenças, e sim o completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Em vista disso, uma vida saudável praticando esportes e se alimentando bem pode diminuir gastos futuros com medicamentos e consultas provenientes de uma vida saudável.

A saúde sempre foi algo de extrema importância em qualquer lugar do Mundo, com essa chegada do corona vírus muitas pessoas se precaveram de diversas formas , mas esqueceram das outras doenças que também podem surgir com o mau cuidado diário. Como a falta de cuidado com a água parada.

O que é dengue?

Dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais. Causada por um arbovírus. Arbovírus caracteriza os vírus que são transmitidos aos hospedeiros através da picada de alguns vetores. Geralmente  são encontrados em mosquitos e carrapatos.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.  Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. O período do ano com maior propagação são os meses chuvosos em cada região, com isso  é de extrema importância manter a higiene  e evitar a água parada em diversos lugares.

Quais Os Sintomas Da Dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.

Muita das vezes a infecção pela dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Grave pode levar até a morte.

Tratamento para dengue:

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue que possa matá-lo ou curar. Faz apenas o uso medicamentos para os sintomas da doença, ou seja, fazer um tratamento sintomático. É importante tomar muito líquido para evitar a desidratação.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

Indicações para o tratamento da dengue:

  • Fazer repouso;
  • Ingerir bastante líquido (água);
  • Não tomar medicamentos por conta própria;
  • A hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
  • O que transmite o mosquito Aedes aegypti?

mosquito Aedes aegypti é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito é infectado e pode transmitir a doença a uma pessoa sadia.

Dengue Tem Cura?

Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.

Quais as Sequelas Que a Dengue Pode Causar?

Nos casos mais graves, estas doenças podem levar a danos irreversíveis no fígado, podendo ser necessário um transplante. Quando existem problemas no fígado, geralmente estão presentes sintomas de vômito, náusea, dores fortes na região da barriga e abdômen, fezes claras, urina escura ou pele e olhos amarelados.

Como Prevenir A Dengue?

Nos casos mais graves, estas doenças podem levar a danos irreversíveis no fígado, podendo ser necessário um transplante. Quando existem problemas no fígado, geralmente estão presentes sintomas de vômito, náusea, dores fortes na região da barriga e abdômen, fezes claras, urina escura ou pele e olhos amarelados.

Origem Do Aedes Aegypti:

O mosquito é originário do Egito, sendo que a dispersão pelo mundo ocorreu da África. As teorias mais aceitas indicam que o Aedes Aegypti tenha se disseminado da África para o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos.

É um inseto preto, menor que os mosquitos comuns, e apresenta pequenos riscos brancos no dorso da cabeça e nas pernas. Seu habitat é urbano, ou seja, ele vive perto do homem e dentro dos domicílios.

Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir dos ovos colocados pelas fêmeas.

Como É Feito O Diagnóstico Da Dengue?

diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem).

A comprovação laboratorial das infecções pelo vírus da dengue faz-se pelo isolamento do agente ou pelo emprego de métodos sorológicos – demonstração da presença de anticorpos da classe IgM em única amostra de soro ou aumento do título de anticorpos IgG em amostras pareadas (conversão sorológica).

Diagnóstico Médico

Diagnóstico Médico

Existe Medicamento Específico Para Combater Ou Prevenir a Doença?

Não existem medicamentos específicos para combater o vírus ou prevenir que a pessoa adoeça. Toda pessoa com suspeita de dengue deve procurar um serviço de saúde.

Doenças TransmiTidas Por Inseto:

Existem diversas doenças transmissíveis de diversas formas diferentes como nos insetos :

Malária.
Febre amarela.
Dengue.
Encefalite japonesa.
Doença de Chagas.
Doença do sono.
Leishmanioses.
Filariose.

O bicho responsável pelo maior número de mortes de pessoas no mundo é o mosquito. O inseto é 180 vezes mais letal que cobras, hipopótamos e tubarões, segundo o levantamento da Fundação Bill e Melinda Gates. Enquanto as serpentes causam aproximadamente 125 mil mortes anuais, os mosquitos matam cerca de 725 mil pessoas por ano no mundo. Isso se da pelo grande número de doenças que são transmitidas por eles.

O verão é uma época bem propícia para a proliferação desses insetos. Pela quantidade de chuva, pois os ovos precisam de água para se desenvolver e também da alta temperatura, acelerando o período reprodutivo.  

Que Horas O Mosquito Da Dengue Age?

Segundo um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revela detalhes importantes dos hábitos do Aedes Aegypti.

O mosquito é um inseto com hábitos diurnos e somente a fêmea transmite a doença. “A fêmea é maior e a olho nu dá pra gente observar uma diferença na antena. No macho, a antena é bem peludinha”, afirma Kelly Paixão, pesquisadora do laboratório de parasitologia da UFMG.

Os pesquisadores constataram também que os horários dos ataques acontecem entre 7h30 e 10h e entre 15h30 e 19h. O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metros de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

A recomendação é sempre passar repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida. “A peça que o inseto usa pra chegar até o vaso sanguíneo e sugar sangue consegue atravessar o tecido. Então, mesmo usando uma calça jeans, o inseto consegue picar”, alerta a pesquisadora.

O paciente com dengue tem sempre que estar em alerta, mesmo que os sintomas possam ter diminuídos.Passados de três a cinco dias dos primeiros sintomas, a doença pode evoluir para a forma mais grave. Explica a infectologista Tânia Marcial “A pessoa pode ter vômitos frequentes, com presença ou não de sangramentos, manchas na pele e nas unhas. Em crianças, pode haver irritabilidade e sonolência. A pessoa que tiver esses sintomas deve procurar imediatamente um posto de saúde.

Dicas Para Os Viajantes De Plantão:

O período maior de transmissão da dengue  coincide com o verão , por conta dos fatores climáticos favoráveis a reprodução do mosquito  Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. Para os viajantes que deixam a casa fechada , a prescrição seria não deixar oportunidades para o mosquito proliferar. Você pode substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *