É Possível Estar Com Dengue e Não Ter Febre?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos, milhões de indivíduos são infectados com a dengue em todo o mundo. No entanto. Desse total, em torno de 294 milhões não apresentam sintomas, e 96 milhões, apenas, são as que têm sintomas da doença.

Sendo assim, pelo fato de não apresentarem sintomas, dificilmente essas pessoas sabem que contraíram a doença.

Por isso, é sim possível uma pessoa estar com dengue e não ter febre, assim como os demais sintomas também.

Contudo, isso é bem preocupante. Afinal de contas, existem 4 tipos diferentes de dengue. E, uma vez que a pessoa contraiu um deles, ela se torna imune a ele. Porém, cada um deles é mais forte que o anterior.

Por isso, as chances de uma pessoa assintomática contrair a forma mais grave da dengue são muitas. O tipo 4 é a dengue hemorrágica. Ela pode levar até à morte.

Como Reconhecer a Doença

Obter o correto diagnóstico, e em tempo hábil, é essencial para tratar a doença da melhor forma. Por isso, caso você não seja uma pessoa assintomática, e perceba logo os primeiros sintomas da doença, é necessário procurar um médico o quanto antes. Afinal de contas, normalmente, a dengue tem uma rápida evolução.

Sendo assim, identificar a doença o mais cedo possível pode fazer uma diferença bem grande entre um problema maior, e evitar maiores consequências também, em especial quando se trata de crianças.

Diagnosticando a Doença Precocemente

Caso a pessoa apresente os sintomas da dengue descritos abaixo, é preciso ir ao médico o quanto antes:

  • Febre alta (maior do que 38,5°C) – Inclusive, esse costuma ser o primeiro sintoma da dengue.
  • Dor quando movimentar os olhos;
  • Dor muscular bem forte;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de mal estar;
  • Manchas avermelhadas pelo corpo,
  • Falta de apetite.

    Mosquito Transmissor da Dengue

    Mosquito Transmissor da Dengue

Antes de mais nada, é de extrema importância realizar o diagnóstico clínico da dengue. É por meio dele que os primeiros sintomas apresentados pelo indivíduo serão avaliados. Ele é feito a partir de um exame de laboratório de sorologia.

Esse exame realiza a contagem de plaquetas e de hematócritos no sangue. Dessa forma, se a contagem dos hematócritos estiver acima do nível normal, e se as plaquetas no sangue estiverem inferiores a 50.000 por mm³, considera-se um forte indício de dengue.

Contudo, o exame de sangue não é o suficiente para diagnosticar a dengue, pois também é preciso identificar os sintomas. Juntos, esses fatores são capazes de descrever as reais condições daquele paciente.

Período Considerado Mais Crítico

É considerado como o período mais crítico da dengue quando a febre do indivíduo diminui. Caso a febre passe, e o paciente sinta dor na barriga intensa, é sinônimo que ele está em estado grave, ainda que não esteja apresentando sangramento.

Como os pacientes com febre costumam receber atendimento prioritário nos hospitais, o fato de o paciente não estar mais com febre pode resultar em um problema no atendimento.

Quando a febre passa, normalmente as pessoas acreditam estar curadas. No entanto, elas podem desenvolver ainda manchas avermelhadas pelo corpo, queda acentuada de pressão e sensação de mal-estar.

Afinal de contas, as plaquetas ainda estão baixas. Portanto, é fundamental dar continuidade ao tratamento. Para isso, é importante continuar com o monitoramento tanto clínico quanto laboratorial, de forma constante. Em especial pelas 72 horas depois do período da febre.

Em geral, a principal complicação da doença, quando acontece, é por volta do 5° dia da dengue. Por isso, é indicado que o paciente se submeta a, pelo menos, 3 exames de sangue. Sendo um no início dos sintomas, outro quando a febre passar, e o terceiro para se certificar de que a quantidade de plaquetas voltou ao normal.

Tratando a Dengue

A dengue consiste em um problema que leva o indivíduo a perder bastante líquido. Sendo assim, a hidratação se traduz na parte mais importante quando se trata de dengue.

Portanto, o paciente com dengue deve aumentar a ingestão de água, de suco, de isotônico, água de coco… Enfim, quanto mais líquido ele beber, melhor.

Porém, é preciso evitar bebidas diuréticas, alcoólicas e também gaseificadas, como é o caso de refrigerante, por exemplo.

Além do mais, não há uma medicação específica para tratar a dengue. Por isso, os remédios usados são, basicamente, com o intuito de reduzir as dores.

A Dengue Tem Cura?

Dores no Corpo

Dores no Corpo

Na maioria das vezes, a dengue se cura de forma espontânea, por volta de 10 dias. Em geral, o choque hemorrágico é considerado como a sua maior complicação.

Nesse caso, o paciente perde em torno de 1 litro de sangue, fazendo com que o coração fique sem capacidade de bombear todo o sangue que é preciso para o restante do corpo.

Com isso, vários problemas graves podem ser ocasionados em diversos órgãos do corpo, podendo levar o paciente à morte.

Além das pessoas assintomáticas, há ainda aquelas que confundem os sintomas da dengue com os de outros problemas, como de uma simples virose. Por isso, é essencial ficar atento aos sintomas listados acima.

No entanto, é fundamental não deixar de procurar um médico. Afinal de contas, quando se trata de dengue hemorrágica, o quadro clínico do paciente se agrava de uma forma bem rápida, podendo levar o paciente a problemas de insuficiência circulatória, à choque, ou até à morte.

É importante salientar que não existem casos de infecção da dengue da mãe para o feto. Porém, a doença pode levar ao aborto, ou mesmo a um parto prematuro. Além disso, uma gestante tem maior predisposição a contrair a forma mais grave da dengue.

Portanto, é muito importante sempre lembrar de que a prevenção da dengue é algo que cabe a cada um de nós.

Basta que evitemos a proliferação do mosquito causador, eliminando toda água parada, que serve como criadouro para os mosquitos, como pneus, piscina que são estão sendo usadas, ou que estejam sem manutenção, vasos de plantas, garrafas plásticas, tampas de garrafas, caixa d’água sem tampa, e todo e qualquer lugar que possa conter o mínimo possível de água parada.

Além disso, também é muito importante usar repelente, mosquiteiro para dormir, redes nas janelas, e todas as formas de prevenção possíveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *