O Que É Adiposidade Localizada Ou Gordura Localizada?

A gordura e seu percentual é um dos problemas que mais causam terror em diversas pessoas, e não só pela questão estética que este tipo de situação pode causar para o corpo de um indivíduo, já que a partir da concentração excessiva de gordura em nossos corpos, as chances de que doenças cardíacas e outros tipos de problemas de saúde apareçam são grandes. Hoje, iremos entender um pouco mais sobre a gordura localizada, ou também chamada de gordura adiposa, para que possamos entender como funciona o seu processo de tratamento e combate.

Para que possamos saber de uma forma mais geral sobre a gordura localizada ou adiposa primeiramente devemos saber que nosso corpo apresenta certa quantidade de gordura, utilizada em nosso organismo como deposito para oferecer ao corpo energia quando o mesmo necessitar de uma maior alimentação, mas estar desprovido da mesma. Porém, quando a quantidade de gordura analisada em todo o corpo se apresenta de forma maior, é possível perceber alguns riscos causados a saúde, e também outros tipos de problemas.

Essas gorduras, acabam ficando localizadas em certas partes de nosso corpo, variando de localidades em homens e mulheres, já que podem se concentrar em maiores quantidades na região abdominal em homens, e nas coxas e também no abdômen na maioria das mulheres. A gordura localizada nessas partes dos corpos dos indivíduos, são deixadas de lado pelo corpo, até que o mesmo necessite de energia, podendo ser avaliada então como um tipo de estoque.

Quando a taxa de gordura se apresenta maior, a quantidade de gordura armazenada no corpo acaba não sendo consumida, fazendo então com que ela apresenta uma tendência a cada vez mais crescer, e então ser eliminada de forma mais difícil.

A gordura armazenada em nossos corpos é um processo da seleção natural, provida de uma época onde as condições de alimentação eram consideradas escassas, fazendo com que quando houvesse a oportunidade de uma refeição, o corpo conseguisse armazenar o máximo de energia possível, para que durante o período de escassez, o corpo continuasse funcionando normalmente. Mesmo com o passar de milhares de anos, o corpo ainda mantem esse comportamento, mas temos que concordar que os hábitos dos indivíduos quanto a sua alimentação são extremamente diferentes.

Por isso, existe o acúmulo de gordura de forma excessiva, já que o corpo não apresenta a oportunidade de queima da mesma, antes que a alimentação do individuo faça com que o corpo produza novamente mais gordura como forma de armazenamento. Uma das perguntas mais recorrentes nesse assunto é então sobre quando essa gordura será eliminada do corpo. A resposta para a mesma é: a gordura só irá ser queimada quando o corpo necessitar.

O primeiro comportamento de nosso organismo é fazer com que a energia necessária para o correto funcionamento de seu corpo seja recorrente da glicose presente em nossos sangue. Quando a porcentagem então de glicose se apresenta menor, o corpo passa a utilizar uma nova forma de energia, fazendo com que a glicose seja eliminada então e  estocada como glicogênio. Então, o próximo passo para que o corpo consiga produzir sua energia será proveniente de proteínas produzidas em nossos músculos corporais. O último passo então, será a utilização da gordura estocada pelo corpo, para que o corpo consiga desempenhar todas as suas devidas funções.

Dessa forma, se torna cada vez mais difícil que essas gorduras sejam eliminadas, já que a alimentação de grande parte da população é recorrente e na maioria das vezes, muito errônea.

Quais São As Principais Áreas Onde Existe O Acúmulo Da Gordura Localizada Ou Adiposidade Localizada?

Como já esclarecemos acima, as regiões onde existirão os maiores acúmulos de gordura localizada acabam variando muito entre homens e mulheres. Esses depósitos de gordura a partir de certo momento tendem a encher de uma forma extravagante, e caso isso aconteça, o acúmulo de gordura então passará a ser realizado em outras partes do corpo do indivíduo, geralmente podendo ser observado na região dos braços e também por volta das costas.

Existem diversos métodos que combatem esse acúmulo de gordura localizada, inclusive a famosa lipoaspiração, uma cirurgia que promete eliminar grande parte da gordura localizada das regiões mais comuns, como barriga, costas e também nas pernas e parte superior dos braços. Porém, o efeito da cirurgia só é garantido de forma efetiva, se após o seu processo de tratamento, o paciente continuar um processo de controle de alimentação e dietas. Caso contrário, o mesmo voltará a engordar, podendo ganhar novamente todo o acúmulo de gordura um dia perdido, sem nenhum problema.

Por Que Existe O Cumulo De Gordura Localizada Ou Adiposa?

Gordura Localizada na Barriga

Gordura Localizada na Barriga

O corpo humano é uma máquina perfeita, que em indivíduos considerados sem nenhum problema de saúde, funciona de forma correta para que suas necessidades básicas sejam supridas. Dessa forma, o corpo também verifica a quantidade de energia disponível em seu organismo, para que em casos de emergências, você possa ser uma pessoa com acúmulo de energia reserva, até que a próxima refeição possa ser realizada, e o corpo novamente possa recarregar seu estoque da mesma. Existem outras diversas formas de realizar esse armazenamento, como já explicamos anteriormente, e o acúmulo de gordura, também é uma delas, sendo inclusive o último recurso utilizado pelo corpo em momentos de necessidade.

A utilização da gordura estocada em nossos corpos de última maneira, acaba fazendo então com que seja ainda mais difícil existir sua utilização. Dessa forma, as pessoas acabam fazendo com que o corpo tenha muito mais tendência a estocar de forma exagerada as gorduras, do que realizar o consumo das mesmas para fornecimento de energia, resultando então em acúmulos excessivos da mesmas, que farão com que os indivíduos se tornem obesos.

Além da alimentação errônea, falta de exercícios e outros tipos de situações, existem pessoas também que acabam sofrendo com a gordura localizada, devido a outros problemas, como desregulações hormonais.

Como Evitar O Aparecimento Da Gordura Localizada Ou Adiposa?

Existem diversas maneiras de se fazer com que você seja uma pessoa que apresentará grande quantidade de gordura acumulada em certa parte de seu corpo, mas a mais convencional é a alimentação correta e também práticas de exercícios de forma cotidiana. Dessa forma, você irá fazer com que seu corpo necessite de mais energia para desempenhar todas as funções em seu corpo, devido a atividade física, e então, você poderá perceber uma maior queima dessa gordura, resultando em menos massa em seu corpo.

De toda a forma, é muito importante que você procure também um médico, já que ele poderá analisar se o seu caso de gordura localizada é apenas devido a sua alimentação ou poderá ser proveniente de outros problemas de saúde, melhorando então as chances de que a gordura seja eliminada de seu corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *