O Que É Lipodistrofia Abdominal?

Muitas vezes nos sentimos acima do peso, mais ainda sim não procuramos mudar nossos hábitos e continuamos descontentes. Para algumas pessoas é fácil de ver quando algumas gordurinhas estão a mais, pois elas aparecem fácil, já para outras é mais difícil, tanto é que há pessoas que estão cheias de tentar engordar e não conseguem.

Obviamente isso se trata de detalhes genéticos que precisam ser verificados com um médico especialista. Mas quando pensamos em peso, logo remetemos a importância de estar feliz com nosso próprio corpo. A sociedade impõe um tipo de corpo que muitas vezes as pessoas que não estão dentro dele, são simplesmente julgadas.

Mas a realidade que precisamos mais é aquela que olhamos nos espelho e nos sentimos bem. A saúde deve vir em primeiro lugar, verificando de maneira adequada com um médico. Às vezes simplesmente fazer índice de massa corporal, o famoso IMC não é suficiente, algumas doenças podem estar escondidas por dentro de seu organismo relacionadas ao seu peso.

Muitas vezes ao tentar emagrecer, nos deparamos com certa dificuldade, que pode ser normal para aqueles que não estão fazendo os passos necessários. Mas para outros pode haver algo além como já foi citado. Um exemplo disso é a lipodistrofia que acumula gordura de maneira errônea.

Lipodistrofia

É considerada uma doença simples, mas que pode atingir milhares de pessoas. Acontece quando há algum problema no metabolismo da pessoa e ela não consegue fazer uma distribuição homogênea da gordura subcutânea que é a que mais faz diferença em nossa aparência, pois está logo abaixo da pele.

Acontece muita na região abdominal e pode ter diversas causas, dependendo da pessoa. Principalmente naqueles com diabete e em tratamentos com antirretrovirais para HIV. pode acontecer de duas formas: lipoatrofia e lipo hipertrofia.

Na lipoatrofia, ocorre uma baixa muito grande de gordura em diversas partes do corpo como pernas, rosto, braços e nádegas. Quando isso ocorre, os músculos e até mesmo veias ficam bastante visíveis.

Lipodistrofia

Lipodistrofia

Já na lipo hipertrofia a gordura se concentra em determinados locais como abdômen, tórax, região pubiana. Podendo também levar o crescimento da mama tanto masculina quanto feminina. Em algumas pessoas pode aparecer como uma associação entre as duas.

Normalmente é bem comum a diferença entre homem e mulher na hora de se manifestar. Na mulher a diminuição de gordura ocorre nas pernas e quadris e o acúmulo se apresenta  nas mamas. Já no homem o acúmulo é mais no abdômen.

Além do que podemos ver essa doença pode trazer alterações de alguns componentes presentes em nosso organismo como mudanças nos níveis de açúcar no sangue, colesterol e triglicérides. Pode ser que algumas dessas gorduras não conseguiam ser retiradas com simples atividades físicas e que demandem algum procedimento estético. E é lógico que se você conseguir manter uma alimentação saudável é menos propensa a ter esse tipo de gordura.

Na mulher é ainda mais complexo devido às diversas mudanças hormonais durante a vida, podendo haver até uma duplicação de células. Pode ocorrer também durante a gravidez com mudanças de hormônio e depois de ganhar o bebê pode acontecer de algumas dessas gorduras fiquem localizadas principalmente no abdômen. Além desse período, as mulheres quando ficam mais velhas começam a ter maiores deposições de gorduras localizadas.

Para homens a maior correlação está com doenças cardiovasculares e também atingem a região abdominal. Evitando assim gorduras e frituras, e diminuindo massas e carboidratos em geral da alimentação.

Mantenha A Dieta Firme

Quando começamos um dieta é bem difícil mantê-la, por isso alguns estímulos devem ser feitos para que você consiga se policiar. O importante é sempre lembrar que dieta é por um período, mas que uma educação alimentar é para sempre para evitar doenças e complicações como as citadas acima.

O adequado é ir em um profissional, como o nutricionista. Mas caso você opte por criar sua própria dieta, não se esqueça que cada um tem o seu próprio metabolismo e não adianta tentar copiar dietas pronta de acordo com o que vê na internet, principalmente pelo fato de estar sem acompanhamento. Vá devagar para não causar nenhuma lesão ao corpo caso faça exercícios físicos, e nem ao seu metabolismo se for somente retirar alguns componentes.

O maior erro é querer tirar todo o carboidrato por exemplo, e querer correr uma hora sem preparo. A saúde de qualquer forma precisa ser cuidada com frequência, não sendo motivo de preocupação só quando o peso não está adequado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *