Obesidade Infantil No Brasil: A Situação É Grave? Alimentação

Obesidade Infantil

Esse assunto é muito sério, primeiro que obesidade em qualquer idade não é brincadeira, quando ela é infantil, todo o quadro se torna ainda pior e mais preocupante. Isso porque os hábitos e costumes de uma criança podem ser levados para a vida toda, assim como as consequências em sua saúde, que pode nunca mais ser a mesma, o problema de debilitar uma pessoa para sempre por causa de uma obesidade infantil é muito sério e não deve ser tratado como se não existisse.

Atualmente muitas pessoas fecham os olhos para essa doença e fingem que não existem, é difícil de imaginar, mas mesmo uma pessoa que tenha um filho com obesidade infantil, muitas vezes entra em um estado de negação, não acredita, ou até mesmo não quer fazer nada para mudar essa situação, ela passa por um processo em que ela, o adulto não consegue aceitar, mas acaba deixando de lado aquele que mais sofrerá com isso, não apenas na fase infantil ou adolescente, mas por toda a vida.

Para uma criança com obesidade infantil, conseguir escapar das consequências dessa doença no seu histórico de saúde, ela deve mudar o quanto antes e não só temporariamente, mas para sempre os seus hábitos e rotinas de vida, mas não só apenas na forma de uma dieta, mas sim em todos os seus aspectos cotidianos, como a sua manhã, a sua rotina de exercícios, que por sinal são extremamente necessários, os alimentos os quais ela consome, além disso, devem mudar toda um estrutura psicológica e então entramos em um outro ponto da obesidade infantil, o acompanhamento por um psicólogo e um terapeuta.

Em um grande número de casos, um transtorno alimentar pode estar associado a algum transtorno psicológico, a algum trauma, algum medo, alguma fuga da realidade, entre outras coisas. Isso precisa ser tratado e acompanhado, pois não adianta curar só o físico enquanto a ferida mental ainda está aberta, uma pessoa com um trauma ou desequilíbrio em algum ponto de sua vida, fica muito susceptível à recaídas que podem prejudicar e muito a sua saúde.

Na grande maioria dos casos, até mesmo os pais ou responsáveis precisam seriamente ter um acompanhamento psicológico, para que eles saibam lidar com a situação da melhor maneira possível e que em nenhum caso, sejam mais um gatilho de sofrimento e pressão para os seus filhos.

Para se ter um panorama da gravidade da situação, atualmente a obesidade é o maior problema infantil existente no mundo, a doença crônica que mais ocorre às crianças de todo o planeta, não somente no Brasil, mas esse é um problema global. Lembrando que é classificada como doença crônica as doenças que não se resolvem em curtos espaços de tempo, mas que se estendem por longos períodos podendo até ter consequências para a vida toda.

Quando você analisa os números, isso fica ainda mais alarmante e palpável, uma vez que os dados coletados indicam que os valores de crianças com comprovada obesidade estão na casa dos seus 41 milhões de crianças, mas agora vem a surpresa ainda maior, esses valores consideram somente os pequenos que tem menos de 5 anos, isso mesmo 5 anos de idade, é a primeira fase de suas vidas e isso é muitíssimo sério.

Esses 41 milhões de pequenos estão distribuídos entre os países desenvolvidos, entre os países subdesenvolvidos e acreditem se quiser, também há obesidade nos países mais pobres do planeta, onde o número de pequenos desnutridos também é gigante. O que mostra o quanto estamos errando nesse nosso mundo atual.

Brasil: Aqui no país os dados são alarmantes, pesquisas médicas indicam que os valores estão entre 13% no caso dos meninos e 10% no caso das meninas de todo o Brasil estão sofrendo com esse problema ou problemas relacionados. A faixa etária considerada vai desde os 5 anos até os 19 anos. É uma situação gravíssima, um caso de epidemia.

Prevenção

Médicos e especialistas indicam um alerta, para crianças que nascem muito abaixo do peso, ou em alguma situação de deficiência alimentar, até mesmo ainda com altura e comprimento menores do que os normais. Por mais incrível que possa parecer, nestes casos, acabam que as crianças têm mais chances de sofrer de doenças como a obesidade, do que as crianças que nascem com condições físicas consideradas padrão.

Foi explicado por especialistas que isso se deve ao fato de que o seu corpo já nasce em uma situação de adversidade, portanto, é como se no seu DNA, ele tivesse a informação gravada de que é melhor ele ter uma reserva e faltar, e isso permanece no inconsciente da criança e até mesmo de adultos e essa é a parte que o tratamento psicológico é completamente bem vindo.

Hoje pelos hospitais, ongs, órgãos governamentais de saúde no mundo todo vêm sendo dado aos médicos em geral, assistência e também um treinamento para que consigam identificar crianças em um estado de alerta, isso antes mesmo da situação se agravar e ela chegar no ponto da obesidade. Um conhecimento muito interessante, que em um primeiro momento dá um direcionamento ao profissional da saúde é o estudo e cálculo do Índice de Massa Corporal de uma criança, o famoso IMC.

IMC

IMC

O IMC não deve ser visto para os pequenos da mesma maneira que ele é visto e calculado para as pessoas já na sua fase adulta, isso porque em uma criança existem muitos pontos interferentes desse cálculo, tais como o seu gênero, a sua idade, a sua altura, o seu desenvolvimento, entre outros. Por isso é fundamental que as crianças sejam acompanhadas por bons profissionais, uma vez que eles devem ser competentes para lidar e até prevenir estas questões.

Doenças Infantis

É muito grande o número de crianças que apresentam doenças que antes eram consideradas doenças de pessoas mais idosas e com idade mais avançada, tal como o colesterol atingindo altos níveis, a diabetes, a hipertensão e as doenças osteoarticulares, essas são apenas algumas entre muitas outras que podem vir a surgir. O diagnóstico das crianças nessas vertentes é cada vez maior e mais constante, isso é preocupante, isso é alarmante e desesperador, pois se essas doenças estão chegando tão cedo, o que será desses futuros jovens e adultos, fadados ao controle de doenças por toda uma vida?

A qualidade de uma dieta é um item fundamental da educação de um filho.  Isso inclusive é algo que deveria ser ensinado nas escolas, um item de cidadania básico, pois é nada menos do que o futuro das novas gerações que estamos falando aqui. O ensinamento por exemplo também é válido, tantas vezes as crianças prestam mais atenção nas ações do que nas palavras, por isso seja o exemplo para seu filho, mude sua rotina com ele e por ele, atravessem isso juntos, sejam parceiros e salve o seu filho de uma vida de problemas de saúde.

Tratamento

As coisas básicas para cuidar de um quadro de obesidade é mudança de hábitos alimentares e mudança de rotina com certeza a introdução de uma vida de exercícios, uma vida que inclua a pratica de pelo menos um esporte, isso é básico e todo mundo sabe, mas apenas isso não basta e não é correto. O acompanhamento de um médico é extremamente fundamental, pois cada caso é um caso e, portanto, cada caso tem uma melhor indicação de tratamento e recuperação.

O que serve para uma criança muitas vezes não serve para outra, pois por exemplo, o fator psicológico influencia muito, o fator neurológico, a sua capacidade e resistência física, pois não adianta impor à criança à um preparo físico que ela não suporta, pois com isso ela pode acabar tendo um problema grave de saúde, talvez até algum colapso.

Tratamento de Obesidade Infantil

Tratamento de Obesidade Infantil

Além de tudo isso, não é a mesma dieta que funciona para todo mundo, definitivamente não é, cada um tem uma necessidade maior de uma ou outra vitamina, se as atitudes tomadas para tratamento forem equivocadas, o processo inverso pode acontecer e assim as crianças terminarem essa etapa com uma saúde mais comprometida, tanto física quanto mental, elas podem atingir um nível de extrema frustração e piorar o quadro de saúde até mesmo em relação ao que estava antes.

E um ponto de grande importância é a aceitação dos pais e a procura de ajuda para os seus filhos. Lembre-se se você o ama não negue, ajude, ele é uma criança e precisa de você, essa criança pode estar mentalmente perdida, quanto mais os pais postergam isso e negam mais eles estão comprometendo o negativamente o futuro de seus amados filhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *