Prevenção da Obesidade Infantil e na Adolescência

Há tempos que o problema da obesidade deixou de ser apenas estético, uma coisa que gerava um incômodo, em virtude das brincadeiras dos amigos e colegas da escola. Quando uma pessoa, seja ela criança ou adolescente, está com excesso de peso, a probabilidade de ela ser acometida por um problema de saúde é muito grande, como por exemplo: problemas cardíacos, diabetes e até mesmo no esqueleto, que pode sofrer uma deficiência na formação.

A porcentagem de crianças que sofrem com a obesidade é de 15%, e a porcentagem de adolescentes é de 8%. De cada 10 adolescentes obesos, 8 deles continuam com este problema quando adultos.

Fatores como genética, sedentarismo, problemas psicológicos, divergências na família, alimentação errada, e outros, em geral potencializam a obesidade nas crianças.

Muitas pessoas acreditam que as crianças obesas estão nesta situação devido ao fato de comerem muito, mas isso nem sempre é verdade. O que acontece é que elas, normalmente, ingerem comidas muito calóricas, o que não necessita ser em quantidade elevada para provocar o ganho de peso.

Alguns exemplos de alimentos que são uma fonte altíssima de calorias são: x burguer, batata frita, misto quente, carne passada na manteiga. Alimentos que as mães adoram fazer para os filhos. Eles costumam ser os grandes responsáveis pela obesidade das crianças e adolescentes.

As equipes de saúde alertam para os riscos que este tipo alimentação errada pode causar na infância. Ainda assim, alguns pais pensam, erroneamente, que uma criança precisa ser gorda para ser saudável.

Os pais têm um papel muito importante na vida alimentar das crianças, pois elas tendem a imitá-los. Por este motivo, se os pais se alimentam de uma forma inadequada, os filhos se alimentarão da mesma forma.

Atualmente, com o aumento da violência, os pais ficam com medo de algo aconteça com seus filhos, e usam diversos artifícios para que seus eles possam permanecer dentro de casa, dando-lhes vídeo game, celulares, e outras coisas, fazendo com que as crianças se tornem sedentárias. Com esta atitude os pais não estimulam seus filhos a realizarem exercícios físicos, que são fundamentais para uma vida saudável como, por exemplo: jogar futebol, pega-pega, correr, etc. O que acaba facilitando que a criança desenvolva uma obesidade tão cedo.

A Ansiedade e a Obesidade

Quase todas as pessoas sofrem com a ansiedade, inclusive os jovens. Esta ansiedade é consequência do stress. Por exemplo, um jovem em semana de avaliação no colégio, preocupado com as provas, ou mesmo a pressão do vestibular, e várias outras situações, fica muito estressado. E a ansiedade gerada nessas situações, faz com que o jovem coma compulsivamente, mesmo sem fome.

Na década de 70, as pessoas com idade entre 6 e 18 anos, que estavam acima do peso, representavam 3%. Atualmente, esta porcentagem aumentou mais 7 vezes, o que é preocupante.

Dicas de Prevenção à Obesidade

Prevenir é a palavra de ordem. Por isso, listamos abaixo algumas atitudes simples, que ajudam na prevenção da obesidade infantil e na adolescência:

1 – Alimentar-se corretamente, com frutas, verduras e legumes, ou seja, ter alimentação balanceada.

2 – Fazer as refeições em horários fixos, não ficar beliscando entre os horários de uma refeição e outra.

3 – Evitar alimentos que contenham muita gordura como: frituras, doces, refrigerantes, e etc.

4 – Fazer exercícios como caminhadas, corrida, jogar bola, natação, e qualquer outro tipo de atividade física, desde que tenha uma orientação de um profissional.

5 – A água é de estrema importância em nossa vida. Por isso, beba muita água, ao menos uns dois litros durante o dia.

Prevenção à Obesidade

Prevenção à Obesidade

A questão da obesidade é muito séria, e precisa ser observada com muita cautela. A pessoa que está obesa ou que conhece alguém que esteja, e não está se tratando, precisa pedir ajuda a um médico, pois a origem da obesidade pode ligada à vários fatores, desde a genética, a hábitos alimentares incorretos.

Quanto mais precocemente o problema for identificado, mais cedo ele poderá ser eliminado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *