Onde A Glicose É Reabsorvida Nos Rins?

A glicose é considerada um tipo de carboidrato muito simples, presente em nossos organismos, do tipo monossacarídeo. Assim, é possível perceber então que a glicose é responsável pelo desenvolvimento de outros tipos de carboidratos, assim como a frutose. A glicose é considerada também a principal fonte do que chamamos de energia do corpo humano, fazendo com que a mesma então, seja quebrada por meio de enzimas específicas que irão então levar a um processo de desenvolvimento de moléculas consideradas menores.

Além de estar presente também no corpo humano, a glicose é uma substância que é encontrada e muito conhecida também por fazer parte do processo da fotossíntese, que acontece dentro dos vegetais.

Como A Glicose É Absorvida No Organismo

O amido é um alimento que é considerado de extrema varga de glicose em sua composição, levando então ao entendimento de que quando há o consumo do mesmo por uma pessoa, as enzimas levarão a um processo de quebra e produção da glicose para o corpo. Apesar de ser considerada benéfica, quando existe um consumo ou circulação de glicose em grande quantidade no organismo de um indivíduo, é possível perceber que o fígado ficará extremamente sobrecarregado, já que é para lá onde o organismo envia o eu for considerado para ele com um excesso.

Quando esses órgãos recebe então essa grande carga de glicose, acontece um processo de transformação dentro do mesmo, que transformará a glicose em o eu chamamos de glicogênio, eu fiará armazena no fígado. Essa concentração de glicogênio no fígado é também não considerada um ponto positivo pra o funcionamento do organismo, já que a partir de uma quantidade de glicogênio excedente, haverá um início de circulação da substancia na corrente sanguínea que desencadeará um processo de concentração de produção de insulina no pâncreas, podendo levar ao desenvolvimento da doença que conhecemos como diabetes ou outros tipos de problemas de saúde.

A Reabsorção Da Glicose

Reabsorção Da Glicose

Reabsorção Da Glicose

Uma pessoa que apresenta condições físicas consideradas normais, desenvolve um processo de filtração e reabsorção de glicose de cerca de 1,5kg. Mesmo com essa quantidade que pode se considerada grande, é importante saber que a quantidade utilizada pelo corpo como forma de energia, é de cerca de 10 a 35 vezes menores do que a quantidade filtrada pelo organismo, nos levando então a perceber a existência do armazenamento de glicose.

Essas glicoses armazenadas no organismos desenvolvem a função de fazer com que em um período de jejum, haja para o corpo um lugar de onde tirar sua energia, para que continue funcionando de forma normal até que possa ser novamente suprido o seu déficit de calorias e carboidratos.

Nos rins, existe uma parte que é considerada responsável de forma direta para o processo de quebra da glicose e transformação da mesma em energia, o túbulo contorcido proximal. Essa é a parte que é considerada a maior responsável por esse processo, mesmo que trabalhe de forma conjunta com outras partes do órgãos, como é o caso o túbulo contorcido distal e também a alça de henle.

A absorção e reabsorção da glicose é um processo considerado de extrema importância para o funcionamento correto de nossos organismos, apresentando grande capacidade de prover energia para o corpo, quando realizado de forma usual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *