Por Que a Obesidade É Um Problema? Por Que Doença?

Quando falamos sobre saúde, muitas vezes deixamos passar alguns princípios básicos que poderiam ser seguidos com maior facilidade e que podem ser de grande ajuda para evitar problemas futuros de saúde. Nosso pensamento é moldado pela sociedade em que vivemos, principalmente pelas pessoas que vivem ao nosso redor. Se vemos sempre as pessoas se alimentando com fast foods, logo achamos que isso também será positivo para nós.

Ao analisarmos o padrão de corpo dos brasileiros, os mais desejados são o abdômen tanquinho, pele bronzeada e tudo bem sarado. Mas nem sempre isso é um sinal de qualidade de vida. Em outros países pelo o contrário, o bonito é ser acima do peso e está tudo bem para eles serem assim.

Isso varia muito de cultura para cultura de cada país. Mas podemos dizer que de forma geral a preocupação deveria ser com a saúde. Para ganhar o corpo dos sonhos estamos realmente fazendo o melhor para a qualidade de vida? Esse assunto tem se tornado bastante comentado principalmente pelo fato de estarmos em constante correria e as pessoas têm cada vez mais esquecido dos princípios para uma boa saúde físico e mental priorizando uma boa alimentação e uma série de exercícios físicos, além de momentos de lazer. 

Além disso o número de pessoas com obesidade tem crescido bastante pelo mundo todo e os dados apontam que isso acontece devido a falta de tempo das pessoas que acabam se usufruindo do que é mais rápido de preparar que normalmente é algo industrializado. Outro estudo aponta que a obesidade começa em sua maioria na infância, onde os pais não controlam os doces de seus filhos, ou as vontades de comer aquele fast food delicioso que elas tanto adoram.

Obesidade

Tratar de um assunto desses se tornou algo bem mais sério nos últimos anos. Os casos de cirurgia bariátrica (redução de estômago) aumentaram em 100%, mostrando o quanto isso tem afetado cada vez mais a sociedade atual. Inicialmente não vemos o quanto a obesidade pode ser perigoso por ser o simples fato de estar acima do peso. Mas a questão é quanto isso impacta em outros aspectos da saúde.

Hoje em dia são mais de quinze milhões de pessoas nesse estado de obesidade no Brasil, e mais de setenta milhões que estão em sobrepeso que podem virar um caso de obesidade no futuro. A obesidade se caracteriza pelo excesso de gordura no organismo de uma pessoa, sendo que esse acúmulo passa a se tornar um incômodo para realização de atividades simples, atrapalhando também o funcionamento do organismo, que não dá conta de fornecer energia para tudo.

O cálculo básico para se ter noção do quanto está dentro ou fora do peso ideal é um índice de massa corporal medido pelo peso dividido pela altura ao quadrado. Obviamente não é a maneira mais certeira, principalmente por um peso não ser a única coisa que mede sua saúde. Mas ainda sim mostra o quanto você acima ou até mesmo abaixa da média de acordo com tabelas fornecidas direto da Organização Mundial da Saúde, sendo que o cálculo deveria dar entre 18,5 e 24,9 para ser considerado normal. Entre 25 e 30 é um sobrepeso, somente depois de 30 é considerado obeso. 

Mas as pessoas que vivem no sobrepeso já começam a sentir alguns sintomas desse problemas que se torna uma doença caso não cuidado. É uma tristeza ver aquelas pessoas que não conseguem nem sequer levantar por conta do peso. O excesso de peso traz doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, cardiovasculares, pulmonares, ou seja afeta o funcionamento de modo geral.

Não somente ao excesso de alimentos é todos os casos de obesidade, algumas pessoas já possuem isso na genética e por isso deve ser monitorado desde a infância. Outras pessoas podem desenvolver algum desequilíbrio hormonal e em outra funções que geram esse tipo de problema como disfunção endócrina.

A partir desse momento é melhor que sua dieta seja criada e acompanhada por um profissional, pois sabemos o quanto é difícil nos manter dentro das restrições alimentares, mas devemos pensar sempre na saúde e no quanto nos sentimos bem ao olhar no espelho e também conseguir realizar nossas atividades simples do cotidiano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *