Quais Os Efeitos Da Progesterona No Organismo Feminino?

A progesterona é um importante hormônio que é produzido pelo corpo feminino, e acaba desenvolvendo diversas funções dento do organismo de uma mulher, além de também influenciar em muitos aspectos de sua saúde. Existem células que são responsáveis pelo seu desenvolvimento, e as mesmas são chamadas de células do corpo lúteo, presente nos ovários das mesmas.

Esse chamado corpo lúteo é basicamente uma parte estrutural do ovário feminino, e fica localizado na região do órgão onde existe o desenvolvimento e alocação dos ovários considerados maduros, ou seja, o local onde os óvulos são liberados pelo corpo no período em que a mulher está ovulando. Esse tipo de célula então, tem a capacidade de fazer com que a progesterona se apresente em níveis mais elevados durante o ciclo menstrual da mulher.

Quando o ovulo é liberado para o processo de fecundação, e a mesma não ocorre, os níveis de progesterona no corpo feminino tendem a diminuir, fazendo com que a mulher inicie o seu processo mensal de menstruação.

Como principal função desse tipo de hormônio, pode-se se citar o processo de desenvolvimento da membrana mucosa presente no útero feminino, para que então o ovulo possa ser devidamente recebido durante a sua maturação. Além disso, a progesterona também acaba fazendo com que as mamas da mulher se desenvolva durante o seu processo de gravidez, fazendo então com que seja possível que a mesma comece a produzir o leite materno, para alimentar seu filho.

Algumas mulheres que acabam de certa forma sofrendo de disfunções hormonais, principalmente as voltadas para a produção e distribuição de progesterona em seu corpo recorrem para o uso de alguns anticoncepcionais, para que os níveis da mesma possam ser controlado em seu organismo, ou até mesmo aumentados, em alguns casos.

Progesterona

Progesterona

Para as mulheres que sofrem com baixos níveis no processo de progesterona em seu corpo, podem ser utilizado alguns tipos de medicamentos com a função de fazer com que esse taxa seja adequada para que a mesma consiga engravidar de uma maneira mais fácil, ou até mesmo para que outras partes de seu organismo funcione de forma correta. Esses anticoncepcionais podem ser utilizados pelas mesmas de forma oral, como acaba sendo mais usual, ou também em alguns casos por meio de injeções. É muito importante que a mesma tenha ciência que o processo de ingestão desses tipos de medicamentos devem ser apenas com o consentimento médico, já que a progesterona pode desempenhar diversos tipos de problemas em seu corpo, quando utilizada de forma incorreta pelas mesmas.

Um outro tipo de hormônio presente no corpo feminino é o estrogênio, e devemos saber que as funções que esses dois hormônios desenvolvem no corpo feminino são diferentes, apesar de trabalharem em conjunto para que a saúde da mulher seja devidamente preservada. O estrogênio, por exemplo, consegue desenvolver influencia sobre o processo de determinações de algumas das características do corpo da mulher, diferentemente da progesterona, que se limita ao processo de preparação do útero para que a mulher desenvolva uma possível gestação, por meio do recebimento do ovulo já fecundado, e também pelo processo de estimulo da produção de leite nas mamas da mesma.

A progesterona por diversas razoes acabou sendo considerada o hormônio base para que muitos tipos de anticoncepcionais acabassem sendo desenvolvidos, e juntamente com o estrogênio, alguns medicamentos então conseguem realizar o processo de inibição, ou diminuição das chances de uma mulher engravidar. Isso acontece devido a capacidade dos medicamentos fazerem com que a ovulação da mulher seja inibida, ou seja, os óvulos das mesmas acabam não chegando a fase de se tornarem maduros, para que a mesma possa então ser fecundada por um espermatozoide.

A progesterona é um importante hormônio para que o processo de menstruação seja realizado mensalmente pelo corpo da mulher, auxilia no aumento de chances de as mulheres engravidar, quando combinados com outros medicamentos e tratamentos e também auxilia durante todo o processo de gestação da mesma, influenciando de forma direta em sua produção da leite.

A progesterona apresenta seus níveis mais altos durante o segundo ciclo menstrual da mulher, ou seja, após o período de quinze dias da última menstruação, onde o ovulo já maduro começa o seu processo de liberação do útero e maturação, a espera de uma possível fecundação, que gerara então uma gravidez.

A Progesterona Na Gravidez

Progesterona Na Gravidez

Progesterona Na Gravidez

Além de outras importantes funções que a progesterona desenvolve no corpo da mulher durante outros períodos de sua vida, quando a mulher se encontrada no seu ciclo gestacional, esse hormônio se torna o principal responsável por realizar o que chamamos de sustentação de seu feto. Esse processo é realizado por meio de uma estimulação do útero que ocorre no período das duas primeiras ou três semanas de gestação; essa estimulação ocorre então por meio da estimulação das trompas do útero e também de seu endométrio, que irão fazer com que sejam distribuídos os nutrientes essências para que a gestação ocorra de forma saudável e correta.

Os efeitos que esse hormônio causa no corpo da mulher voltado para a amamentação, acabam fazendo com que as bolsas alveolares, que ficam situadas nas glândulas mamarias da mulher cresça, formando aos poucos o leite, e também auxiliando o processo de distribuição de maiores quantidades de nutrientes para o mesmo, o que é considerado extremamente benéfico para o bebê, e também para a saúde da mãe. Com isso, o corpo da mãe acaba desenvolvendo também menos chances de rejeitar o feto que estará sendo desenvolvido.

Podemos perceber então que os benefícios que esse tipo de hormônio causam no corpo da mulher são inúmeros, e quanto mais regulado os mesmos se encontrarem, melhor a chance de todo o processo menstrual e também uma possível gravidez, ocorrer de maneira sadia e feliz. Porém, temos que pensar também nos casos onde as taxas desse hormônio se apresentam no corpo da mulher de forma desregulada, tanto em mulheres onde as tacas de progesterona se encontram abaixo do nível recomendado, ou naquelas onde o mesmo se excede.

Desregulação Da Progesterona No Organismo Da Mulher Pode Causar Algum Dano?

Os níveis de progesterona em uma mulher saudável, acabam se desregulando apenas quando o segundo parte de seu ciclo menstrual começa, para que o processo de fecundação de início de uma possível gravidez possam ocorrer de forma correta, fazendo com que após o mesmo ser fecundado, não haja nenhum risco do corpo expelir o ovulo, dando início a um processo de aborto. Quando a mulher então não é fecundada, o nível de progesterona volta a ficar mais baixo, e todo o processo de construção de uma camada para o preparo do ovulo aos poucos se destrói, dando início ao que conhecemos como a menstruação.

Representação Química do Progesterona

Representação Química do Progesterona

Com isso, podemos perceber que mulheres que sofrem com graves diminuições na taxa de progesterona presente em seu corpo podem acabar desenvolvendo ao longo dos anos uma caso específico de infertilidade, mesmo que em níveis mais suaves, onde com alguma intervenção médica ainda existirá chance de se poder engravidar. Além disso, em alguns casos, é possível perceber que algumas mulheres que também apresentam essa redução da taxa de progesterona, em que as chances de se desenvolver uma gravidez ectópica ou até mesmo um aborto são maiores, quando comparadas com as mulheres com a taxa hormonal de seu corpo regulada.

Existem alguns casos onde a necessidade de se realizar um exame medico para que as taxas de hormônio no corpo da mulheres sejam verificadas, como por exemplo quando falamos de uma gestante em processo de uma gestação de risco, quando a mulher também apresenta um ciclo menstrual desregulado ou até mesmo nas que relatam problemas para poder engravidar.

Mulher Com Dificuldade Para Engravidar

Mulher Com Dificuldade Para Engravidar

Geralmente, esses exames acabam sendo realizado com mais frequência durante o pré-natal da mulher, período onde a mesma comparece para consultas regulares, a fim de acompanhar o desenvolvimento de sua gravidez.

Algumas mulheres que apresentam níveis de progesterona considerados muito alto em seu corpo podem acabar desenvolvendo alguns casos de aparecimento de cistos em seu ovário, câncer de ovário e outros tipos de problemas, que só poderão ser identificados por meio de alguns exames realizados com seu médico. Por isso, é muito importante que as mesmas mantenham seus exames sempre em dia, e façam consultas regulares com seu ginecologista, a fim de prevenir certos tipos de problemas que poderão ser desenvolvidos ao longo do tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *