Quando Se Deve Começar a Tomar Insulina

Quando Se Deve Começar a Tomar Insulina? 

O diabetes é um tipo de doença provocada pela má absorção ou produção insuficiente da insulina (que é um hormônio responsável por regular o nível da glicose no sangue e garantir energia para o nosso organismo). A insulina atua quebrando as moléculas de açúcar (glicose), e convertendo-as em energia para garantir a manutenção das células do nosso corpo.

Diabetes pode provocar a elevação da glicemia o que, por sua vez, pode causar problemas para o coração, para os olhos, nervos, artérias e rins. Se for um caso muito grave, o paciente pode vir a óbito.

As pessoas que apresentam diabetes tipo 1, fazem uso da insulina por meio de uma injeção diária, e que serve para regularizar o nível de açúcar no sangue. Geralmente, a insulina é aplicada um pouco antes das principais refeições do dia.

No caso do diabetes tipo 2, a pessoa deve tomar iniciar o uso da insulina se os remédios e a dieta não estiverem sendo suficientes para controlar o nível de açúcar no sangue.

Se o médico achar conveniente, ele também pode indicar o uso da insulina se a glicemia em jejum do paciente estiver maior do que 300 mg/dl, se a pessoa perder muito peso em um período curto de tempo e também durante a gravidez, se a mulher desencadear uma diabetes gestacional.

O uso da insulina deve ser feito somente sob orientação médica. O uso indevido pode causar vários problemas para a saúde do paciente, como confusão mental, tontura, tremor e visão embaçada. Esses sintomas são muito comuns em casos de hipoglicemia.

Como Tomar a Insulina

Tomar a Insulina

Tomar a Insulina

Quando o paciente é acometido pelo diabetes, o tratamento com a insulina começa com poucas unidades como, por exemplo, 10 unidades de uma insulina de longa duração, como a basal, antes de o paciente dormir. Em durante o dia, o uso dos anti-diabéticos orais deve ser mantido.

Daí, o paciente precisa ir medindo e registrando como ficam os níveis de açúcar no sangue durante o jejum, antes de dormir, e também antes e depois das principais refeições. Essa observação deve ser feita por vários dias. Geralmente, entre 1 a 2 semanas. Dessa forma, o médico terá condições para decidir quando e a quantidade de insulina de ação mais rápida o paciente precisará para manter o diabetes sob controle.

Como Prevenir o Diabetes

A melhor maneira de prevenir o diabetes e manter hábitos saudáveis de vida, como praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de cigarros, álcool e demais drogas. Manter uma vida mais saudável não previne somente o diabetes, como muitas outras doenças.

Sintomas do Diabetes

Confira abaixo os principais sintomas para cada tipo de diabetes:

Diabetes tipo 1:

Diabetes tipo 1

Diabetes tipo 1

  • Sede e fome constantes
  • Vontade de fazer xixi várias vezes ao dia
  • Náusea e vômito
  • Fraqueza
  • Alteração de humor
  • Fadiga

Diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2

  • Sede e fome constantes
  • Vontade de fazer xixi várias vezes ao dia
  • Formigamento nas mãos e nos pés
  • Feridas que demoram bastante para cicatrizarem
  • Visão embaçada
  • Infecções frequentes de pele, rins e de bexiga
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *