Tratamentos Para Obesidade: Quais São E As Ações Necessárias

Obesidade

A obesidade é um problema real no mundo de hoje, há uma grande parcela de indivíduos sofrendo com seus efeitos e consequências nocivas, a obesidade é ainda mais cruel e preocupante quando ocorre em uma pessoa que ainda está nos seus primeiros anos de vida e pode deixar até mesmo sequelas para o futuro.

O mundo atual é cheio de contradições, uma delas é que enquanto em alguns lugares do mundo pessoas morrem de fome em pleno século XXI, em outros lugares as pessoas sofrem com o excesso de peso, muitas vezes o início da doença acontece por causa de fatores culturais, como o incentivo ao consumo de fast foods, a cultura da alimentação rápida e muitas vezes equivoca, entre outros tantos fatores.

Por definição a obesidade é considerada sim uma doença e não somente uma condição física e por sua vez essa doença consiste em um volume altamente excessivo de acúmulo de gordura ruim no corpo de uma pessoa, isso pode ser causado por um consumo alto e equivocado de elementos, muito superior às necessidades nutritivas diárias de um ser humano, isso ainda pode ser somado à fatores genéticos e uma pré disposição à essa condição.

Estudos apontam que no Brasil a quantidade de pessoas que hoje está acima do peso é de cerca de 12%, o que já um valor muito alto, são milhões de pessoas, mas em outros países como nos Estados Unidos essa porcentagem pode ser ainda maior e ultrapassar os 60%.

Sintomas

Alguns sintomas são muito claros, como o peso excessivo, mas há outros indicativos de que uma pessoa chegou no nível de obeso, entre eles os principais sintomas são:

  • Apresentar apneia do sono.
  • Ter dificuldade para se movimentar.
  • Ter um cansaço muito maior do que o normal.
  • No caso do sexo feminino: Podem haver distúrbios hormonais que levam à alterações no ciclo menstrual.

    Sintomas da Obesidade

    Sintomas da Obesidade

Diagnosticando

Geralmente os médicos usam alguns indicativos para se certificar que alguém está na condição de obesidade, entre eles o mais comum é o cálculo do Índice de Massa Corporal de uma pessoa, popularmente conhecido como IMC, para esse parâmetro as classificações são:

  • Obesidade de grau 1: é constatada quando o IMC corporal está entre os valores de 30 e 34,9.
  • Obesidade de grau 2: é constatada quando o IMC corporal está entre os valores de 35 a 39,9.
  • Obesidade de grau 3: é constatada quando o IMC corporal está entre os valores acima do número 40.

O cálculo da porcentagem de gordura no corpo e da circunferência do abdômen também são agentes importantes para definir a obesidade.

Tratamentos

Tratamentos de Obesidade

Tratamentos de Obesidade

Os tratamentos de obesidade não são muitos, mas devem ser levados muito a sério, antes de mais nada você deve mudar seus hábitos de vida. Primeiramente modificar a dieta, mas nunca por conta própria, pois seu organismo precisa se readaptar e não dá para você começar com uma dieta que seja de outra pessoa, tem que ser muito especifica para que você possa aguentar a falta calórica.

Outro ponto importante é dar início à um programa de exercícios, mas leve em consideração que não é qualquer exercício, deve ser sempre orientado por um profissional, para que não existam efeitos colaterais ou até uma consequência ruim.

O médico pode optar pela introdução de medicamentos que servem tanto para inibir o seu grande apetite, ainda mais em períodos de diminuição de calorias e também para reduzir os níveis de gordura no corpo.

Há algumas cirurgias que podem ser feitas para redução de gordura e tecidos, muitas vezes essa pode ser a única maneira de começar uma diminuição de peso, mas mais uma vez é importante saber que tudo tem de ser sob a supervisão de um médico especializado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *