Quanto Tempo A Insulina Faz Efeito No Corpo?

A insulina é um importante medicamento utilizado por pessoas que sofrem com uma das doenças que estão mais presentes no organismo de grande parte dos brasileiros e oferece benéficos como uma melhora nas condições de açúcares presentes no corpo de cada pessoa, regulando essa substância.

A insulina é um hormônio que é produzido de forma natural pelo organismo de cada ser humano, mas que pode ao longo do tempo, sofrer alguns tipos de problemas, e isso fará com que a diabetes se desenvolva. Quando produzido de forma natural, a insulina advém de um órgão específico, o pâncreas, que é então o responsável por produzir e depois eliminar essa substância para todos os outros órgãos. A partir da produção da insulina no medicamento o corpo poderá produzir também a glicose, que será inserida por meio de processos químicos no organismo, sendo utilizada posteriormente pelo próprio corpo como seu mecanismo de produção de energia.

Quando as pessoas se alimentam, é possível perceber que a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas apresenta um crescimento muito grande em suas taxas, mas durante os intervalos das refeições, também é possível observar pequenas variações nas mesmas. Essa variação de insulina, serve basicamente para realizar o controle dos níveis do açúcar que se encontra presente em nossos organismo mesmo durante períodos onde não existe a ingestão de alimentos, que será utilizada como base no processo de produção de energia do corpo.

O paciente que sofre com diabetes, desenvolve disfunções onde é possível perceber que a produção de insulina fica diretamente afetada, sendo ela totalmente ineficaz, como é o caso da diabetes classifica como tipo um, ou a diabetes do tipo dois, que irá fazer com que a quantidade de insulina produzida pelo organismo se apresente de forma muito elevada, necessitando então ser controlada.

Existem no Brasil, variações de insulinas artificiais, que irão substituir de forma relevante a substância da insulina presente no organismo do indivíduo, e sendo dividida também entre seu tempo de ação, como as insulinas de rápido efeito, as insulinas ultrarrápidas, longas e também de tempo intermediário. Cada uma delas, poderá ser utilizada em um específico caso de diabetes, e a partir, da gravidade e do avanço da mesma no organismo do indivíduo.

Insulina

Insulina

Por isso, é muito importante que os exames dos pacientes estejam em dia e que assim, os médicos possam realizar procedimentos para a descoberta de qual o tipo da diabetes presente no organismo de seu paciente.

Tempo De Duração Da Insulina No Organismo

A partir da utilização da insulina, será possível observar qual o tempo que a mesma irá demorar para realizar sua ação, e também, quanto tempo seu efeito será sentido, mesmo que de forma indireta.

Você já deve ter percebido que diversas pessoas que fazem o uso desse medicamento, necessitam realizar a aplicação da insulina de uma a duas vezes ao dia, ou em alguns casos, com mais frequência. Isso acaba sendo necessário pelo tempo de duração que a insulina realiza em seu corpo.

Como já aprendemos, existem diversos tipo de insulinas, e cada uma delas apresenta diferentes tipos de funções e tempo de duração no organismo de cada indivíduo.

A insulina ultrarrápida apresenta um tempo para seu início de ação que dura cerca de dez minutos, ou seja, a partir da aplicação da mesma em seu organismo, o tempo base para que seu processo de ação de inicie será este. Por outro lado, sua duração não ultrapassa a margem de cinco horas, sendo geralmente um intervalo de três e quatro. A insulina ultra-rápida então, é utilizada geralmente, antes das refeições dos pacientes, para que possa controlar a insulina presente em seu organismo durante o processo de digestão do alimento, iniciando logo após sua deglutição.

A insulina rápida por sua vez, apresenta um tempo de ação de cerca de meia hora, se diferenciando bastante da anterior, além disso, o efeito da mesma no organismo pode chegar a quase sete horas, o que oferece para o paciente, uma possibilidade ainda maior na flexibilização do controle de sua diabetes.

O tempo de duração da insulina no organismo, e a necessidade de utilização da mesma será avaliado pelo médico especialista, que utilizará seus conhecimentos para avaliar qual o melhor tipo de insulina para um sucesso no tratamento de seu paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *