Quantos Litros de Urina são Produzidos por Dia?

Os Rins e a Urina

Os rins são órgãos pequenos, mas muito importantes para o corpo humano. Eles estão relacionados com a filtração do sangue. São dois órgãos pequenos, com tamanho aproximado de uma mão fechada, cada um. Os rins são duas glândulas de coloração avermelhada escura. O rim direito fica logo abaixo do fígado e o rim esquerdo fica logo abaixo do baço. Um formato muito parecido com o de um grão de feijão. Eles estão localizados abaixo da caixa torácica, um de cada lado do corpo. Diariamente os rins são capazes de filtrar até 150 litros de sangue e produzem a urina, depois disso.

Cada rim pesa cerca de 150g. Eles possuem um envoltório fibroso que é chamado de cápsula renal. Além disso, são rodeados de tecido adiposo que está relacionado com a proteção do órgão. Cada rim possui duas faces, a anterior e a posterior. Além disso, duas bordas, a medial e a lateral e também duas extremidades. Há o hilo, o ureter, a artéria e a veia renal, também outros vasos sanguíneos, nervos e claro, vasos linfáticos.

O rim é formado por minúsculas estruturas chamadas de néfrons. Cada um destes é capaz de realizar a filtração e juntos eles conseguem dar conta de filtrar todo o sangue durante o dia todo e eliminar todos os resíduos e toxinas. Os néfrons são capazes de manter o equilíbrio dos eletrólitos e controlar a quantidade de líquido nos tecidos do corpo, regulando assim a pressão arterial. Além disso, o rim ainda é capaz de secretar hormônios específicos e produzir a urina. Esta estrutura é a estrutura capaz de realizar as principais funções do rim, e por isso ela é chamada de unidade funcional do rim.

Rins e a Urina

Rins e a Urina

Qual a Quantidade Ideal De Urina Que Uma Pessoa Deve Eliminar Diariamente?

O que define a quantidade de urina vai ser liberada, primeiramente, é o hormônio chamado de antidiurético. As variações na concentração do plasma fazem com que a quantidade deste hormônio mude, de acordo com a quantidade de líquido. A hipófise é a glândula capaz de decidir a quantidade de urina a ser eliminada e ela é sensível.

Então o que acontece é que a hipófise detecta a osmolaridade plasmática e libera mais ou menos hormônio antidiurético. Se uma pessoa bebe muita água, ela vai ter sua osmolaridade diminuída, com isso a hipófise vai liberar menos hormônios diuréticos e, consequentemente, a pessoa irá eliminar mais urina. Isso vai controlar a quantidade de líquidos para as células do corpo. Se a pessoa bebe pouca água, a sua osmolaridade plasmática vai ser maior, com isso a hipófise via liberar mais hormônio antidiurético para impedir a eliminação de urina, já que o corpo precisa de mais água. Depois disso então a pessoa vai eliminar menos urina.

Criança Urinando

Criança Urinando

A quantidade de urina que uma pessoa produz por dia varia um pouco. Ela está relacionada com a quantidade de água que ela ingere, claro! Mas em média, uma pessoa produz e cerca de 700mL a 2 litros de urina por dia. O que define é a quantidade de água que ela ingere. Pessoas que bebem muita água, liberam mais urina e normalmente ela é mais clara. Pessoas que bebem pouca água tendem a urinar menos e ter uma urina mais concentrada, de coloração amarela forte.

Como saber a quantidade correta e ideal de urina? Normalmente a quantidade ideal de líquido a ser tomada por dia é 2 litros por dia. E a quantidade de urina será correspondente. Você pode ter uma noção de como está sua ingestão de líquidos pela sua urina. Uma pessoa saudável costuma urinar pouco tempo depois de beber água e sua urina tem cor clara. Se você ingere muito líquido e mesmo assim sua urina está com coloração forte pode ser um indicativo de que algo não está funcionando bem e você deve procurar um médico.

Função dos Rins

A função primordial dos rins, claro, é filtrar o sangue e produzir a urina. A urina é eliminada com as substâncias tóxicas e nocivas ao corpo, por isso os rins são indispensáveis e quando eles param de funcionar é preciso a ajuda de uma máquina para isso – hemodiálise. Ele secreta a urina com substâncias como a ureia, mas também medicamentos, hormônios, etc. Os rins filtram os produtos do metabolismo, regulam a tensão arterial e a produção dos glóbulos vermelhos do sangue.

Além da filtração do sangue e eliminação de amônia, ureia, ácido úrico e outras substâncias, o rim também é capaz de secretar substâncias muito importantes para a saúde. Ele consegue atuar no controle dos eletrólitos do corpo, como o sódio, o potássio, o cálcio, o magnésio, o fósforo e o bicarbonato. A regulação do pH sanguíneo também é uma função renal.

Primeiro o rim recebe, da artéria renal, o sangue com as substâncias que foram absorvidas no corpo, e então ele filtra e deixa passar com o plasma apenas aquelas em que devem continuar no corpo e serem levadas para o coração. Assim, o sangue sai livre de toxinas pelas veias renais, em direção ao coração. O que ficou é eliminado (urina) pelos ureteres até chegar na bexiga.

Doenças Renais

Doenças Renais

Doenças Renais

São muitos problemas que podem afetar e causar doenças nos rins. Vamos destacar aqui os principais e mais graves. Os sintomas podem ser inchaços nas pernas, dificuldades para urinar, dor ao urinar, urina de coloração diferenciada ou muito forte, frequência de micção alterada, sangramento na urina, dor na lombar, etc. Vejamos:

Cálculo Renal

O cálculo renal é muito conhecido como o terror das doenças renais. São as famosas pedras nos rins. Ele é causado por uma acumulação de substâncias tóxicas nos rins, como o cálcio e a cistina nos canais urinários ou também dentro dos rins. Isso normalmente está relacionado com a má alimentação. Mas também pode estar ligado a fatores genéticos, hereditários e também baixa ingestão de líquidos por muitos anos.

Insuficiência Renal Aguda

A insuficiência renal é caracterizada pelo quadro de falta de função renal. Quando os rins não dão conta mais de filtrar a quantidade necessária de sangue de forma súbita, caracteriza o quadro de insuficiência renal aguda. Ela pode ocorrer como resultado de outros problemas de saúde e normalmente ela pode ser reversível. Mas se não for tratada a tempo, será grave e pode ser fatal.

Insuficiência Renal Aguda

Insuficiência Renal Aguda

Insuficiência Renal Crônica

Neste caso, há uma perda progressiva na função renal. Vem acontecendo aos poucos, a cada ano, muitas vezes só se percebe o problema quando já está muito grave. A hemodiálise é indicada nos casos em que a insuficiência renal crônica chega a atingir cerca de 85% dos rins.

Insuficiência Renal Crônica

Insuficiência Renal Crônica

Cuidados Com Os Rins

O rim é um órgão essencial, como já está claro neste momento para você. Por isso é ideal cuidar da saúde renal durante toda a vida. Normalmente as complicações nos rins aparecem com uma idade avançada, mas são resultado de uma vida toda de cuidados. Por isso, para garantir que você tenha sempre rins saudáveis você deve tomar alguns cuidados com a saúde.

  • Não consuma muito sal.
  • Beba, no mínimo, 2 litros de água pura por dia – de preferência ao longo do dia
  • Não fume
  • Mantenha o peso ideal
  • Pratique atividades físicas, intercalando em treinamento de força e exercícios cardiovasculares
  • Controle a pressão arterial e a diabetes
  • Vá ao médico regularmente para avaliar a função renal
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *